Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Geográfica (Online) |
Texto Completo: | http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/7264 |
Resumo: | As discussões sobre o ensino de geografia são amplas e esse texto abordou o conceito de paisagem enquanto fundamento científico relacionado com o livro didático na escola. O artigo busca compreender o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e, especificamente do conceito de paisagem, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina/Piauí além de discorrer sobre o ensino de Geografia e o conceito de paisagem, nos Anos Iniciais, bem como observar as concepções de ensino de Geografia e de paisagem presentes no livro didático do referido componente curricular. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica além de uma análise do livro didático de Geografia, do “terceiro ano”, da coleção “Aprender Juntos”, da autora Leda Leonardo da Silva e que é adotado na Rede Municipal de Ensino, acima citada. Como aporte teórico foram estudados autores que são referências no campo do ensino de Geografia e do ensino de Geografia nos anos Iniciais. Como resultados foram verificados a importância do conceito de paisagem para o ensino de geografia bem como a necessidade de estudar o conceito nos anos iniciais a partir do livro do didático. Concluiu-se que A aprendizagem significativa dos conceitos geográficos possibilita a formação de cidadãos críticos, aptos a atuar na sociedade em constante transformação especialmente o conceito de paisagem estudado nos anos iniciais na escola. |
id |
UFRR-3_0e3a4c4324a18280ef25059e183800c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/7264 |
network_acronym_str |
UFRR-3 |
network_name_str |
Acta Geográfica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didáticoEnsino de GeografiaAnos IniciaisPaisagemLivro didáticoAs discussões sobre o ensino de geografia são amplas e esse texto abordou o conceito de paisagem enquanto fundamento científico relacionado com o livro didático na escola. O artigo busca compreender o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e, especificamente do conceito de paisagem, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina/Piauí além de discorrer sobre o ensino de Geografia e o conceito de paisagem, nos Anos Iniciais, bem como observar as concepções de ensino de Geografia e de paisagem presentes no livro didático do referido componente curricular. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica além de uma análise do livro didático de Geografia, do “terceiro ano”, da coleção “Aprender Juntos”, da autora Leda Leonardo da Silva e que é adotado na Rede Municipal de Ensino, acima citada. Como aporte teórico foram estudados autores que são referências no campo do ensino de Geografia e do ensino de Geografia nos anos Iniciais. Como resultados foram verificados a importância do conceito de paisagem para o ensino de geografia bem como a necessidade de estudar o conceito nos anos iniciais a partir do livro do didático. Concluiu-se que A aprendizagem significativa dos conceitos geográficos possibilita a formação de cidadãos críticos, aptos a atuar na sociedade em constante transformação especialmente o conceito de paisagem estudado nos anos iniciais na escola.Universidade Federal de Roraima2022-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/7264ACTA GEOGRÁFICA; v. 16 n. 40 (2022): Jan./Abr. (2022); 28 - 462177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/7264/3527Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues e Silva, Francisca Djalma PereiraAraujo, Raimundo Lenilde de2022-10-07T12:57:06Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/7264Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-10-07T12:57:06Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático |
title |
Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático |
spellingShingle |
Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático Rodrigues e Silva, Francisca Djalma Pereira Ensino de Geografia Anos Iniciais Paisagem Livro didático |
title_short |
Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático |
title_full |
Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático |
title_fullStr |
Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático |
title_full_unstemmed |
Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático |
title_sort |
Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático |
author |
Rodrigues e Silva, Francisca Djalma Pereira |
author_facet |
Rodrigues e Silva, Francisca Djalma Pereira Araujo, Raimundo Lenilde de |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Raimundo Lenilde de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues e Silva, Francisca Djalma Pereira Araujo, Raimundo Lenilde de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Anos Iniciais Paisagem Livro didático |
topic |
Ensino de Geografia Anos Iniciais Paisagem Livro didático |
description |
As discussões sobre o ensino de geografia são amplas e esse texto abordou o conceito de paisagem enquanto fundamento científico relacionado com o livro didático na escola. O artigo busca compreender o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e, especificamente do conceito de paisagem, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina/Piauí além de discorrer sobre o ensino de Geografia e o conceito de paisagem, nos Anos Iniciais, bem como observar as concepções de ensino de Geografia e de paisagem presentes no livro didático do referido componente curricular. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica além de uma análise do livro didático de Geografia, do “terceiro ano”, da coleção “Aprender Juntos”, da autora Leda Leonardo da Silva e que é adotado na Rede Municipal de Ensino, acima citada. Como aporte teórico foram estudados autores que são referências no campo do ensino de Geografia e do ensino de Geografia nos anos Iniciais. Como resultados foram verificados a importância do conceito de paisagem para o ensino de geografia bem como a necessidade de estudar o conceito nos anos iniciais a partir do livro do didático. Concluiu-se que A aprendizagem significativa dos conceitos geográficos possibilita a formação de cidadãos críticos, aptos a atuar na sociedade em constante transformação especialmente o conceito de paisagem estudado nos anos iniciais na escola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/7264 |
url |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/7264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/7264/3527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTA GEOGRÁFICA; v. 16 n. 40 (2022): Jan./Abr. (2022); 28 - 46 2177-4307 1980-5772 reponame:Acta Geográfica (Online) instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Acta Geográfica (Online) |
collection |
Acta Geográfica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com |
_version_ |
1799769937645928448 |