Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues e Silva, Francisca Djalma Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araujo, Raimundo Lenilde de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/7264
Resumo: As discussões sobre o ensino de geografia são amplas e esse texto abordou o conceito de paisagem enquanto fundamento científico relacionado com o livro didático na escola. O artigo busca compreender o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e, especificamente do conceito de paisagem, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina/Piauí além de discorrer sobre o ensino de Geografia e o conceito de paisagem, nos Anos Iniciais, bem como observar as concepções de ensino de Geografia e de paisagem presentes no livro didático do referido componente curricular. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica além de uma análise do livro didático de Geografia, do “terceiro ano”, da coleção “Aprender Juntos”, da autora Leda Leonardo da Silva e que é adotado na Rede Municipal de Ensino, acima citada. Como aporte teórico foram estudados autores que são referências no campo do ensino de Geografia e do ensino de Geografia nos anos Iniciais. Como resultados foram verificados a importância do conceito de paisagem para o ensino de geografia bem como a necessidade de estudar o conceito nos anos iniciais a partir do livro do didático. Concluiu-se que A aprendizagem significativa dos conceitos geográficos possibilita a formação de cidadãos críticos, aptos a atuar na sociedade em constante transformação especialmente o conceito de paisagem estudado nos anos iniciais na escola.
id UFRR-3_0e3a4c4324a18280ef25059e183800c6
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/7264
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didáticoEnsino de GeografiaAnos IniciaisPaisagemLivro didáticoAs discussões sobre o ensino de geografia são amplas e esse texto abordou o conceito de paisagem enquanto fundamento científico relacionado com o livro didático na escola. O artigo busca compreender o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e, especificamente do conceito de paisagem, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina/Piauí além de discorrer sobre o ensino de Geografia e o conceito de paisagem, nos Anos Iniciais, bem como observar as concepções de ensino de Geografia e de paisagem presentes no livro didático do referido componente curricular. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica além de uma análise do livro didático de Geografia, do “terceiro ano”, da coleção “Aprender Juntos”, da autora Leda Leonardo da Silva e que é adotado na Rede Municipal de Ensino, acima citada. Como aporte teórico foram estudados autores que são referências no campo do ensino de Geografia e do ensino de Geografia nos anos Iniciais. Como resultados foram verificados a importância do conceito de paisagem para o ensino de geografia bem como a necessidade de estudar o conceito nos anos iniciais a partir do livro do didático. Concluiu-se que A aprendizagem significativa dos conceitos geográficos possibilita a formação de cidadãos críticos, aptos a atuar na sociedade em constante transformação especialmente o conceito de paisagem estudado nos anos iniciais na escola.Universidade Federal de Roraima2022-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/7264ACTA GEOGRÁFICA; v. 16 n. 40 (2022): Jan./Abr. (2022); 28 - 462177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/7264/3527Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues e Silva, Francisca Djalma PereiraAraujo, Raimundo Lenilde de2022-10-07T12:57:06Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/7264Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-10-07T12:57:06Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático
title Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático
spellingShingle Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático
Rodrigues e Silva, Francisca Djalma Pereira
Ensino de Geografia
Anos Iniciais
Paisagem
Livro didático
title_short Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático
title_full Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático
title_fullStr Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático
title_full_unstemmed Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático
title_sort Ensino de geografia, conceito de paisagem e o livro didático
author Rodrigues e Silva, Francisca Djalma Pereira
author_facet Rodrigues e Silva, Francisca Djalma Pereira
Araujo, Raimundo Lenilde de
author_role author
author2 Araujo, Raimundo Lenilde de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues e Silva, Francisca Djalma Pereira
Araujo, Raimundo Lenilde de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Anos Iniciais
Paisagem
Livro didático
topic Ensino de Geografia
Anos Iniciais
Paisagem
Livro didático
description As discussões sobre o ensino de geografia são amplas e esse texto abordou o conceito de paisagem enquanto fundamento científico relacionado com o livro didático na escola. O artigo busca compreender o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e, especificamente do conceito de paisagem, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da Rede Municipal de Ensino de Teresina/Piauí além de discorrer sobre o ensino de Geografia e o conceito de paisagem, nos Anos Iniciais, bem como observar as concepções de ensino de Geografia e de paisagem presentes no livro didático do referido componente curricular. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica além de uma análise do livro didático de Geografia, do “terceiro ano”, da coleção “Aprender Juntos”, da autora Leda Leonardo da Silva e que é adotado na Rede Municipal de Ensino, acima citada. Como aporte teórico foram estudados autores que são referências no campo do ensino de Geografia e do ensino de Geografia nos anos Iniciais. Como resultados foram verificados a importância do conceito de paisagem para o ensino de geografia bem como a necessidade de estudar o conceito nos anos iniciais a partir do livro do didático. Concluiu-se que A aprendizagem significativa dos conceitos geográficos possibilita a formação de cidadãos críticos, aptos a atuar na sociedade em constante transformação especialmente o conceito de paisagem estudado nos anos iniciais na escola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/7264
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/7264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/7264/3527
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; v. 16 n. 40 (2022): Jan./Abr. (2022); 28 - 46
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1799769937645928448