Influência dos vídeos digitais no desempenho acadêmico : um quase-experimento com alunos de Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Carolina da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6098
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Claudio Marques
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spelling Influência dos vídeos digitais no desempenho acadêmico : um quase-experimento com alunos de Ciências ContábeisAlunos de Ensino SuperiorNovas tecnologias - EducaçãoTecnologia educacional657.044Ciências Sociais AplicadasCiências ContábeisOrientador: Prof. Dr. Claudio MarquesDissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: A inserção de tecnologia no ensino representa um caminho que pode contribuir com novas metodologias educacionais, sendo vista como suporte aos modelos pedagógicos tradicionais, que ajudam a atender aos anseios dessa nova geração de nativos digitais, ou também tida como Geração Z. Tendo isso em vista, o presente estudo teve como objetivo explorar o uso da tecnologia de vídeos digitais no Edpuzzle, usando os smartphones dos discentes como condutor dessa tecnologia, para isso, estabeleceram-se, como variáveis dependentes, a análise sobre o Desempenho, Percepção de aprendizagem e Satisfação quanto ao uso dos vídeos no Edpuzzle. Foi realizado um quase-experimento com os alunos que cursavam as disciplinas de Contabilidade Geral I, Contabilidade Orçamentária e Governamental, Análise das Demonstrações Contábeis e Perícia Contábil, vinculadas ao curso presencial de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública Estadual. A pesquisa foi realizada a partir de uma seleção que destinava dois grupos por disciplina (Experimental e Controle), tendo, como amostra total, a participação de 164 estudantes, sendo o quase-experimento conduzido entre os meses de outubro a dezembro de 2019. Todas as turmas tiveram, no total, dois encontros, iniciando-se pelo pré-teste, que consiste na realização de uma prova pelo modelo tradicional (papel e caneta), na qual se buscou verificar o conhecimento prévio do aluno sobre o conteúdo. Posteriormente, após decorridas uma ou duas semanas, o pós-teste foi conduzido, realizandose a mesma prova, sendo que, nessa etapa, o grupo experimental realizou o teste com o auxílio do vídeo no aplicativo Edpuzzle, já o grupo controle manteve a condução da prova pelo método tradicional (papel e caneta). Também foram aplicadas questões que indagavam sobre a percepção de aprendizagem e satisfação com o uso dos vídeos no Edpuzzle. Por meio do teste T-Student, identificou-se que não houve diferenças entre as notas do pré-teste e pós-teste de todas as disciplinas, já os dados da amostra de Perícia Contábil violaram os pressuposto da normalidade, sendo usado o Teste U de Mann-Whitney Wilcoxon, no qual também não se identificou diferenças entre as notas. Foram analisadas, de forma adicional, as médias pósteste/pós-teste para os dois grupos, sendo identificadas diferenças significativas para a turma de Análise das Demonstrações Contábeis do grupo de controle por meio do teste T-Student, e replicada para as demais disciplinas, nas quais não foram identificadas diferenças entre as notas. O teste T-Student também demonstrou que não houve diferenças significativas entre as médias obtidas no pré-teste e pós-teste conduzido para ambos os grupos, controle e experimental, sendo que o mesmo resultado foi verificado no cruzamento entre as médias das notas. Complementarmente, verificaram-se os percentuais de percepção e satisfação obtidos na escala Likert de 5 pontos, sendo possível observar, de forma geral, que houve uma alta concordância quanto à percepção de aprendizagem e à satisfação em usar os vídeos no Edpuzzle, apresentando percentuais acima de 50%. Dessa forma, constata-se que o uso dos vídeos no Edpuzzle não aumentou a performance acadêmica, porém a tecnologia foi bem aceita, do ponto de vista da percepção e satisfação discente.ABSTRACT: The insertion of technology in education represents a path that can contribute with new educational methodologies, being seen as support for traditional pedagogical models, which help to meet the desires of this new generation of digital natives, or also known as Z Generation. Bearing this in mind, the present study aimed to explore the use of digital video technology in Edpuzzle, using the students' smartphones as the driver of this technology. For this purpose, it has been established as dependent variables the analysis on Performance, Perception of learning and Satisfaction regarding the use of videos in Edpuzzle. A quasi-experiment was carried out with students taking the subjects of General Accounting I, Budgetary and Governmental Accounting, Analysis of Accounting Statements and Accounting Expertise, linked to the faceto-face course in Accounting Sciences at a Public State University. The research was carried out based on a selection that destined two groups per discipline (Experimental and Control), with a total sample of 164 students, and being conducted between October and December 2019. All classes had a total of two meetings, starting with the pre-test, consisting of taking a test using the traditional model (paper and pen) in which they sought to verify the student's prior knowledge of the content. Subsequently, after one or two weeks, the post-test was conducted with the same test. In this stage the experimental group performed the test with the aid of the video in the Edpuzzle application, whereas the control group maintained the conduct of the test by the traditional method (paper and pen). Questions were also applied that asked about the perception of learning and satisfaction with the use of videos in Edpuzzle. Through the TStudent test, it was identified that there were no differences between the pre-test and post-test scores of all subjects, on the other hand the data from the Accounting Expertise sample violated the assumptions of normality, using the U Test Mann-Whitney Wilcoxon, it also did not identify differences between the notes. The post-test / post-test averages for the two groups were further analyzed, with significant differences being identified for the Analysis of Accounting Statements control group using the T-Student test, and replicated for the other subjects, in which no differences were identified between the notes. The T-Student test also demonstrated that there were no significant differences between the averages obtained in the pre-test and post-test conducted for both control and experimental groups, the same result was verified in the crossing between the averages of the grades. In addition, the percentages of perception and satisfaction obtained on the 5-point Likert scale were verified, making it possible to observe in general, that there was a high agreement regarding the perception of learning and satisfaction in using the videos in Edpuzzle, presenting percentages above 50%. Thus, it appears that the use of videos in Edpuzzle did not increase the academic performance, however the technology was well accepted, from the point of view of the students’ perception and satisfaction.131 f. : il. (algumas col.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de Ciências ContábeisPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisMaringá, PRCentro de Ciências Sociais AplicadasMarques, ClaudioNogueira, Daniel RamosAbbas, KatiaCosta, Ana Carolina da2022-05-25T18:52:30Z2022-05-25T18:52:30Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Ana Carolina da. Influência dos vídeos digitais no desempenho acadêmico: um quase-experimento com alunos de Ciências Contábeis. 2020. 131 f. Dissertação (mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6098. Acesso em: 27 maio 2022.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6098info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2022-05-27T19:00:20Zoai:localhost:1/6098Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:37.846550Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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