O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Eliane Josefa Barbosa dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6323
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi
id UEM-10_aaa7d8b102326c3e0dc6fc60df7d41ad
oai_identifier_str oai:localhost:1/6323
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação FísicaFormação docente - Educação físicaPolítica educacional378.12Ciências da SaúdeEducação FísicaOrientadora: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa RinaldiTese (doutoradovem Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019RESUMO: A presente tese teve por objetivo geral investigar os efeitos da participação no Programa Institucional com Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, na formação inicial de professores de Educação Física, sob a ótica dos que por ele passaram. Para isso, elencamos quatro etapas a cumprir, sendo a primeira, apresentar um panorama das produções científicas sobre o PIBID em Educação Física, a partir de uma revisão sistemática; a segunda, em identificar a distribuição de subprojetos do PIBID em Educação Física no estado do Paraná; a terceira, verificar, por meio de um estudo de caso, as contribuições do PIBID, na formação inicial dos licenciandos e egressos de um projeto em Educação Física de uma universidade situada no noroeste do Paraná e, por fim, investigar junto aos coordenadores do projeto de Educação Física e egressos atuantes na educação básica, sobre os efeitos da participação no PIBID na formação inicial e na ação docente. O desenvolvimento deste estudo respaldou-se na análise dos referenciais da pesquisa e nos dados, levantados por meio de questionário e entrevistas. Como principais resultados, destacam-se: evidências de que a participação no PIBID proporciona aos egressos de Educação Física aprendizados relevantes para ser professor, especialmente porque articula (com recursos financeiros, humano e pedagógico) a escola, a universidade, os professores em situação de trabalho e os acadêmicos em processo de formação, quando inter-relaciona a teoria e a prática. Destaca-se o modelo estrutural do Programa, que mantém o bolsista em contato permanente com a realidade, assegurando mais impactos positivos ao ingressar na carreira docente. Percebemos o PIBID impactando na escola e no ensino básico e estes provocando o ensino superior e o referido programa, no que diz respeito ao processo de formação inicial, em uma correlação oportuna e relevante para a educação brasileira. Sugere-se, ao final deste estudo, que a participação de estudantes estagiários em programas como o PIBID, fortalece a construção identitária e profissional do futuro professor de Educação física para atuar na educação básicaABSTRACT: The present thesis had the general objective to investigate the results of the research in the Institutional Program with the Initiation Scholarship - PIBID in the initial formation of Physical Education teachers from the perspective of those who passed through it. In order to do this, we set out four steps to be followed, the first one presenting an overview of the scientific productions about PIBID in Physical Education from a systematic review; he second to identify the distribution of PIBID subprojects in Physical Education in the state of Paraná; the third to verify, through a case study, the contributions of the PIBID, in the initial training of teachers and graduates of a project in Physical Education of a university located in the northwest of Paraná; finally, to investigate with the coordinators of the Physical Education project and graduates working in basic education on the effects of participation in PIBID in the initial formation and in the teaching activity. The development of this study was supported by the analysis of the research references and the data collected through a questionnaire and interviews. The main results are: evidence that participation in the PIBID gives the graduates of Physical Education relevant learning to be a teacher especially because it articulates (with financial, human and pedagogical resources) the school, the university, the teachers in work situation and the students in the process of formation when it interrelates theory and practice. It highlights the structural model of the Program that keeps the scholarship holder in permanent contact with reality, assuring more positive impacts when entering the teaching career. In summary, we perceive the PIBID impacting on the school and basic education and these, provoking higher education and the said program, in a timely and relevant correlation for the Brazilian education. t is suggested at the end of this study that the participation of trainee students in programs such as PIBID, strengthens the identity and professional construction of the future Physical Education teacher to work in basic education144 f. : il. (algumas col.).Universidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeBarbosa-Rinaldi, Ieda ParraNagashima, Lucila AkikoSouza, Vânia de Fátima Matias deBoth, JorgeHerold Junior, CarlosReis, Eliane Josefa Barbosa dos2022-01-25T17:02:31Z2022-01-25T17:02:31Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfREIS, Eliane Josefa Barbosa dos. O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física. 2019. 144 f. Tese (doutoradovem Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6323info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-08-14T15:45:40Zoai:localhost:1/6323Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:18.377329Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física
title O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física
spellingShingle O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física
Reis, Eliane Josefa Barbosa dos
Formação docente - Educação física
Política educacional
378.12
Ciências da Saúde
Educação Física
title_short O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física
title_full O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física
title_fullStr O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física
title_full_unstemmed O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física
title_sort O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física
author Reis, Eliane Josefa Barbosa dos
author_facet Reis, Eliane Josefa Barbosa dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Nagashima, Lucila Akiko
Souza, Vânia de Fátima Matias de
Both, Jorge
Herold Junior, Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Eliane Josefa Barbosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente - Educação física
Política educacional
378.12
Ciências da Saúde
Educação Física
topic Formação docente - Educação física
Política educacional
378.12
Ciências da Saúde
Educação Física
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-01-25T17:02:31Z
2022-01-25T17:02:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Eliane Josefa Barbosa dos. O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física. 2019. 144 f. Tese (doutoradovem Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6323
identifier_str_mv REIS, Eliane Josefa Barbosa dos. O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física. 2019. 144 f. Tese (doutoradovem Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258685779017728