O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6323 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi |
id |
UEM-10_aaa7d8b102326c3e0dc6fc60df7d41ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/6323 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação FísicaFormação docente - Educação físicaPolítica educacional378.12Ciências da SaúdeEducação FísicaOrientadora: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa RinaldiTese (doutoradovem Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019RESUMO: A presente tese teve por objetivo geral investigar os efeitos da participação no Programa Institucional com Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, na formação inicial de professores de Educação Física, sob a ótica dos que por ele passaram. Para isso, elencamos quatro etapas a cumprir, sendo a primeira, apresentar um panorama das produções científicas sobre o PIBID em Educação Física, a partir de uma revisão sistemática; a segunda, em identificar a distribuição de subprojetos do PIBID em Educação Física no estado do Paraná; a terceira, verificar, por meio de um estudo de caso, as contribuições do PIBID, na formação inicial dos licenciandos e egressos de um projeto em Educação Física de uma universidade situada no noroeste do Paraná e, por fim, investigar junto aos coordenadores do projeto de Educação Física e egressos atuantes na educação básica, sobre os efeitos da participação no PIBID na formação inicial e na ação docente. O desenvolvimento deste estudo respaldou-se na análise dos referenciais da pesquisa e nos dados, levantados por meio de questionário e entrevistas. Como principais resultados, destacam-se: evidências de que a participação no PIBID proporciona aos egressos de Educação Física aprendizados relevantes para ser professor, especialmente porque articula (com recursos financeiros, humano e pedagógico) a escola, a universidade, os professores em situação de trabalho e os acadêmicos em processo de formação, quando inter-relaciona a teoria e a prática. Destaca-se o modelo estrutural do Programa, que mantém o bolsista em contato permanente com a realidade, assegurando mais impactos positivos ao ingressar na carreira docente. Percebemos o PIBID impactando na escola e no ensino básico e estes provocando o ensino superior e o referido programa, no que diz respeito ao processo de formação inicial, em uma correlação oportuna e relevante para a educação brasileira. Sugere-se, ao final deste estudo, que a participação de estudantes estagiários em programas como o PIBID, fortalece a construção identitária e profissional do futuro professor de Educação física para atuar na educação básicaABSTRACT: The present thesis had the general objective to investigate the results of the research in the Institutional Program with the Initiation Scholarship - PIBID in the initial formation of Physical Education teachers from the perspective of those who passed through it. In order to do this, we set out four steps to be followed, the first one presenting an overview of the scientific productions about PIBID in Physical Education from a systematic review; he second to identify the distribution of PIBID subprojects in Physical Education in the state of Paraná; the third to verify, through a case study, the contributions of the PIBID, in the initial training of teachers and graduates of a project in Physical Education of a university located in the northwest of Paraná; finally, to investigate with the coordinators of the Physical Education project and graduates working in basic education on the effects of participation in PIBID in the initial formation and in the teaching activity. The development of this study was supported by the analysis of the research references and the data collected through a questionnaire and interviews. The main results are: evidence that participation in the PIBID gives the graduates of Physical Education relevant learning to be a teacher especially because it articulates (with financial, human and pedagogical resources) the school, the university, the teachers in work situation and the students in the process of formation when it interrelates theory and practice. It highlights the structural model of the Program that keeps the scholarship holder in permanent contact with reality, assuring more positive impacts when entering the teaching career. In summary, we perceive the PIBID impacting on the school and basic education and these, provoking higher education and the said program, in a timely and relevant correlation for the Brazilian education. t is suggested at the end of this study that the participation of trainee students in programs such as PIBID, strengthens the identity and professional construction of the future Physical Education teacher to work in basic education144 f. : il. (algumas col.).Universidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeBarbosa-Rinaldi, Ieda ParraNagashima, Lucila AkikoSouza, Vânia de Fátima Matias deBoth, JorgeHerold Junior, CarlosReis, Eliane Josefa Barbosa dos2022-01-25T17:02:31Z2022-01-25T17:02:31Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfREIS, Eliane Josefa Barbosa dos. O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física. 2019. 144 f. Tese (doutoradovem Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6323info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-08-14T15:45:40Zoai:localhost:1/6323Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:18.377329Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física |
title |
O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física |
spellingShingle |
O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física Reis, Eliane Josefa Barbosa dos Formação docente - Educação física Política educacional 378.12 Ciências da Saúde Educação Física |
title_short |
O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física |
title_full |
O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física |
title_fullStr |
O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física |
title_full_unstemmed |
O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física |
title_sort |
O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física |
author |
Reis, Eliane Josefa Barbosa dos |
author_facet |
Reis, Eliane Josefa Barbosa dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra Nagashima, Lucila Akiko Souza, Vânia de Fátima Matias de Both, Jorge Herold Junior, Carlos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Eliane Josefa Barbosa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente - Educação física Política educacional 378.12 Ciências da Saúde Educação Física |
topic |
Formação docente - Educação física Política educacional 378.12 Ciências da Saúde Educação Física |
description |
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-01-25T17:02:31Z 2022-01-25T17:02:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REIS, Eliane Josefa Barbosa dos. O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física. 2019. 144 f. Tese (doutoradovem Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019, Maringá, PR. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6323 |
identifier_str_mv |
REIS, Eliane Josefa Barbosa dos. O PIBID e seus desdobramentos para a formação inicial de professores de Educação Física. 2019. 144 f. Tese (doutoradovem Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2019, Maringá, PR. |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Londrina Departamento de Educação Física Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL Maringá, PR Centro de Ciências da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Londrina Departamento de Educação Física Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL Maringá, PR Centro de Ciências da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258685779017728 |