Formação inicial para docência : relações entre estágio supervisionado, universidade e escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5723 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira |
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Formação inicial para docência : relações entre estágio supervisionado, universidade e escolaProfessores universitários - Formação - ParanáDocênciaEstágio curricular supervisionado - ParanáFormação docente - Paraná378.12Ciências da SaúdeEducação FísicaOrientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de OliveiraDissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2013Resumo: O objetivo desta pesquisa foi mapear a estrutura e o desenvolvimento do estágio curricular supervisionado em cursos de licenciatura de uma IES pública do Norte do Paraná e sua relação com a futura atuação profissional. Utilizou-se a metodologia do tipo descritiva de característica qualitativa. Os cursos de licenciatura integrantes da pesquisa são Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa), História e Pedagogia. O total de sujeitos foi de 142, dos quais 130 eram estagiários, seis eram coordenadores de estágio e seis professores supervisores. Os instrumentos para a coleta de dados se prenderam à entrevista semiestruturada e a um questionário com questões fechadas e abertas. Os dados foram tratados a partir da análise estatística descritiva e por meio da metodologia análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, apesar de não haver um padrão a ser seguido por todas as licenciaturas no que diz respeito à organização do estágio, há aproximações entre a percepção dos sujeitos no que se refere aos seguintes aspectos: a necessidade de maior relação entre as disciplinas do curso e as exigências de sala de aula; a importância do acompanhamento e visitas dos orientadores às escolas; o entendimento de que o estágio contribui para a formação docente, mas que ainda falta maior preparação dos discentes para enfrentar a realidade escolar; o domínio de conteúdo como foco da avaliação dos professores supervisores e a elaboração do plano de aula para os orientadores; a falta de tempo para os orientadores supervisionarem todos os estagiários; e a necessidade de maior auxílio dos orientadores quanto à escolha e organização dos conteúdos a serem trabalhados nas regências. Já os distanciamentos entre as respostas referem-se aos seguintes aspectos: a periodicidade das visitas às escolas realizadas pelos orientadores; a visão dos discentes sobre as disciplinas que mais os ajudaram nas ações no estágio; os motivos pelos quais os professores supervisores apreciam ou não receber estagiários em suas turmas; e a forma de avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado. Percebe-se que algumas dificuldades são comuns entre todas as licenciaturas pesquisadas, e incluem: o baixo número de professores disponível nos departamentos para orientar estagiários; a falta de tempo para o acompanhamento das ações; o distanciamento entre universidade e a escola; a falta de comprometimento de alguns discentes para com sua formação; a avaliação reduzida dos planos de aula; e o excesso de trabalho dos coordenadores, professores supervisores e orientadores, o que dificulta o acompanhamento profícuo dos estágios. Por fim, entende-se que seja necessário organizar momentos específicos que envolvam coordenadores de estágio, orientadores, professores supervisores e estagiários, favorecendo a preparação para a futura atuação docenteAbstract: The aim of this research was to map the structure and development of supervised curricular internship in a public university in Northern Paraná, and its relationship to future professional performance. We used the methodology of a descriptive qualitative characteristic. The undergraduate members of the research are, Biological Sciences, Physical Education, Geography, Literature (Portuguese and Literature), History and Pedagogy. The total number of subjects was 142, with 130 intern, 6 internship coordinators and 6 supervisors teachers. The instruments for data collection was semistructured interview and questionnaire with closed-ended and open-ended questions. The data were processed from the descriptive statistical analysis and through the methodology of content analysis. Data were tabulated and further analyzed and interpreted with the use of basic statistics and content analysis. The results showed that, although there is a standard being followed by all degrees with respect to the organization of internship, there are similarities between subjects’ perceptions with regard to the need for larger subjects relationship between the course and the demands of the classroom, the importance of monitoring and guiding of visits to schools; understanding that supervised curricular internship contributes to teacher training, but they still lack the most preparation of students for school face reality; mastery of content and focus the evaluation of teachers and supervisors preparing the lesson plan for the coordinators and the lack of time for the supervisors supervise all interns and the need for greater aid of guiding the choice and organization of content to be worked in regencies. Since the distances between the responses refer to frequency of visits to schools, made by advisors, student' s views on the subjects that most helped to the actions on internship, the reasons why teachers do not appreciate or supervisors receive interns in their classes, and how to evaluate the Supervised Curricular Internship discipline. It is noticed that some difficulties are common among all graduates surveyed, and include the low number of teachers available to guide interns in departments, lack of time for follow-up actions, the gap between university and school, the lack of commitment some students towards their education; strictly bureaucratic assessment of lesson plans, and the extra work of coordinators, teachers and counselors working in the school, making it difficult to follow efficiently the internship. Finally, it is understood that it is necessary to organize specific moments involving internship coordinators, counselors, teachers, supervisors and interns, encouraging preparation for future teaching performanceOliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria, 1963-Lara, Larissa Michelle, 1973-Universidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaCentro de Ciências da SaúdeDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELBisconsini, Camila Rinaldi2020-02-12T15:45:55Z2020-02-12T15:45:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 f. : il. (algumas color.).application/pdfBISCONSINI, Camila Rinaldi. Formação inicial para docência: relações entre estágio supervisionado, universidade e escola. 2013. 161 f. Dissertação (mestrado em Educação Física)--Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2013, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5723info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2020-02-12T15:50:09Zoai:localhost:1/5723Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:50.438816Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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