Memórias do contato : os indígenas Paiter Suruí e o avanço da fronteira econômica
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
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Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Angelo Aparecido Priori |
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Memórias do contato : os indígenas Paiter Suruí e o avanço da fronteira econômicaIndígenasFronteiraDitadura militar - BrasilPaiter Suruí - Índios - Brasil980.41Ciências HumanasHistóriaOrientador: Prof. Dr. Angelo Aparecido PrioriTese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2020O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de contato, que ocorreu no ano de 1969, em Rondônia, da etnia Paiter Suruí com a sociedade envolvente, por meio de dois olhares, um sob a perspectiva não-indígena e outro utilizando a visão dos próprios Paiter Suruí. Por um lado, foram utilizadas fontes históricas não-indígenas coletadas a partir de uma análise bibliográfica e das memórias dos não-indígenas que viveram o momento do contato. Por outro lado, para decifrar o olhar Paiter Suruí, utilizou-se como fonte principal as memórias dos anciãos, que narraram em primeira pessoa os fatos vivenciados por eles – tanto em entrevistas realizadas na pesquisa de campo como em memórias transcritas em formato físico – e os trabalhos acadêmicos produzidos pelos próprios Paiter Suruí. Não se trata de confrontar a perspectiva nãoindígena com a perspectiva indígena sobre o contato dos Paiter Suruí com a sociedade de fronteira da época da ditadura militar (1964-1985), em Rondônia. Ao contrário, a finalidade foi resgatar as duas visões para se aproximar de um relato histórico inclusivo em que se destaquem os seres humanos normais e cotidianos como protagonistas da História. O resultado foi a constatação de que os dois grupos possuem visões muito diferentes sobre o mesmo fato, o que contribui para comprovar a tese de que a utilização de fontes históricas produzidas pelos próprios indígenas pode tornar o relato histórico, seja de História local, nacional e/ou universal, mais inclusivo. Foi evidenciada, portanto, a necessidade de repensar as representações do passado para incluir de forma igualitária as percepções não-ocidentais, como a indígena, na História, em maiúscula. A inclusão de outros saberes históricos próprios das sociedades indígenas no relato histórico tem como resultado a construção de uma História mais próxima da realidade de todos os agentes históricos participantes. Essa inclusão torna a História mais humanizada e próxima do ser humano comum, fugindo da elitização e a glorificação dos agentes históricos.The present work aims to analyze the contact process, which occurred in 1969 in Rondônia, between the Paiter Suruí and the surrounding society, through two views, one from a non-indigenous perspective and the other using the view of the Paiter Suruí themselves. On the one hand, non-indigenous historical sources were used, collected from a bibliographic analysis and the memories of non-indigenous people who experienced the moment of contact. On the other hand, to decipher the Paiter Suruí view, the main memories of the elders who narrated in first person the facts experienced by them were used, both in interviews conducted in the field research and in memories transcribed in physical format, and the works students produced by the Paiter Suruí themselves. It is not a question of confronting the non-indigenous perspective with the indigenous perspective on this contact of the Paiter Suruí into the frontier society of the time of the military dictatorship (1964-1985) in Rondônia. On the contrary, the purpose was to rescue the two visions in order to approach an inclusive historical account in which normal and everyday human beings stand out as protagonists of history. The result was the realization that the two groups have very different views on the same fact, which contributes to proving the thesis that the use of historical sources produced by the indigenous themselves can make the historical report, be it of local, national and / or universal, more inclusive. It was evident, therefore, the need to rethink representations of the past in order to include non-Western perceptions, such as the indigenous one, in history. The inclusion of other historical knowledge typical of indigenous societies in the historical report methodology, results in the construction of a history closer to the reality of all participating historical agents. This inclusion makes history more humanized and closer to the ordinary human being, avoiding elitism and the glorification of historical agents.303 f. : il. (algumas color.), figs.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de HistóriaPrograma de Pós-Graduação em HistóriaMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPriori, Angelo Aparecido, 1964-Ruiz-Peinado Alonso, José LuisNovak, Éder da SilvaBrunelo, Leandro, 1981-Castro Netto, David Antonio deRomero, Zeus Moreno2022-10-04T21:31:45Z2022-10-04T21:31:45Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROMERO, Zeus Moreno. Memórias do contato: os indígenas Paiter Suruí e o avanço da fronteira econômica. 2020. 303 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6064info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-10-25T20:33:56Zoai:localhost:1/6064Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:49.527806Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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