Protótipo de ensino de letramento midiático : as tecnologias da informação e comunicação na produção do gênero reportagem no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Patrícia Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6219
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Annie Rose dos Santos
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spelling Protótipo de ensino de letramento midiático : as tecnologias da informação e comunicação na produção do gênero reportagem no ensino fundamentalLetramentoTecnologia da informação e comunicação (TIC)Multiletramento372.6Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientadora: Prof.ª Dr.ª Annie Rose dos SantosDissertação (mestrado profissional em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2020RESUMO: As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (BRASIL, 2013) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019) apontam que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) devem permear o currículo formal, no qual precisa constar as diretrizes e ações do processo da educação e o currículo real, aquele efetivamente praticado em sala de aula em diversas áreas, principalmente em linguagens. As TIC expandiram os letramentos e originaram novos desafios para a educação, como motivar as gerações Y, Z e Alpha que se encontram nos bancos escolares e no mundo do trabalho. O objetivo geral desta pesquisa é levar os alunos do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Campo Joana D’Arc – E.F.M. a compreender a importância do letramento midiático em sua vida cotidiana por meio da produção de reportagem multimídia. Preferimos trabalhar com os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Campo Joana D’Arc, porque muitos já estão imersos nas redes sociais, sem o acompanhamento dos pais e/ou responsáveis, com possibilidades de propagar notícias falsas, cometer infrações por falta de conhecimento das questões jurídicas, sociais envolvidas nesses atos e as dimensões que alcançam. O escopo teórico são os estudos de Aumont (1993), Buckingham (2010) e Fimon (2013), para os quais a era digital modificou vários aspectos cognitivos e sociais dos sujeitos, inclusive a forma como aprendem, produzem e convivem em sociedade, levando à redefinição do papel dos professores ante as tecnologias digitais, uma vez que a maioria dos educandos tem acesso às mídias digitais, mas não à compreensão crítica dessas mídias. A fundamentação teórica em que alicerçamos esta pesquisa é Rojo (2009; 2012; 2013), Barbosa (2015), Dudeney, Hockly e Pegrun (2016), Fimon (2013) e Brasil (2013) ao afirmarem que o acesso aos multiletramentos e às mídias digitais é um direito que deve ser garantido aos educandos, caso contrário serão marginalizados, pois além da alfabetização, os multiletramentos são requisitos para vivermos na atual sociedade. O gênero discursivo trabalhado neste estudo é a reportagem multimídia, pois permite a utilização das diversas mídias com um viés crítico e contribui para a conscientização social dos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental relativa à cidadania, conjunto de direitos e deveres previstos na Constituição Federativa do Brasil de 1988, temáticas inseridas no currículo escolar. Utilizamos a pesquisa-ação para repensar nossa práxis em sala de aula, porque segundo Gil (2012) e Thiollent (1986), constitui um dos meios para alcançar resultados socialmente mais relevantes. As metodologias empregadas são leitura de diversos textos que remetem ao processo da construção da reportagem, interpretação e compreensão de entrevistas produzidas por estudantes, apresentação e produção das etapas da reportagem multimídia, definição do assunto, pauta, entrevista, gravação e edição. Os resultados indicam que, se trabalharmos o multiletramento com os estudantes, poderemos contribuir para a diminuição na produção e compartilhamento de notícias falsas e outras infrações e crimes, porque os alunos se mostraram mais críticos diante das produções midiáticas, questionando se não houve alterações em seus conteúdos, visto que perceberam na prática o quanto é fácil editar para se obter dado resultado. Também perceberam que as edições que eles mesmos fizeram na reportagem multimídia não alteraram o conteúdo, pois não houve inclusão ou cortes substanciais nas falas das pessoas entrevistadas, apenas para retirar pausas grandes, ou risos e junção de trechos de entrevistas que discorriam sobre o mesmo tópico.ABSTRACT: The Curricular Guidelines for Basic Education (BRAZIL, 2013) point out that Information and Communication Technologies (ICT) need to permeate the formal curriculum, which should include the guidelines and actions of the education process and the real curriculum, the one effectively practiced in classroom in several areas, mainly in languages. ICT expanded literacies and created new challenges for education, such as motivating generations Y, Z and Alpha who are in school banks and in the world of work. The general objective of this research is to take the students of the ninth year of Elementary School of the Colégio Estadual do Campo Joana D’Arc - E.F.M. to understand the importance of media literacy in their daily life through the production of multimedia reporting. We prefer to work with students in the ninth grade of Elementary School at the Colégio Estadual do Campo Joana D'Arc, because many are already immersed in social networks, without the accompaniment of parents and / or guardians, with the possibility of spreading false news, committing infractions for lack of knowledge of the legal, social issues involved in these acts and the dimensions they reach. The theoretical scope is the studies of Aumont (1993), Buckingham (2010) and Fimon (2013), for which the digital age has modified several cognitive and social aspects of the subjects, including the way they learn, produce and live in society, leading redefining the role of teachers in the face of digital technologies, since most students have access to digital media, but not a critical understanding of these media. The theoretical foundation on which we base this research is Rojo (2009, 2012, 2013), Rojo; Barbosa (2015), Dudeney; Hockly and Pegrun (2016), Fimon (2013); Brasil (2013), when stating that access to Multiliteracies and digital media is a right that must be guaranteed to students, otherwise they will be marginalized, because in addition to literacy, Multiliteracies are requirements to live in today's society. The discursive genre worked in this study is multimedia reporting, as it allows the use of various media with a critical bias and contributes to the social awareness of Elementary School students regarding citizenship, set of rights and duties, provided for in the Federative Constitution of Brazil of 1988, themes included in the school curriculum. We use action research to rethink our praxis in the classroom, because according to Gil (2012), Thiollent (1986), it is one of the means to achieve more socially relevant results. The methodology employed is the reading of several texts that refer to the process of construction of the report, interpretation and understanding of interviews produced by students, presentation and production of the stages of the multimedia reporting, definition of the subject, question, interview, recording and editing. The results indicate that, if we work with multiliteracy with students, we can contribute to a decrease in the production and sharing of false news and other infractions and crimes, as students were more critical, in the face of various media productions, questioning whether there were any changes in their content, because they realized in practice how easy it is to edit to obtain a certain result. They also realized that the editions that they themselves made in the multimedia report did not change the content, as there was no inclusion or substantial cuts in the speeches of the people interviewed, just to remove long pauses, or laughter and joining excerpts from interviews, which discussed the same topic.102 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de Língua PortuguesaPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesSantos, Annie Rose dosGreco, Eliana AlvesOliveira, Neil Armstrong Franco deRomero, Patrícia Lopes2021-11-09T16:25:54Z2021-11-09T16:25:54Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROMERO, Patrícia Lopes. Protótipo de ensino de letramento midiático: as tecnologias da informação e comunicação na produção do gênero reportagem no ensino fundamental. 2020. 102 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6219. Acesso em: 9 nov. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6219info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-11-09T16:36:17Zoai:localhost:1/6219Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:13.029721Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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