Protótipo didático : Chapeuzinho Vermelho e os multiletramentos literários no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crepaldi, Nilza Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6828
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Annie Rose dos Santos.
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spelling Protótipo didático : Chapeuzinho Vermelho e os multiletramentos literários no ensino fundamental IILeituraLetramento digitalLeitura - Ensino fundamental372.4Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientadora: Prof.ª Dr.ª Annie Rose dos Santos.Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018.A leitura literária é uma forma de combater o empoderamento que se instituiu em torno da linguagem impressa/escrita, propiciando ao aluno de diferentes esferas sociais o direito à expressão nas mais variadas formas de manifestação linguística. Possibilita ainda ao estudante construir sua própria identidade, buscar valores e referências e aprender a lidar com a vida mediante a discussão e a reflexão das múltiplas situações oferecidas pela ficção. Mas, com o advento da cibercultura, a leitura ganha um sentido mais universal e se torna mais aberta, dinâmica, polifônica, interativa e dialética, reconfigurando o papel do leitor e do autor. Diante desse quadro, pensou-se em levar para o contexto escolar do ensino fundamental II uma proposta de leitura literária produzida e implementada por meio de um protótipo didático com o conto de fadas Chapeuzinho Vermelho (1697), de Charles Perrault, em diálogo com outros gêneros discursivos, a fim de possibilitar ao aluno ser sujeito no processo, apresentar suas ideias e aprender a lidar com o seu cotidiano. Para isso, a mediação ocorreu em um processo híbrido, com aulas presenciais e virtuais, unindo a oralidade, o texto impresso e o digital via aplicativo do Google denominado Sala de Aula do Google. O trabalho constituiu-se em uma pesquisa-ação na área da Linguística Aplicada, de natureza qualitativa e interpretativista, no campo da formação de professores, norteada pelos pressupostos enunciativo-discursivos de abordagem sócio histórica do Círculo de estudos bakhtinianos e respaldadas pelas concepções de multiletramentos de Rojo (2000; 2009; 2012; 2013; 2014; 2015; 2017), estudos sobre semiótica de Santaella (1998; 2004; 2007; 2013), pesquisas sobre leitura e navegação online de Coscarelli (2009; 2012; 2016) e metodologias de ensino da leitura de Solé (1998) e de Cosson (2014). O material didático destinou-se a alunos de sexto e sétimo ano de uma Sala de Apoio da rede pública de ensino paranaense, cujo escopo principal foi promover os multiletramentos na escola, destacando a importância de introduzir recursos virtuais para o ensino cognitivo da leitura literária. No que concernem aos resultados da aplicação, a pesquisa possibilitou que se articulasse novas alternativas didáticas para a leitura na escola via exploração da multimodalidade da linguagem com recursos da web, de modo que a professora/pesquisadora se transformasse em produtora de conhecimento e compreendesse o seu papel de curadora, orientadora e colaboradora da aprendizagem, conscientizando-se de que se tem muito a aprender em um contexto sociocultural em contínua transformação e também da necessidade de mudanças no currículo escolar. Em relação aos alunos, verificou-se que atenderam à proposta, exercitando a navegação online, compreendendo e respondendo ativa e criticamente ao processo de leitura e refletindo a sua realidade.Literary reading is a way of combating the empowerment that has been established around printed / written language, giving the student of different social spheres the right to expression in the most varied forms of linguistic expression. It also enables students to build their own identity, search for values and references and learn how to deal with life through discussion and reflection about the multiple situations offered by fiction. But with the advent of cyberculture, reading gains a more universal meaning and becomes more open, dynamic, polyphonic, interactive and dialectical, reconfiguring the role of the reader and the author. In view of this picture, it was thought to bring to the context of elementary school II a proposal of literary reading produced and implemented by means of a didactic prototype with the fairy tale Little Red Riding Hood (1697), by Charles Perrault, in dialogue with other discursive genres in order to enable the student to be a subject in the process, present his/her ideas and learn how to deal with his/her daily life. To do this, our mediation happened in a hybrid process, with classroom and virtual classes, joining oral communication, printed text and digital ones via Google application called Google Classroom. The work consisted of an action research in the field of Applied Linguistics, of a qualitative and interpretative nature, in the field of teacher training, guided by the declarative-discursive assumptions of socio-historical approach of the studies of the Bakhtin Circle and supported by the conceptions of multiliteracies of Rojo (2000; 2009; 2012; 2013; 2014; 2015; 2017), studies on semiotics of Santaella (1998; 2004; 2007; 2013), research on online reading and navigation of Coscarelli (2009; 2012; 2016) and methodologies for teaching reading from Solé (1998) and Cosson (2014). The didactic material was designed for sixth and seventh year students of a Support Room of the public education network of Paraná, which main purpose was to promote multiliteracy at school, highlighting the importance of introducing virtual resources for the cognitive teaching of literary reading. Regarding the results of the application, the research made it possible to articulate new didactic alternatives for reading in the school through exploration of the multimodality of the language with web resources, this way, the teacher / researcher became a producer of knowledge and understood her role of curator, guide and collaborator of learning, realizing that there is much to learn in a socio-cultural context in continuous transformation and also that changes in the school curriculum are necessary. In relation to the students, it was verified that they attended the proposal, exercising online navigation, understanding and responding actively and critically to the reading process and reflecting about their reality.185 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáDepartamento de Língua PortuguesaPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesSantos, Annie Rose dosGreco, Eliana AlvesPaixão, Sérgio Vale daCrepaldi, Nilza Pereira2022-09-19T20:36:34Z2022-09-19T20:36:34Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCREPALDI, Nilza Pereira. Protótipo didático: Chapeuzinho Vermelho e os multiletramentos literários no ensino fundamental II. 2018. 185 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2018., Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6828info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-10-25T18:06:48Zoai:localhost:1/6828Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:45.941323Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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