Práticas de letramento de adolescentes em escola pública de ensino médio e a leitura de textos ficcionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagani, Jackson José
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7054
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mirian Hisae Yaegashi Zappone
id UEM-10_600aabc98f774863c86a11d2c441a238
oai_identifier_str oai:localhost:1/7054
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Práticas de letramento de adolescentes em escola pública de ensino médio e a leitura de textos ficcionaisLetramento ficcionalLeituraLiteraturaEnsino médio418.4Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mirian Hisae Yaegashi ZapponeDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2017Muito embora a leitura de textos, e, em especial, de textos literários, seja mais frequentemente realizada em espaços escolares, ela não está restrita a estes, de modo que indivíduos fora dos bancos da escola também podem se apropriar de textos literários. Ao mesmo tempo, os leitores da escola podem, também, ler textos que não façam parte dos repertórios escolares. Esses fatos evidenciam que a leitura se desenvolve como prática plural e dependente de contextos e objetivos diversos que os leitores podem destinar a ela. No entanto, embora a leitura abarque diversas práticas de uso da escrita, em diferentes contextos, para diferentes objetivos, os estudos sobre leitura enfocam de forma mais evidente as práticas escolares de leitura, deixando de atentar para os usos da leitura, sobretudo no caso de textos ficcionais, realizada pelos indivíduos fora do ambiente escolar. Partindo do pressuposto de que as leituras não escolares estejam frequentemente presentes na vida de estudantes, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento das práticas de leitura de textos ficcionais, ou seja, do letramento ficcional de adolescentes em situação de carência econômica de uma escola pública, localizada na cidade de Mandaguaçu, interior do Estado do Paraná. A pesquisa partiu da hipótese de que, muito embora haja uma pré-concepção de que os jovens, e, sobretudo, os jovens em carência social, não sejam leitores, talvez seus letramentos apontem para a existência de leituras outras que não coincidam com as esperadas ou autorizadas pela agência escolar. O trabalho utilizou como base teórica os estudos de Roxane Rojo (2012), Magda Soares (2001), Roger Chartier (2001), Umberto Eco (1994), Brien Vincent Street (2014), Angela Kleiman (1995), Michael Certeau (1994), dentre outros que discutem questões relacionadas tanto ao letramento quanto, particularmente, à leitura. A pesquisa caracterizou-se como básica, por objetivar descrever uma realidade, mas sem o objetivo de apresentar uma aplicação concreta de seus achados. A metodologia utilizada foi quantitativa, uma vez que se valeu de dados objetivos, recolhidos por meio de questionário semiestrututurado, e qualitativa, uma vez que propõe uma análise interpretativa para os dados recolhidos. O questionário foi aplicado a alunos concluintes do ensino médio dos períodos matutino, vespertino e noturno. A análise do material coletado permitiu verificar como os alunos desenvolvem suas práticas e preferências de leitura, assim como avaliar como esse grupo pesquisado se relaciona com os textos de ficção e literatura. A pesquisa demonstrou que os jovens participantes da pesquisa possuem uma rotina de leitura, que conhecem diferentes textos, autores e que mantêm vínculo de acesso às mídias digitais. Porém, quando se trata de leituras direcionadas ou exigidas pela escola, existe resistência de aceitação, pois consideram esses textos impositivos e não atrativosLa lecture de textes, spécialement de textes littéraires, est plus fréquemment réalisée dans les écoles, pourtant elle n'est pas y restreinte, c'est-à-dire que des individus de la société en général peuvent eux aussi s'en approprier. En même temps, les étudiants peuvent aussi lire des textes qui ne sont pas sur les listes proposées par les écoles. Ces faits montrent que la lecture se développe comme pratique plurielle et dépendante de contextes et objectifs variés que les lecteurs peuvent lui destiner. Toutefois, même si la lecture va à diverses pratiques d'usage de l'écriture, dans des contextes différents, à des fins différentes, les études sur la lecture mettent l'accent sur les pratiques scolaires de lecture, en ne faisant pas assez d'attention aux usages de la lecture, surtout dans le cas de textes de fiction, réalisée par les individus à l'extérieur de l'environnement scolaire. Dans l'hypothèse où les lectures non scolaires sont souvent présents dans la vie des jeunes étudiants, ce travail a eu comme objectif de mener une enquête sur les pratiques de lecture de textes de fiction, à savoir, de l'alphabétisation par rapport les textes de fiction auprès des adolescents en situation de pénurie économique d'une école publique, située dans la ville de Mandaguaçu, l'état du Paraná. La recherche a commencé à partir de l'hypothèse suivante: malgré le fait qu'il y ait une idée préconçue que les jeunes, et notamment les jeunes de pénurie sociale, ne soyent pas des lecteurs, peut-être leur alphabétisation soulignent l'existence d'autres lectures qui ne coïncident pas avec celles attendues ou autorisées par l'école. Le travail a utilisé comme base théorique les études de Roxane Rojo (2012), Magda Soares (2001), Roger Chartier (2001), Umberto Eco (1994), Brien Vincent Street (2014), Angela Kleiman (1995), Michael Certeau (1994), et d'autres qui traitent de questions liées à l'alphabétisation et, en particulier, à la lecture. La recherche a été caractérisée comme élémentaire, visant décrire une réalité, mais sans le but de présenter une application pratique de ses constatations. La méthodologie utilisée est quantitative, puisqu'on a utilisé des données objectives, recueillies à partir des résultats d'un questionnaire semi-structuré, et qualitative, vu que l'on propose une analyse interprétative des données recueillies. Les questions ont été appliquées aux étudiants de la dernière année du secondaire appartenants aux groupes du matin, de l'après-midi et du soir. L'analyse du matériel recueilli a montré comment les étudiants développent leurs pratiques et préférences de lecture, mais elle a aussi permis d'évaluer comment ce groupe recherché se rapporte aux textes de fiction et de littérature. La recherche a démontré que les jeunes participants à l'enquête ont une routine de lecture, connaissent des textes et auteurs variés tout en gardant le lien d'accès aux médias numériques. Cependant, quand il s'agit de lectures proposées ou exigées par l'école, les élèves ont des difficultés à les accepter, car ils considèrent ces textes comme autoritaires et fastidieuxZappone, Mirian Hisae YaegashiLibanori, Evely VâniaMolina, Adão AparecidoUniversidade Estadual de MaringáCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesPrograma de Pós-Graduação em LetrasPagani, Jackson José2023-02-01T21:14:18Z2023-02-01T21:14:18Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 f. : il. (algumas col.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7054porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-01T21:14:18Zoai:localhost:1/7054Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:58.334199Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de letramento de adolescentes em escola pública de ensino médio e a leitura de textos ficcionais
title Práticas de letramento de adolescentes em escola pública de ensino médio e a leitura de textos ficcionais
spellingShingle Práticas de letramento de adolescentes em escola pública de ensino médio e a leitura de textos ficcionais
Pagani, Jackson José
Letramento ficcional
Leitura
Literatura
Ensino médio
418.4
title_short Práticas de letramento de adolescentes em escola pública de ensino médio e a leitura de textos ficcionais
title_full Práticas de letramento de adolescentes em escola pública de ensino médio e a leitura de textos ficcionais
title_fullStr Práticas de letramento de adolescentes em escola pública de ensino médio e a leitura de textos ficcionais
title_full_unstemmed Práticas de letramento de adolescentes em escola pública de ensino médio e a leitura de textos ficcionais
title_sort Práticas de letramento de adolescentes em escola pública de ensino médio e a leitura de textos ficcionais
author Pagani, Jackson José
author_facet Pagani, Jackson José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zappone, Mirian Hisae Yaegashi
Libanori, Evely Vânia
Molina, Adão Aparecido
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagani, Jackson José
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento ficcional
Leitura
Literatura
Ensino médio
418.4
topic Letramento ficcional
Leitura
Literatura
Ensino médio
418.4
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Mirian Hisae Yaegashi Zappone
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2023-02-01T21:14:18Z
2023-02-01T21:14:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7054
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f. : il. (algumas col.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841444082679808