Mediação e processo de aquisição do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª. Dr.ª. Maria Terezinha Bellanda Galuch |
id |
UEM-10_ee9ba5d913bd5ca68c55971d959f7f0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/6140 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação e processo de aquisição do conhecimentoEducação de jovens e adultosAprendizagemFormação humana374Ciências HumanasEducaçãoOrientadora: Prof.ª. Dr.ª. Maria Terezinha Bellanda GaluchDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2007RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo investigar como o ensino organizado e desenvolvido no âmbito escolar pode se constituir em situações que promovam a aprendizagem de conteúdos que se transformem em elementos mediadores do pensamento dos estudantes, ou seja, como o ensino pode ser promotor do desenvolvimento. Para a sua execução, foram realizados estudos bibliográficos e observações de vinte horas/aula, cujo conteúdo trabalho foi reprodução humana, em uma sala multisseriada de Educação de Jovens e Adultos da 1a à 4a série do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Paraná. Os dados foram analisados tomando-se como referência a Teoria Histórico- Cultural, abordagem segundo a qual a aprendizagem adequadamente organizada leva ao desenvolvimento das capacidades complexas do pensamento, e a mediação se refere, tanto aos instrumentos, como aos signos e às relações que o sujeito estabelece com os outros. Portanto, mediação é um fator preponderante nos processos de ensino e aprendizagem. As análises apontam que o ensino sistematizado de conceitos científicos concorre para a formação que ultrapassa o caráter meramente adaptativo, quando os estudantes, ao tomarem consciência dos conceitos, tornam-se capazes de pensar e agir com elesABSTRACT: Current research involves school-organized teaching and investigates whether it promotes content learning that transforms itself in mediating factors of thought in the students. Research discusses the manner teaching is a promoter of development. Bibliographical studies and 20-hour class observations were undertaken on human reproduction in a multi-series class with young people and adults of the first grades of the primary school in a government school in the state of Paraná, Brazil. Data were analyzed according to the Historical and Cultural Theory. This approach provides that properly organized Learning Leads towards development of the complex abilities of thought, while mediation comprises tools, signs and relationships that the subject maintains with the others. Mediation is therefore an important factor in teaching and learning processes. Analysis shows that the systemized teaching of scientific concepts Leads towards a training that goes beyond the merely adaptive stage when students, aware of the concepts, are able to think and act accordingly185 f. : il., figs.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesGaluch, Maria Terezinha Bellanda, 1967-Silva, Fabiany de Cássia TavaresGoulart, Aurea Maria Paes LemeSforni, Marta Sueli de FariaMiranda, Paula Roberta2021-02-23T14:04:43Z2021-02-23T14:04:43Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMIRANDA, Paula Roberta. Mediação e processo de aquisição do conhecimento. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2007, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140. Acesso em: 23 fev. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-02-23T14:18:55Zoai:localhost:1/6140Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:10.627860Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação e processo de aquisição do conhecimento |
title |
Mediação e processo de aquisição do conhecimento |
spellingShingle |
Mediação e processo de aquisição do conhecimento Miranda, Paula Roberta Educação de jovens e adultos Aprendizagem Formação humana 374 Ciências Humanas Educação |
title_short |
Mediação e processo de aquisição do conhecimento |
title_full |
Mediação e processo de aquisição do conhecimento |
title_fullStr |
Mediação e processo de aquisição do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Mediação e processo de aquisição do conhecimento |
title_sort |
Mediação e processo de aquisição do conhecimento |
author |
Miranda, Paula Roberta |
author_facet |
Miranda, Paula Roberta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galuch, Maria Terezinha Bellanda, 1967- Silva, Fabiany de Cássia Tavares Goulart, Aurea Maria Paes Leme Sforni, Marta Sueli de Faria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Paula Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Aprendizagem Formação humana 374 Ciências Humanas Educação |
topic |
Educação de jovens e adultos Aprendizagem Formação humana 374 Ciências Humanas Educação |
description |
Orientadora: Prof.ª. Dr.ª. Maria Terezinha Bellanda Galuch |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2021-02-23T14:04:43Z 2021-02-23T14:04:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRANDA, Paula Roberta. Mediação e processo de aquisição do conhecimento. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2007, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140. Acesso em: 23 fev. 2021. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Paula Roberta. Mediação e processo de aquisição do conhecimento. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2007, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140. Acesso em: 23 fev. 2021. |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Educação Maringá, PR Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Educação Maringá, PR Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258684703178752 |