Mediação e processo de aquisição do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Paula Roberta
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140
Resumo: Orientadora: Prof.ª. Dr.ª. Maria Terezinha Bellanda Galuch
id UEM-10_ee9ba5d913bd5ca68c55971d959f7f0a
oai_identifier_str oai:localhost:1/6140
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Mediação e processo de aquisição do conhecimentoEducação de jovens e adultosAprendizagemFormação humana374Ciências HumanasEducaçãoOrientadora: Prof.ª. Dr.ª. Maria Terezinha Bellanda GaluchDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2007RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo investigar como o ensino organizado e desenvolvido no âmbito escolar pode se constituir em situações que promovam a aprendizagem de conteúdos que se transformem em elementos mediadores do pensamento dos estudantes, ou seja, como o ensino pode ser promotor do desenvolvimento. Para a sua execução, foram realizados estudos bibliográficos e observações de vinte horas/aula, cujo conteúdo trabalho foi reprodução humana, em uma sala multisseriada de Educação de Jovens e Adultos da 1a à 4a série do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Paraná. Os dados foram analisados tomando-se como referência a Teoria Histórico- Cultural, abordagem segundo a qual a aprendizagem adequadamente organizada leva ao desenvolvimento das capacidades complexas do pensamento, e a mediação se refere, tanto aos instrumentos, como aos signos e às relações que o sujeito estabelece com os outros. Portanto, mediação é um fator preponderante nos processos de ensino e aprendizagem. As análises apontam que o ensino sistematizado de conceitos científicos concorre para a formação que ultrapassa o caráter meramente adaptativo, quando os estudantes, ao tomarem consciência dos conceitos, tornam-se capazes de pensar e agir com elesABSTRACT: Current research involves school-organized teaching and investigates whether it promotes content learning that transforms itself in mediating factors of thought in the students. Research discusses the manner teaching is a promoter of development. Bibliographical studies and 20-hour class observations were undertaken on human reproduction in a multi-series class with young people and adults of the first grades of the primary school in a government school in the state of Paraná, Brazil. Data were analyzed according to the Historical and Cultural Theory. This approach provides that properly organized Learning Leads towards development of the complex abilities of thought, while mediation comprises tools, signs and relationships that the subject maintains with the others. Mediation is therefore an important factor in teaching and learning processes. Analysis shows that the systemized teaching of scientific concepts Leads towards a training that goes beyond the merely adaptive stage when students, aware of the concepts, are able to think and act accordingly185 f. : il., figs.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesGaluch, Maria Terezinha Bellanda, 1967-Silva, Fabiany de Cássia TavaresGoulart, Aurea Maria Paes LemeSforni, Marta Sueli de FariaMiranda, Paula Roberta2021-02-23T14:04:43Z2021-02-23T14:04:43Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMIRANDA, Paula Roberta. Mediação e processo de aquisição do conhecimento. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2007, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140. Acesso em: 23 fev. 2021.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-02-23T14:18:55Zoai:localhost:1/6140Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:10.627860Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação e processo de aquisição do conhecimento
title Mediação e processo de aquisição do conhecimento
spellingShingle Mediação e processo de aquisição do conhecimento
Miranda, Paula Roberta
Educação de jovens e adultos
Aprendizagem
Formação humana
374
Ciências Humanas
Educação
title_short Mediação e processo de aquisição do conhecimento
title_full Mediação e processo de aquisição do conhecimento
title_fullStr Mediação e processo de aquisição do conhecimento
title_full_unstemmed Mediação e processo de aquisição do conhecimento
title_sort Mediação e processo de aquisição do conhecimento
author Miranda, Paula Roberta
author_facet Miranda, Paula Roberta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galuch, Maria Terezinha Bellanda, 1967-
Silva, Fabiany de Cássia Tavares
Goulart, Aurea Maria Paes Leme
Sforni, Marta Sueli de Faria
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Paula Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Aprendizagem
Formação humana
374
Ciências Humanas
Educação
topic Educação de jovens e adultos
Aprendizagem
Formação humana
374
Ciências Humanas
Educação
description Orientadora: Prof.ª. Dr.ª. Maria Terezinha Bellanda Galuch
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2021-02-23T14:04:43Z
2021-02-23T14:04:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Paula Roberta. Mediação e processo de aquisição do conhecimento. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2007, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140. Acesso em: 23 fev. 2021.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140
identifier_str_mv MIRANDA, Paula Roberta. Mediação e processo de aquisição do conhecimento. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2007, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140. Acesso em: 23 fev. 2021.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258684703178752