Animais peçonhentos e educação ambiental : um quiz interativo para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7675 |
Resumo: | Orientador: Profª. Drª. Marli Schmitt Zanella |
id |
UEM-10_fece6717bb087eff2604230cba4399ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/7675 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Animais peçonhentos e educação ambiental : um quiz interativo para o ensino médioEducação ambiental - Ensino médioAnimais peçonhentosJogos educativos507OutrosCiênciasOrientador: Profª. Drª. Marli Schmitt ZanellaDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021RESUMO: A conservação da biodiversidade é um fator fundamental para que seja assegurada a diversidade dos seres vivos. É preciso que sejam realizadas ações efetivas que possam minimizar a perda da biodiversidade, promovendo a recuperação dos ecossistemas. Entre os animais perseguidos e pouco compreendidos pela sociedade estão os peçonhentos, essenciais para o equilíbrio ambiental e a manutenção da biodiversidade. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo identificar que percepções estudantes do Ensino Médio mobilizam em relação aos animais peçonhentos. Esta pesquisa traz uma abordagem sobre os animais peçonhentos mais conhecidos como: serpentes, escorpiões e aranhas. Participaram da pesquisa quatorze estudantes de Ensino Médio de um colégio profissionalizante do noroeste do Paraná. Esta pesquisa faz parte do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática – GPECMA. O método utilizado para análise dos dados foi Análise Textual Discursiva, que permitiu identificar tais percepções e a partir desses dados elaborou-se um banco de perguntas e curiosidades sobre o tema, o qual forneceu subsídios para a produção de um jogo educacional em formato de Quiz Interativo, intitulado "Conhecendo os Animais Peçonhentos", em que foram abordados conceitos para estimular atitudes conservacionistas nos participantes sobre esses animais. Como resultado foi possível observar que existe medo e incompreensão associada aos animais peçonhentos. O Quiz está disponível, de forma gratuita, na loja de aplicativos Play Store em formato Android e também disponibilizado um link para download compatível com Android, em plataformas e repositórios on-line de produtos educacionais.ABSTRACT: The conservation of biodiversity is a fundamental factor to ensure the diversity of living beings. It is necessary that effective actions are taken to minimize the loss of biodiversity, promoting the recovery of ecosystems. Among the animals that are persecuted and little understood by society are poisonous animals, which are essential for the environmental balance and the maintenance of biodiversity. In this sense, this work aimed to identify what perceptions high school students mobilize in relation to venomous animals. This research brings an approach about the most known poisonous animals such as snakes, scorpions, and spiders. Fourteen high school students from a professional college in the northwest of Paraná participated in the research. This research is part of the Research Group for Science and Mathematics Teaching - GPECMA. The method used for data analysis was Textual Discourse Analysis, which allowed the identification of these perceptions and, based on this data, a bank of questions and curiosities about the theme was created, which provided subsidies for the production of an educational game in the format of an Interactive Quiz, called "Learning about venomous animals", in which concepts were addressed to stimulate conservationist attitudes in the participants about these animals. As a result, it was possible to observe that there is fear and misunderstanding associated with poisonous animals. The Quiz is available for free on the Play Store app store in Android format, and a link is also available for download compatible with Android on platforms and online repositories of educational products.45, 32 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)GoioerêCentro de Ciências ExatasZanella, Marli SchmittOrtêncio Filho, Henrique, 1977-Duarte, Gisele Silva Costa, 1984-Caramanico, Maria Neide de Oliveira2024-08-08T18:56:52Z2024-08-08T18:56:52Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARAMANICO, Maria Neide de Oliveira. Animais peçonhentos e educação ambiental: um quiz interativo para o ensino médio. 2021. 45, 32 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Goioerê.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7675info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-08-08T19:06:49Zoai:localhost:1/7675Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-08-08T19:06:49Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Animais peçonhentos e educação ambiental : um quiz interativo para o ensino médio |
title |
Animais peçonhentos e educação ambiental : um quiz interativo para o ensino médio |
spellingShingle |
Animais peçonhentos e educação ambiental : um quiz interativo para o ensino médio Caramanico, Maria Neide de Oliveira Educação ambiental - Ensino médio Animais peçonhentos Jogos educativos 507 Outros Ciências |
title_short |
Animais peçonhentos e educação ambiental : um quiz interativo para o ensino médio |
title_full |
Animais peçonhentos e educação ambiental : um quiz interativo para o ensino médio |
title_fullStr |
Animais peçonhentos e educação ambiental : um quiz interativo para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Animais peçonhentos e educação ambiental : um quiz interativo para o ensino médio |
title_sort |
Animais peçonhentos e educação ambiental : um quiz interativo para o ensino médio |
author |
Caramanico, Maria Neide de Oliveira |
author_facet |
Caramanico, Maria Neide de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanella, Marli Schmitt Ortêncio Filho, Henrique, 1977- Duarte, Gisele Silva Costa, 1984- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caramanico, Maria Neide de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental - Ensino médio Animais peçonhentos Jogos educativos 507 Outros Ciências |
topic |
Educação ambiental - Ensino médio Animais peçonhentos Jogos educativos 507 Outros Ciências |
description |
Orientador: Profª. Drª. Marli Schmitt Zanella |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2024-08-08T18:56:52Z 2024-08-08T18:56:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARAMANICO, Maria Neide de Oliveira. Animais peçonhentos e educação ambiental: um quiz interativo para o ensino médio. 2021. 45, 32 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Goioerê. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7675 |
identifier_str_mv |
CARAMANICO, Maria Neide de Oliveira. Animais peçonhentos e educação ambiental: um quiz interativo para o ensino médio. 2021. 45, 32 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Goioerê. |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB) Goioerê Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB) Goioerê Centro de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258626915106816 |