Educação e inclusão: um panorama histórico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/22796 |
Resumo: | Os dados dos últimos censos indicam avanços nas matrículas de alunos especiais nas classes comuns;pesquisas apresentam, no entanto, divergências quanto à efetividade da política nacional de educaçãoinclusiva. Com base no pressuposto da escolarização para o processo de humanização, o texto apresenta umpanorama histórico acerca da educação de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ealtas habilidades/superdotação, as quais constituem o que atualmente é considerado o público-alvo doatendimento educacional especializado. A análise das possibilidades educacionais historicamente delineadaspara as pessoas com necessidades especiais é essencial para o enfrentamento do desafio de avançar para alémdas questões normativas e efetivar uma escola promotora de aprendizagem e desenvolvimento para todos osalunos. |
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