A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas Pina, Maria Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marques, Micheline Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45593
Resumo: Este artigo analisa o lugar que a disciplina História ocupa no currículo do curso técnico de Informática, Ensino Médio Integrado, do CETEP de Vitória da Conquista, entreos anos de 2006 e 2012. A análise dos diários de classe, das matrizes curriculares e uma entrevista semiestruturada foram as fontes para compreender o espaço ocupado pela História no EMI. Esses documentos foram analisados qualitativamente e ancorados no materialismo histórico dialético, compreendido, principalmente, a partir, das obras de Ivor Goodson e Michael Apple. Verificou-se que a disciplina História não responde às demandas da Educação Profissional, ministrando um conhecimento geral, cronológico, sem relação com o trabalho, e que as mudanças ocorridas nas matrizes curriculares resultaram de arranjos organizacionais, revelando também disputas disciplinares por espaço e permanência; A análise documental sinalizou que a História ainda não conseguiu estabelecer uma relação contextualizada e significativa com esse currículo.
id UEM-11_10eb257d1db743a365f0cb78192f724b
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45593
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012)CurrículoHistóriaEnsino Médio IntegradoCurrículo de HistóriaEste artigo analisa o lugar que a disciplina História ocupa no currículo do curso técnico de Informática, Ensino Médio Integrado, do CETEP de Vitória da Conquista, entreos anos de 2006 e 2012. A análise dos diários de classe, das matrizes curriculares e uma entrevista semiestruturada foram as fontes para compreender o espaço ocupado pela História no EMI. Esses documentos foram analisados qualitativamente e ancorados no materialismo histórico dialético, compreendido, principalmente, a partir, das obras de Ivor Goodson e Michael Apple. Verificou-se que a disciplina História não responde às demandas da Educação Profissional, ministrando um conhecimento geral, cronológico, sem relação com o trabalho, e que as mudanças ocorridas nas matrizes curriculares resultaram de arranjos organizacionais, revelando também disputas disciplinares por espaço e permanência; A análise documental sinalizou que a História ainda não conseguiu estabelecer uma relação contextualizada e significativa com esse currículo.Universidade Estadual de Maringá2018-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de Peesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4559310.4025/tpe.v21i3.45593Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 3 (2018); 67-812237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45593/pdfDantas Pina, Maria CristinaMarques, Micheline Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:43:15Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45593Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:38.488912Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012)
title A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012)
spellingShingle A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012)
Dantas Pina, Maria Cristina
Currículo
História
Ensino Médio Integrado
Currículo de História
title_short A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012)
title_full A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012)
title_fullStr A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012)
title_full_unstemmed A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012)
title_sort A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012)
author Dantas Pina, Maria Cristina
author_facet Dantas Pina, Maria Cristina
Marques, Micheline Alves
author_role author
author2 Marques, Micheline Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas Pina, Maria Cristina
Marques, Micheline Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
História
Ensino Médio Integrado
Currículo de História
topic Currículo
História
Ensino Médio Integrado
Currículo de História
description Este artigo analisa o lugar que a disciplina História ocupa no currículo do curso técnico de Informática, Ensino Médio Integrado, do CETEP de Vitória da Conquista, entreos anos de 2006 e 2012. A análise dos diários de classe, das matrizes curriculares e uma entrevista semiestruturada foram as fontes para compreender o espaço ocupado pela História no EMI. Esses documentos foram analisados qualitativamente e ancorados no materialismo histórico dialético, compreendido, principalmente, a partir, das obras de Ivor Goodson e Michael Apple. Verificou-se que a disciplina História não responde às demandas da Educação Profissional, ministrando um conhecimento geral, cronológico, sem relação com o trabalho, e que as mudanças ocorridas nas matrizes curriculares resultaram de arranjos organizacionais, revelando também disputas disciplinares por espaço e permanência; A análise documental sinalizou que a História ainda não conseguiu estabelecer uma relação contextualizada e significativa com esse currículo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Relato de Peesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45593
10.4025/tpe.v21i3.45593
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45593
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v21i3.45593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45593/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 3 (2018); 67-81
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157790244864