A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45593 |
Resumo: | Este artigo analisa o lugar que a disciplina História ocupa no currículo do curso técnico de Informática, Ensino Médio Integrado, do CETEP de Vitória da Conquista, entreos anos de 2006 e 2012. A análise dos diários de classe, das matrizes curriculares e uma entrevista semiestruturada foram as fontes para compreender o espaço ocupado pela História no EMI. Esses documentos foram analisados qualitativamente e ancorados no materialismo histórico dialético, compreendido, principalmente, a partir, das obras de Ivor Goodson e Michael Apple. Verificou-se que a disciplina História não responde às demandas da Educação Profissional, ministrando um conhecimento geral, cronológico, sem relação com o trabalho, e que as mudanças ocorridas nas matrizes curriculares resultaram de arranjos organizacionais, revelando também disputas disciplinares por espaço e permanência; A análise documental sinalizou que a História ainda não conseguiu estabelecer uma relação contextualizada e significativa com esse currículo. |
id |
UEM-11_10eb257d1db743a365f0cb78192f724b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45593 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012)CurrículoHistóriaEnsino Médio IntegradoCurrículo de HistóriaEste artigo analisa o lugar que a disciplina História ocupa no currículo do curso técnico de Informática, Ensino Médio Integrado, do CETEP de Vitória da Conquista, entreos anos de 2006 e 2012. A análise dos diários de classe, das matrizes curriculares e uma entrevista semiestruturada foram as fontes para compreender o espaço ocupado pela História no EMI. Esses documentos foram analisados qualitativamente e ancorados no materialismo histórico dialético, compreendido, principalmente, a partir, das obras de Ivor Goodson e Michael Apple. Verificou-se que a disciplina História não responde às demandas da Educação Profissional, ministrando um conhecimento geral, cronológico, sem relação com o trabalho, e que as mudanças ocorridas nas matrizes curriculares resultaram de arranjos organizacionais, revelando também disputas disciplinares por espaço e permanência; A análise documental sinalizou que a História ainda não conseguiu estabelecer uma relação contextualizada e significativa com esse currículo.Universidade Estadual de Maringá2018-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de Peesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4559310.4025/tpe.v21i3.45593Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 3 (2018); 67-812237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45593/pdfDantas Pina, Maria CristinaMarques, Micheline Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:43:15Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45593Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:38.488912Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012) |
title |
A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012) |
spellingShingle |
A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012) Dantas Pina, Maria Cristina Currículo História Ensino Médio Integrado Currículo de História |
title_short |
A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012) |
title_full |
A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012) |
title_fullStr |
A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012) |
title_full_unstemmed |
A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012) |
title_sort |
A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CURRÍCULO INTEGRADO DO CETEP DE VITÓRIA DA CONQUISTA (2006-2012) |
author |
Dantas Pina, Maria Cristina |
author_facet |
Dantas Pina, Maria Cristina Marques, Micheline Alves |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Micheline Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas Pina, Maria Cristina Marques, Micheline Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo História Ensino Médio Integrado Currículo de História |
topic |
Currículo História Ensino Médio Integrado Currículo de História |
description |
Este artigo analisa o lugar que a disciplina História ocupa no currículo do curso técnico de Informática, Ensino Médio Integrado, do CETEP de Vitória da Conquista, entreos anos de 2006 e 2012. A análise dos diários de classe, das matrizes curriculares e uma entrevista semiestruturada foram as fontes para compreender o espaço ocupado pela História no EMI. Esses documentos foram analisados qualitativamente e ancorados no materialismo histórico dialético, compreendido, principalmente, a partir, das obras de Ivor Goodson e Michael Apple. Verificou-se que a disciplina História não responde às demandas da Educação Profissional, ministrando um conhecimento geral, cronológico, sem relação com o trabalho, e que as mudanças ocorridas nas matrizes curriculares resultaram de arranjos organizacionais, revelando também disputas disciplinares por espaço e permanência; A análise documental sinalizou que a História ainda não conseguiu estabelecer uma relação contextualizada e significativa com esse currículo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Relato de Peesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45593 10.4025/tpe.v21i3.45593 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45593 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v21i3.45593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45593/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 3 (2018); 67-81 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157790244864 |