Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de pedagogia das universidades públicas paulistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25487 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo compreender de que maneira a área da Educação Especial tem sidocontemplada nos cursos de Pedagogia das três Universidades Públicas Estaduais de São Paulo. Para tanto,foi adotada a abordagem qualitativa com o procedimento de análise documental. As fontes analisadasforam: a Proposta Político-Pedagógica, a matriz curricular e as ementas das disciplinas obrigatóriasoferecidas nesses cursos. Os resultados indicam que os cursos analisados não têm contemplado, nosprincípios que norteiam sua Proposta Político-Pedagógica, a formação do futuro professor para aperspectiva da educação inclusiva, com exceção de apenas um curso. Todos os cursos têm contempladoas exigências da Resolução CNE/CP Nº1/2006 quanto à formação do professor para a consciência dadiversidade, uma vez que oferecem, no mínimo, uma disciplina obrigatória sobre Educação Especial emsua matriz curricular. Apesar do número reduzido de disciplinas obrigatórias específicas sobre EducaçãoEspecial, observou-se um número considerável de disciplinas não específicas que contemplam tópicossobre essa área em seus planos de ensino. A partir dos resultados, considera-se que uma alternativa viávelpara a ampliação das discussões relativas à Educação Especial no currículo dos cursos de Pedagogia sejao trabalho disciplinar articulado, no qual os professores busquem, além da relação teoria e prática, a inter-relação dos diferentes conteúdos com questões referentes à Educação Especial em suas dimensões teóricae prática, visando à formação do futuro professor compromissado com o acesso, a permanência e aapropriação do conhecimento como um direito de todos, inclusive de quem, historicamente, esteve fora daescola. |
id |
UEM-11_28bbd2cb932948924038b36e63044e2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/25487 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de pedagogia das universidades públicas paulistasFormação inicial de professoresEducação inclusivaCursos de PedagogiaEste estudo teve como objetivo compreender de que maneira a área da Educação Especial tem sidocontemplada nos cursos de Pedagogia das três Universidades Públicas Estaduais de São Paulo. Para tanto,foi adotada a abordagem qualitativa com o procedimento de análise documental. As fontes analisadasforam: a Proposta Político-Pedagógica, a matriz curricular e as ementas das disciplinas obrigatóriasoferecidas nesses cursos. Os resultados indicam que os cursos analisados não têm contemplado, nosprincípios que norteiam sua Proposta Político-Pedagógica, a formação do futuro professor para aperspectiva da educação inclusiva, com exceção de apenas um curso. Todos os cursos têm contempladoas exigências da Resolução CNE/CP Nº1/2006 quanto à formação do professor para a consciência dadiversidade, uma vez que oferecem, no mínimo, uma disciplina obrigatória sobre Educação Especial emsua matriz curricular. Apesar do número reduzido de disciplinas obrigatórias específicas sobre EducaçãoEspecial, observou-se um número considerável de disciplinas não específicas que contemplam tópicossobre essa área em seus planos de ensino. A partir dos resultados, considera-se que uma alternativa viávelpara a ampliação das discussões relativas à Educação Especial no currículo dos cursos de Pedagogia sejao trabalho disciplinar articulado, no qual os professores busquem, além da relação teoria e prática, a inter-relação dos diferentes conteúdos com questões referentes à Educação Especial em suas dimensões teóricae prática, visando à formação do futuro professor compromissado com o acesso, a permanência e aapropriação do conhecimento como um direito de todos, inclusive de quem, historicamente, esteve fora daescola.Universidade Estadual de Maringá2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/2548710.4025/tpe.v15i3.25487Teoria e Prática da Educação; v. 15 n. 3 (2012); 51-642237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25487/pdf_31Deimling, Natalia Neves MacedoCaiado, Kátia Regina Morenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-27T17:21:08Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/25487Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:28.159291Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de pedagogia das universidades públicas paulistas |
title |
Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de pedagogia das universidades públicas paulistas |
spellingShingle |
Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de pedagogia das universidades públicas paulistas Deimling, Natalia Neves Macedo Formação inicial de professores Educação inclusiva Cursos de Pedagogia |
title_short |
Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de pedagogia das universidades públicas paulistas |
title_full |
Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de pedagogia das universidades públicas paulistas |
title_fullStr |
Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de pedagogia das universidades públicas paulistas |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de pedagogia das universidades públicas paulistas |
title_sort |
Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de pedagogia das universidades públicas paulistas |
author |
Deimling, Natalia Neves Macedo |
author_facet |
Deimling, Natalia Neves Macedo Caiado, Kátia Regina Moreno |
author_role |
author |
author2 |
Caiado, Kátia Regina Moreno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deimling, Natalia Neves Macedo Caiado, Kátia Regina Moreno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Educação inclusiva Cursos de Pedagogia |
topic |
Formação inicial de professores Educação inclusiva Cursos de Pedagogia |
description |
Este estudo teve como objetivo compreender de que maneira a área da Educação Especial tem sidocontemplada nos cursos de Pedagogia das três Universidades Públicas Estaduais de São Paulo. Para tanto,foi adotada a abordagem qualitativa com o procedimento de análise documental. As fontes analisadasforam: a Proposta Político-Pedagógica, a matriz curricular e as ementas das disciplinas obrigatóriasoferecidas nesses cursos. Os resultados indicam que os cursos analisados não têm contemplado, nosprincípios que norteiam sua Proposta Político-Pedagógica, a formação do futuro professor para aperspectiva da educação inclusiva, com exceção de apenas um curso. Todos os cursos têm contempladoas exigências da Resolução CNE/CP Nº1/2006 quanto à formação do professor para a consciência dadiversidade, uma vez que oferecem, no mínimo, uma disciplina obrigatória sobre Educação Especial emsua matriz curricular. Apesar do número reduzido de disciplinas obrigatórias específicas sobre EducaçãoEspecial, observou-se um número considerável de disciplinas não específicas que contemplam tópicossobre essa área em seus planos de ensino. A partir dos resultados, considera-se que uma alternativa viávelpara a ampliação das discussões relativas à Educação Especial no currículo dos cursos de Pedagogia sejao trabalho disciplinar articulado, no qual os professores busquem, além da relação teoria e prática, a inter-relação dos diferentes conteúdos com questões referentes à Educação Especial em suas dimensões teóricae prática, visando à formação do futuro professor compromissado com o acesso, a permanência e aapropriação do conhecimento como um direito de todos, inclusive de quem, historicamente, esteve fora daescola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25487 10.4025/tpe.v15i3.25487 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25487 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v15i3.25487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25487/pdf_31 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 15 n. 3 (2012); 51-64 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207156627374080 |