A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2366 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os projetos pedagógicos de cursos de licenciaturas presenciais do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa, no que se refere à temática da educação inclusiva. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, e foi realizado a partir de dois procedimentos. Inicialmente, busca por descritores relevantes para a pesquisa e, em seguida, analisa os componentes curriculares. Partindo dos referenciais teóricos dos estudos sobre deficiência, a análise foi desenvolvida compreendendo a deficiência como uma categoria social. Como conclusões, identificou que não há nos documentos analisados um aprofundamento no que se refere à inclusão. |
id |
CLAEC-1_be5323da9c21f63c1317598eb5ce3a02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2366 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas Formação inicial docenteLicenciaturasProjeto Pedagógico de CursoEducação InclusivaO presente trabalho tem como objetivo analisar os projetos pedagógicos de cursos de licenciaturas presenciais do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa, no que se refere à temática da educação inclusiva. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, e foi realizado a partir de dois procedimentos. Inicialmente, busca por descritores relevantes para a pesquisa e, em seguida, analisa os componentes curriculares. Partindo dos referenciais teóricos dos estudos sobre deficiência, a análise foi desenvolvida compreendendo a deficiência como uma categoria social. Como conclusões, identificou que não há nos documentos analisados um aprofundamento no que se refere à inclusão. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/236610.23899/relacult.v9i3.2366RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 9 (2023): Edição Especial - Eventos CLAEC2525-787010.23899/relacult.v9ireponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttps://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2366/1622Copyright (c) 2023 Katarine Lapuente Souza, Ana Carolina da Rosa Machado, Juliana Brandão Machadohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Katarine LapuenteMachado, Ana Carolina da RosaMachado, Juliana Brandão2024-07-02T03:27:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2366Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2024-07-02T03:27:30RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas |
title |
A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas |
spellingShingle |
A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas Souza, Katarine Lapuente Formação inicial docente Licenciaturas Projeto Pedagógico de Curso Educação Inclusiva |
title_short |
A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas |
title_full |
A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas |
title_fullStr |
A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas |
title_full_unstemmed |
A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas |
title_sort |
A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas |
author |
Souza, Katarine Lapuente |
author_facet |
Souza, Katarine Lapuente Machado, Ana Carolina da Rosa Machado, Juliana Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Ana Carolina da Rosa Machado, Juliana Brandão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Katarine Lapuente Machado, Ana Carolina da Rosa Machado, Juliana Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial docente Licenciaturas Projeto Pedagógico de Curso Educação Inclusiva |
topic |
Formação inicial docente Licenciaturas Projeto Pedagógico de Curso Educação Inclusiva |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar os projetos pedagógicos de cursos de licenciaturas presenciais do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa, no que se refere à temática da educação inclusiva. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, e foi realizado a partir de dois procedimentos. Inicialmente, busca por descritores relevantes para a pesquisa e, em seguida, analisa os componentes curriculares. Partindo dos referenciais teóricos dos estudos sobre deficiência, a análise foi desenvolvida compreendendo a deficiência como uma categoria social. Como conclusões, identificou que não há nos documentos analisados um aprofundamento no que se refere à inclusão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2366 10.23899/relacult.v9i3.2366 |
url |
https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2366 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v9i3.2366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2366/1622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Katarine Lapuente Souza, Ana Carolina da Rosa Machado, Juliana Brandão Machado https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Katarine Lapuente Souza, Ana Carolina da Rosa Machado, Juliana Brandão Machado https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 9 (2023): Edição Especial - Eventos CLAEC 2525-7870 10.23899/relacult.v9i reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1827887179493277696 |