A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Katarine Lapuente
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Machado, Ana Carolina da Rosa, Machado, Juliana Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2366
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os projetos pedagógicos de cursos de licenciaturas presenciais do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa, no que se refere à temática da educação inclusiva. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, e foi realizado a partir de dois procedimentos. Inicialmente, busca por descritores relevantes para a pesquisa e, em seguida, analisa os componentes curriculares. Partindo dos referenciais teóricos dos estudos sobre deficiência, a análise foi desenvolvida compreendendo a deficiência como uma categoria social. Como conclusões, identificou que não há nos documentos analisados um aprofundamento no que se refere à inclusão.
id CLAEC-1_be5323da9c21f63c1317598eb5ce3a02
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2366
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas Formação inicial docenteLicenciaturasProjeto Pedagógico de CursoEducação InclusivaO presente trabalho tem como objetivo analisar os projetos pedagógicos de cursos de licenciaturas presenciais do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa, no que se refere à temática da educação inclusiva. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, e foi realizado a partir de dois procedimentos. Inicialmente, busca por descritores relevantes para a pesquisa e, em seguida, analisa os componentes curriculares. Partindo dos referenciais teóricos dos estudos sobre deficiência, a análise foi desenvolvida compreendendo a deficiência como uma categoria social. Como conclusões, identificou que não há nos documentos analisados um aprofundamento no que se refere à inclusão. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/236610.23899/relacult.v9i3.2366RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 9 (2023): Edição Especial - Eventos CLAEC2525-787010.23899/relacult.v9ireponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttps://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2366/1622Copyright (c) 2023 Katarine Lapuente Souza, Ana Carolina da Rosa Machado, Juliana Brandão Machadohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Katarine LapuenteMachado, Ana Carolina da RosaMachado, Juliana Brandão2024-07-02T03:27:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2366Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2024-07-02T03:27:30RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas
title A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas
spellingShingle A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas
Souza, Katarine Lapuente
Formação inicial docente
Licenciaturas
Projeto Pedagógico de Curso
Educação Inclusiva
title_short A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas
title_full A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas
title_fullStr A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas
title_full_unstemmed A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas
title_sort A educação inclusiva na formação inicial docente: análise dos projetos pedagógicos de curso de licenciaturas
author Souza, Katarine Lapuente
author_facet Souza, Katarine Lapuente
Machado, Ana Carolina da Rosa
Machado, Juliana Brandão
author_role author
author2 Machado, Ana Carolina da Rosa
Machado, Juliana Brandão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Katarine Lapuente
Machado, Ana Carolina da Rosa
Machado, Juliana Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial docente
Licenciaturas
Projeto Pedagógico de Curso
Educação Inclusiva
topic Formação inicial docente
Licenciaturas
Projeto Pedagógico de Curso
Educação Inclusiva
description O presente trabalho tem como objetivo analisar os projetos pedagógicos de cursos de licenciaturas presenciais do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa, no que se refere à temática da educação inclusiva. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, e foi realizado a partir de dois procedimentos. Inicialmente, busca por descritores relevantes para a pesquisa e, em seguida, analisa os componentes curriculares. Partindo dos referenciais teóricos dos estudos sobre deficiência, a análise foi desenvolvida compreendendo a deficiência como uma categoria social. Como conclusões, identificou que não há nos documentos analisados um aprofundamento no que se refere à inclusão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2366
10.23899/relacult.v9i3.2366
url https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2366
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v9i3.2366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2366/1622
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Katarine Lapuente Souza, Ana Carolina da Rosa Machado, Juliana Brandão Machado
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Katarine Lapuente Souza, Ana Carolina da Rosa Machado, Juliana Brandão Machado
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 9 (2023): Edição Especial - Eventos CLAEC
2525-7870
10.23899/relacult.v9i
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1827887179493277696