AS AÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO: ENTRE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS PARA O CAMPO EDUCACIONAL (1889 A 1914)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zioli, Cláudio Ferraz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Carvalho, Carlos Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45277
Resumo: Desenvolvemos esse trabalho com o objetivo de analisar as deliberações da Câmara Municipal de São Paulo entre os anos de 1889 a 1914, concernente a projetos de leis que envolvesse as questões educação e laicidade. Utilizamos como aporte teórico as contribuições de Carvalho, J. M (2005) para compreendermos o contexto histórico do início do período republicano no Brasil. Gonçalves Neto (2015) referente ao papel das Câmaras Municipais no panorama político da Primeira República. E os conceitos de estratégias e táticas de Certeau (2014). Os dados foram coletados a partir de documentos disponíveis no banco de dados da Câmara Municipal de São Paulo. Identificamos que nesse período grupos confessionais tentaram obter benefícios junto a Câmara no intuito de isentar e até subsidiar suas instituições educacionais. Buscando escapar das determinações do poder hegemônico de garantia do Estado laico, com ações táticas utilizando os espaços deixados para obter vitórias provisórias e limitadas.
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