AS AÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO: ENTRE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS PARA O CAMPO EDUCACIONAL (1889 A 1914)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45277 |
Resumo: | Desenvolvemos esse trabalho com o objetivo de analisar as deliberações da Câmara Municipal de São Paulo entre os anos de 1889 a 1914, concernente a projetos de leis que envolvesse as questões educação e laicidade. Utilizamos como aporte teórico as contribuições de Carvalho, J. M (2005) para compreendermos o contexto histórico do início do período republicano no Brasil. Gonçalves Neto (2015) referente ao papel das Câmaras Municipais no panorama político da Primeira República. E os conceitos de estratégias e táticas de Certeau (2014). Os dados foram coletados a partir de documentos disponíveis no banco de dados da Câmara Municipal de São Paulo. Identificamos que nesse período grupos confessionais tentaram obter benefícios junto a Câmara no intuito de isentar e até subsidiar suas instituições educacionais. Buscando escapar das determinações do poder hegemônico de garantia do Estado laico, com ações táticas utilizando os espaços deixados para obter vitórias provisórias e limitadas. |
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AS AÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO: ENTRE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS PARA O CAMPO EDUCACIONAL (1889 A 1914)Câmara Municipal de São PauloEducaçãoLaicidadeCâmaras Municipais e educaçãoDesenvolvemos esse trabalho com o objetivo de analisar as deliberações da Câmara Municipal de São Paulo entre os anos de 1889 a 1914, concernente a projetos de leis que envolvesse as questões educação e laicidade. Utilizamos como aporte teórico as contribuições de Carvalho, J. M (2005) para compreendermos o contexto histórico do início do período republicano no Brasil. Gonçalves Neto (2015) referente ao papel das Câmaras Municipais no panorama político da Primeira República. E os conceitos de estratégias e táticas de Certeau (2014). Os dados foram coletados a partir de documentos disponíveis no banco de dados da Câmara Municipal de São Paulo. Identificamos que nesse período grupos confessionais tentaram obter benefícios junto a Câmara no intuito de isentar e até subsidiar suas instituições educacionais. Buscando escapar das determinações do poder hegemônico de garantia do Estado laico, com ações táticas utilizando os espaços deixados para obter vitórias provisórias e limitadas.Universidade Estadual de Maringá2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4527710.4025/tpe.v21i2.45277Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 2 (2018); 21-312237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45277/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45277/751375147975Zioli, Cláudio Ferrazde Carvalho, Carlos Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T14:27:08Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45277Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:36.744922Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
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