Parcerias público-privadas e Ensino Médio do Campo no Pará: a presença que SOME na interatividade proposta pelo SEI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutierres, Dalva Valente Guimarães
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, José Mateus Rocha da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47785
Resumo: O artigo analisa a proposta de substituição do atendimento presencial ao Ensino Médio do campo realizado por meio do Sistema Modular de Ensino Médio (SOME), pelo Sistema de Ensino Interativo (SEI), predominantemente a distancia, no contexto da política de parcerias público-privadas decorrentes do “Pacto pela Educação no Estado do Pará”. Por meio de pesquisa documental conclui-se que o SEI é parte da política de gestão gerencial adotada na rede estadual de ensino que introduz a lógica mercantil na gestão por meio das parcerias público-privadas decorrentes do “Pacto pela Educação no Estado do Pará”, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A perspectiva de substituição do ensino médio presencial ofertado pelo SOME por ensino a distancia a ser ofertado pelo SEI tem encontrado resistência de parte da sociedade pela supressão de direitos básicos de indígenas, assentados, quilombolas e ribeirinhos.
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