Parcerias público-privadas e Ensino Médio do Campo no Pará: a presença que SOME na interatividade proposta pelo SEI
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47785 |
Resumo: | O artigo analisa a proposta de substituição do atendimento presencial ao Ensino Médio do campo realizado por meio do Sistema Modular de Ensino Médio (SOME), pelo Sistema de Ensino Interativo (SEI), predominantemente a distancia, no contexto da política de parcerias público-privadas decorrentes do “Pacto pela Educação no Estado do Pará”. Por meio de pesquisa documental conclui-se que o SEI é parte da política de gestão gerencial adotada na rede estadual de ensino que introduz a lógica mercantil na gestão por meio das parcerias público-privadas decorrentes do “Pacto pela Educação no Estado do Pará”, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A perspectiva de substituição do ensino médio presencial ofertado pelo SOME por ensino a distancia a ser ofertado pelo SEI tem encontrado resistência de parte da sociedade pela supressão de direitos básicos de indígenas, assentados, quilombolas e ribeirinhos. |
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Parcerias público-privadas e Ensino Médio do Campo no Pará: a presença que SOME na interatividade proposta pelo SEIParcerias público-privadasEnsino Médio do CampoGestão Gerencial.Gestão da Educação PúblicaO artigo analisa a proposta de substituição do atendimento presencial ao Ensino Médio do campo realizado por meio do Sistema Modular de Ensino Médio (SOME), pelo Sistema de Ensino Interativo (SEI), predominantemente a distancia, no contexto da política de parcerias público-privadas decorrentes do “Pacto pela Educação no Estado do Pará”. Por meio de pesquisa documental conclui-se que o SEI é parte da política de gestão gerencial adotada na rede estadual de ensino que introduz a lógica mercantil na gestão por meio das parcerias público-privadas decorrentes do “Pacto pela Educação no Estado do Pará”, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A perspectiva de substituição do ensino médio presencial ofertado pelo SOME por ensino a distancia a ser ofertado pelo SEI tem encontrado resistência de parte da sociedade pela supressão de direitos básicos de indígenas, assentados, quilombolas e ribeirinhos.Universidade Estadual de Maringá2019-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de pesquisa com base em estudo documentalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4778510.4025/tpe.v22i3.47785Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 3 (2019): A ATUAÇÃO DO SETOR PRIVADO NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO EDUCAÇÃO; 97-1172237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47785/751375149018Gutierres, Dalva Valente GuimarãesFerreira, José Mateus Rocha da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T20:29:17Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/47785Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:40.205806Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
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