THE ETHNOGRAPHY OF NETWORKS AS A METHODOLOGICAL INSTRUMENT FOR ELUCIDATING POLITICAL NETWORKS IN EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estormovski, Renata Cecilia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ALBRECHT DA SILVEIRA , CARMEM LUCIA, Zardo Morescho, Sandra Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/61821
Resumo: Este estudo, qualitativo e documental, objetiva discutir a etnografia de redes como uma metodologia de análise para a investigação das relações entre os âmbitos público e privado na educação. Esse instrumento analítico, apresentado a partir de Ball e colaboradores, é ressaltado como um meio de mapear os sujeitos individuais e coletivos envolvidos em projetos educativos nas escolas públicas, esclarecendo sua atuação, seus vínculos, seus interesses e suas influências. As seções do artigo, sendo elas três, além das considerações iniciais e finais, apresentam a metodologia da etnografia de redes e discutem, a partir dele, uma iniciativa singular - o Programa A União Faz a Vida -, ilustrando sua utilização. Por meio de obras de autores como Ball; Ball e Olmedo; Peroni e Caetano; e Rikowski, e seguindo as orientações da metodologia, entende-se que o estudo cumpre com seu objetivo.
id UEM-11_761c4b85c62dd44efef049338bdaf81b
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/61821
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling THE ETHNOGRAPHY OF NETWORKS AS A METHODOLOGICAL INSTRUMENT FOR ELUCIDATING POLITICAL NETWORKS IN EDUCATIONLA ETNOGRAFÍA DE LAS REDES COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA DILUCIDAR REDES POLÍTICAS ENEDUCACIÓNA ETNOGRAFIA DE REDES COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO DE ELUCIDAÇÃO DE REDES POLÍTICAS NA EDUCAÇÃOPolíticas educacionais. Redes políticas na educação. Etnografia de redes.Este estudo, qualitativo e documental, objetiva discutir a etnografia de redes como uma metodologia de análise para a investigação das relações entre os âmbitos público e privado na educação. Esse instrumento analítico, apresentado a partir de Ball e colaboradores, é ressaltado como um meio de mapear os sujeitos individuais e coletivos envolvidos em projetos educativos nas escolas públicas, esclarecendo sua atuação, seus vínculos, seus interesses e suas influências. As seções do artigo, sendo elas três, além das considerações iniciais e finais, apresentam a metodologia da etnografia de redes e discutem, a partir dele, uma iniciativa singular - o Programa A União Faz a Vida -, ilustrando sua utilização. Por meio de obras de autores como Ball; Ball e Olmedo; Peroni e Caetano; e Rikowski, e seguindo as orientações da metodologia, entende-se que o estudo cumpre com seu objetivo.Universidade Estadual de Maringá2022-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/6182110.4025/tpe.v25i1.61821Teoria e Prática da Educação; v. 25 n. 1 (2022); 101-1172237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/61821/751375154265Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEstormovski, Renata Cecilia ALBRECHT DA SILVEIRA , CARMEM LUCIAZardo Morescho, Sandra Maria2022-09-21T11:34:13Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/61821Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:44.322453Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv THE ETHNOGRAPHY OF NETWORKS AS A METHODOLOGICAL INSTRUMENT FOR ELUCIDATING POLITICAL NETWORKS IN EDUCATION
LA ETNOGRAFÍA DE LAS REDES COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA DILUCIDAR REDES POLÍTICAS ENEDUCACIÓN
A ETNOGRAFIA DE REDES COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO DE ELUCIDAÇÃO DE REDES POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO
title THE ETHNOGRAPHY OF NETWORKS AS A METHODOLOGICAL INSTRUMENT FOR ELUCIDATING POLITICAL NETWORKS IN EDUCATION
spellingShingle THE ETHNOGRAPHY OF NETWORKS AS A METHODOLOGICAL INSTRUMENT FOR ELUCIDATING POLITICAL NETWORKS IN EDUCATION
Estormovski, Renata Cecilia
Políticas educacionais. Redes políticas na educação. Etnografia de redes.
title_short THE ETHNOGRAPHY OF NETWORKS AS A METHODOLOGICAL INSTRUMENT FOR ELUCIDATING POLITICAL NETWORKS IN EDUCATION
title_full THE ETHNOGRAPHY OF NETWORKS AS A METHODOLOGICAL INSTRUMENT FOR ELUCIDATING POLITICAL NETWORKS IN EDUCATION
title_fullStr THE ETHNOGRAPHY OF NETWORKS AS A METHODOLOGICAL INSTRUMENT FOR ELUCIDATING POLITICAL NETWORKS IN EDUCATION
title_full_unstemmed THE ETHNOGRAPHY OF NETWORKS AS A METHODOLOGICAL INSTRUMENT FOR ELUCIDATING POLITICAL NETWORKS IN EDUCATION
title_sort THE ETHNOGRAPHY OF NETWORKS AS A METHODOLOGICAL INSTRUMENT FOR ELUCIDATING POLITICAL NETWORKS IN EDUCATION
author Estormovski, Renata Cecilia
author_facet Estormovski, Renata Cecilia
ALBRECHT DA SILVEIRA , CARMEM LUCIA
Zardo Morescho, Sandra Maria
author_role author
author2 ALBRECHT DA SILVEIRA , CARMEM LUCIA
Zardo Morescho, Sandra Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estormovski, Renata Cecilia
ALBRECHT DA SILVEIRA , CARMEM LUCIA
Zardo Morescho, Sandra Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais. Redes políticas na educação. Etnografia de redes.
topic Políticas educacionais. Redes políticas na educação. Etnografia de redes.
description Este estudo, qualitativo e documental, objetiva discutir a etnografia de redes como uma metodologia de análise para a investigação das relações entre os âmbitos público e privado na educação. Esse instrumento analítico, apresentado a partir de Ball e colaboradores, é ressaltado como um meio de mapear os sujeitos individuais e coletivos envolvidos em projetos educativos nas escolas públicas, esclarecendo sua atuação, seus vínculos, seus interesses e suas influências. As seções do artigo, sendo elas três, além das considerações iniciais e finais, apresentam a metodologia da etnografia de redes e discutem, a partir dele, uma iniciativa singular - o Programa A União Faz a Vida -, ilustrando sua utilização. Por meio de obras de autores como Ball; Ball e Olmedo; Peroni e Caetano; e Rikowski, e seguindo as orientações da metodologia, entende-se que o estudo cumpre com seu objetivo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/61821
10.4025/tpe.v25i1.61821
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/61821
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v25i1.61821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/61821/751375154265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 25 n. 1 (2022); 101-117
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207158345990144