A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme Britto, Luiz Percival
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pacheco, Francisco Egon da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45467
Resumo: Este artigo resulta de trabalho de conclusão do curso licenciatura em pedagogia e tem como objetivo investigar, analisar e discutir alguns conceitos e fundamentações da contação de histórias no âmbito da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Parte-se do pressuposto da sua condição como arte e de sua relevância no cumprimento da função social que cria e recria representações, as quais, por sua vez, referenciam o exercício de ser, estar, pensar e transformar o mundo para um público com pouca experiência de vida. Para tanto, este estudo apoia-se na fartura teórica de estudiosos da imaginação, nas contribuições pedagógicas de professores contadores de histórias e nas investigações de Vigotski sobre a imaginação criadora da criança, compreendendo a emergência de referendá-la como uma característica humana educável.
id UEM-11_80ce246a70d23cbcadbf9d797eba8119
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45467
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIASEducação da ImaginaçãoArte de contar históriasJogo narrativoA contação de histórias como instrumento educacional da imaginaçãoEste artigo resulta de trabalho de conclusão do curso licenciatura em pedagogia e tem como objetivo investigar, analisar e discutir alguns conceitos e fundamentações da contação de histórias no âmbito da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Parte-se do pressuposto da sua condição como arte e de sua relevância no cumprimento da função social que cria e recria representações, as quais, por sua vez, referenciam o exercício de ser, estar, pensar e transformar o mundo para um público com pouca experiência de vida. Para tanto, este estudo apoia-se na fartura teórica de estudiosos da imaginação, nas contribuições pedagógicas de professores contadores de histórias e nas investigações de Vigotski sobre a imaginação criadora da criança, compreendendo a emergência de referendá-la como uma característica humana educável.Universidade Estadual de Maringá2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4546710.4025/tpe.v21i2.45467Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 2 (2018); 45-582237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45467/pdfLeme Britto, Luiz PercivalPacheco, Francisco Egon da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-05T15:13:40Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45467Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:37.733829Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
title A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
spellingShingle A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Leme Britto, Luiz Percival
Educação da Imaginação
Arte de contar histórias
Jogo narrativo
A contação de histórias como instrumento educacional da imaginação
title_short A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
title_full A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
title_fullStr A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
title_sort A EDUCAÇÃO DA FUNÇÃO IMAGINANTE: CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
author Leme Britto, Luiz Percival
author_facet Leme Britto, Luiz Percival
Pacheco, Francisco Egon da Conceição
author_role author
author2 Pacheco, Francisco Egon da Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme Britto, Luiz Percival
Pacheco, Francisco Egon da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação da Imaginação
Arte de contar histórias
Jogo narrativo
A contação de histórias como instrumento educacional da imaginação
topic Educação da Imaginação
Arte de contar histórias
Jogo narrativo
A contação de histórias como instrumento educacional da imaginação
description Este artigo resulta de trabalho de conclusão do curso licenciatura em pedagogia e tem como objetivo investigar, analisar e discutir alguns conceitos e fundamentações da contação de histórias no âmbito da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Parte-se do pressuposto da sua condição como arte e de sua relevância no cumprimento da função social que cria e recria representações, as quais, por sua vez, referenciam o exercício de ser, estar, pensar e transformar o mundo para um público com pouca experiência de vida. Para tanto, este estudo apoia-se na fartura teórica de estudiosos da imaginação, nas contribuições pedagógicas de professores contadores de histórias e nas investigações de Vigotski sobre a imaginação criadora da criança, compreendendo a emergência de referendá-la como uma característica humana educável.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45467
10.4025/tpe.v21i2.45467
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45467
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v21i2.45467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45467/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 2 (2018); 45-58
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157773467648