EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES MODALIDADES DE OFERTA DE CURSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Ricardo Mattar
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/40925
Resumo: Este estudo teve como objetivos identificar e mensurar as expectativas dos alunos em relação aos cursos superiores por eles escolhidos. Adicionalmente, o presente estudo visa apresentar uma análise comparativa entre as expectativas dos discentes de diferentes modalidades de ensino (presencial, semipresencial e à distância). Assim, foi aplicado um questionário aos alunos ingressantes de uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Vila Velha – ES. Os resultados encontrados sugerem que os discentes de cursos presenciais apresentam concordância nas expectativas em relação a grande parte das variáveis estudadas; nos cursos semipresenciais destacam-se expectativas quanto à maior representatividade de aulas práticas no projeto pedagógico e nos cursos à distância a ligação desta modalidade com a tecnologia e o uso da internet e suas ferramentas. Foi possível evidenciar não somente que as expectativas dos alunos possuem dimensões diferentes, como também a possibilidade de descrever aspectos específicos das expectativas de acordo com cada modalidade.
id UEM-11_84c3696205fb076f12eab01757da9d1b
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/40925
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES MODALIDADES DE OFERTA DE CURSOSEnsino SuperiorExpectativas dos alunosModalidades de ensino.Este estudo teve como objetivos identificar e mensurar as expectativas dos alunos em relação aos cursos superiores por eles escolhidos. Adicionalmente, o presente estudo visa apresentar uma análise comparativa entre as expectativas dos discentes de diferentes modalidades de ensino (presencial, semipresencial e à distância). Assim, foi aplicado um questionário aos alunos ingressantes de uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Vila Velha – ES. Os resultados encontrados sugerem que os discentes de cursos presenciais apresentam concordância nas expectativas em relação a grande parte das variáveis estudadas; nos cursos semipresenciais destacam-se expectativas quanto à maior representatividade de aulas práticas no projeto pedagógico e nos cursos à distância a ligação desta modalidade com a tecnologia e o uso da internet e suas ferramentas. Foi possível evidenciar não somente que as expectativas dos alunos possuem dimensões diferentes, como também a possibilidade de descrever aspectos específicos das expectativas de acordo com cada modalidade.Universidade Estadual de Maringá2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4092510.4025/tpe.v21i1.40925Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 1 (2018); 67-812237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/40925/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/40925/751375146679Vilela, Ricardo Mattarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-23T11:37:28Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/40925Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:35.549114Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES MODALIDADES DE OFERTA DE CURSOS
title EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES MODALIDADES DE OFERTA DE CURSOS
spellingShingle EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES MODALIDADES DE OFERTA DE CURSOS
Vilela, Ricardo Mattar
Ensino Superior
Expectativas dos alunos
Modalidades de ensino.
title_short EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES MODALIDADES DE OFERTA DE CURSOS
title_full EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES MODALIDADES DE OFERTA DE CURSOS
title_fullStr EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES MODALIDADES DE OFERTA DE CURSOS
title_full_unstemmed EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES MODALIDADES DE OFERTA DE CURSOS
title_sort EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES MODALIDADES DE OFERTA DE CURSOS
author Vilela, Ricardo Mattar
author_facet Vilela, Ricardo Mattar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Ricardo Mattar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Expectativas dos alunos
Modalidades de ensino.
topic Ensino Superior
Expectativas dos alunos
Modalidades de ensino.
description Este estudo teve como objetivos identificar e mensurar as expectativas dos alunos em relação aos cursos superiores por eles escolhidos. Adicionalmente, o presente estudo visa apresentar uma análise comparativa entre as expectativas dos discentes de diferentes modalidades de ensino (presencial, semipresencial e à distância). Assim, foi aplicado um questionário aos alunos ingressantes de uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Vila Velha – ES. Os resultados encontrados sugerem que os discentes de cursos presenciais apresentam concordância nas expectativas em relação a grande parte das variáveis estudadas; nos cursos semipresenciais destacam-se expectativas quanto à maior representatividade de aulas práticas no projeto pedagógico e nos cursos à distância a ligação desta modalidade com a tecnologia e o uso da internet e suas ferramentas. Foi possível evidenciar não somente que as expectativas dos alunos possuem dimensões diferentes, como também a possibilidade de descrever aspectos específicos das expectativas de acordo com cada modalidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/40925
10.4025/tpe.v21i1.40925
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/40925
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v21i1.40925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/40925/pdf
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/40925/751375146679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 1 (2018); 67-81
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157711601664