Dotação: o que a teoria histórico-cultural tem a dizer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuhr, Ingrid Lilian
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ximenes, Penélope
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47429
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir as concepções do diagnóstico de dotação, referido na literatura brasileira pelos termos "superdotação/altas habilidades", em contraponto ao entendimento deste conceito na teoria história-cultural de Vigotski. Concorda-se com o entendimento expresso por Gagné (2009) de que mundialmente existe um caos conceitual em relação ao termo dotação. Para a elaboração do texto utilizou-se como referência os documentos institucionais das políticas de estado brasileiro, os principais autores que discutem sobre a temática, as concepções da teoria histórico-cultural sobre o assunto e um breve relato de dois casos clínicos de crianças com o diagnóstico de dotação. As reflexões ensejadas pelo texto apontam carência de clareza quanto ao termo dotação, exacerbada pela legislação brasileira que criou termos como “superdotação/altas habilidades", tomando por base o sucesso escolar/acadêmico. A concepção histórico-cultural traz um novo olhar sobre os estudos na área da dotação.Palavras-chave: Dotação. Diagnóstico. Teoria histórico-cultural.
id UEM-11_95586b96814b9200e8d6a407e8896bb4
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/47429
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Dotação: o que a teoria histórico-cultural tem a dizerO presente artigo tem por objetivo discutir as concepções do diagnóstico de dotação, referido na literatura brasileira pelos termos "superdotação/altas habilidades", em contraponto ao entendimento deste conceito na teoria história-cultural de Vigotski. Concorda-se com o entendimento expresso por Gagné (2009) de que mundialmente existe um caos conceitual em relação ao termo dotação. Para a elaboração do texto utilizou-se como referência os documentos institucionais das políticas de estado brasileiro, os principais autores que discutem sobre a temática, as concepções da teoria histórico-cultural sobre o assunto e um breve relato de dois casos clínicos de crianças com o diagnóstico de dotação. As reflexões ensejadas pelo texto apontam carência de clareza quanto ao termo dotação, exacerbada pela legislação brasileira que criou termos como “superdotação/altas habilidades", tomando por base o sucesso escolar/acadêmico. A concepção histórico-cultural traz um novo olhar sobre os estudos na área da dotação.Palavras-chave: Dotação. Diagnóstico. Teoria histórico-cultural.Universidade Estadual de Maringá2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4742910.4025/tpe.v22i1.47429Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 50-632237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47429/pdf_1Fuhr, Ingrid LilianXimenes, Penélopeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:38:44Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/47429Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:39.697825Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv Dotação: o que a teoria histórico-cultural tem a dizer
title Dotação: o que a teoria histórico-cultural tem a dizer
spellingShingle Dotação: o que a teoria histórico-cultural tem a dizer
Fuhr, Ingrid Lilian
title_short Dotação: o que a teoria histórico-cultural tem a dizer
title_full Dotação: o que a teoria histórico-cultural tem a dizer
title_fullStr Dotação: o que a teoria histórico-cultural tem a dizer
title_full_unstemmed Dotação: o que a teoria histórico-cultural tem a dizer
title_sort Dotação: o que a teoria histórico-cultural tem a dizer
author Fuhr, Ingrid Lilian
author_facet Fuhr, Ingrid Lilian
Ximenes, Penélope
author_role author
author2 Ximenes, Penélope
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuhr, Ingrid Lilian
Ximenes, Penélope
description O presente artigo tem por objetivo discutir as concepções do diagnóstico de dotação, referido na literatura brasileira pelos termos "superdotação/altas habilidades", em contraponto ao entendimento deste conceito na teoria história-cultural de Vigotski. Concorda-se com o entendimento expresso por Gagné (2009) de que mundialmente existe um caos conceitual em relação ao termo dotação. Para a elaboração do texto utilizou-se como referência os documentos institucionais das políticas de estado brasileiro, os principais autores que discutem sobre a temática, as concepções da teoria histórico-cultural sobre o assunto e um breve relato de dois casos clínicos de crianças com o diagnóstico de dotação. As reflexões ensejadas pelo texto apontam carência de clareza quanto ao termo dotação, exacerbada pela legislação brasileira que criou termos como “superdotação/altas habilidades", tomando por base o sucesso escolar/acadêmico. A concepção histórico-cultural traz um novo olhar sobre os estudos na área da dotação.Palavras-chave: Dotação. Diagnóstico. Teoria histórico-cultural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47429
10.4025/tpe.v22i1.47429
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47429
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v22i1.47429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47429/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 50-63
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157822750720