O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25491 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo analisar aspectos que dificultam a relação dialógica entre os saberes específicosdo campo filosófico e os saberes abertos dos discentes na docência do ensino de Filosofia. A pesquisacaracteriza-se como uma investigação qualitativa desenvolvida com entrevistas realizadas comprofessores da rede pública estadual e exame documental. Neste trabalho, são destacados quatro aspectosque dificultam o desenvolvimento do trabalho docente a partir de pesquisa realizada em todas as escolasde ensino médio regular e diurno do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul, totalizando 10 escolas.São eles: a reduzida carga horária semanal da disciplina de Filosofia, o pequeno número de docenteslicenciados em Filosofia, a ausência de participação discente na construção do currículo dessa disciplina ea rigidez no trabalho com os conteúdos programáticos. A pesquisa mostra a importância de desenvolver odiálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico, independentemente domodelo pedagógico adotado, a fim de a Filosofia não ser concebida somente como um novo componentecurricular obrigatório, mas como uma disciplina capaz de conquistar seu espaço no currículo escolar, demodo que permita aos educandos refletir e problematizar o pensamento do senso comum, para que setornem cada vez mais autônomos na construção de suas vidas. |
id |
UEM-11_9795eb24054ea5af2a763a6716f464c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/25491 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avançosEducaçãoEnsino de FilosofiaEnsino MédioCurrículoO artigo tem por objetivo analisar aspectos que dificultam a relação dialógica entre os saberes específicosdo campo filosófico e os saberes abertos dos discentes na docência do ensino de Filosofia. A pesquisacaracteriza-se como uma investigação qualitativa desenvolvida com entrevistas realizadas comprofessores da rede pública estadual e exame documental. Neste trabalho, são destacados quatro aspectosque dificultam o desenvolvimento do trabalho docente a partir de pesquisa realizada em todas as escolasde ensino médio regular e diurno do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul, totalizando 10 escolas.São eles: a reduzida carga horária semanal da disciplina de Filosofia, o pequeno número de docenteslicenciados em Filosofia, a ausência de participação discente na construção do currículo dessa disciplina ea rigidez no trabalho com os conteúdos programáticos. A pesquisa mostra a importância de desenvolver odiálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico, independentemente domodelo pedagógico adotado, a fim de a Filosofia não ser concebida somente como um novo componentecurricular obrigatório, mas como uma disciplina capaz de conquistar seu espaço no currículo escolar, demodo que permita aos educandos refletir e problematizar o pensamento do senso comum, para que setornem cada vez mais autônomos na construção de suas vidas.Universidade Estadual de Maringá2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/2549110.4025/tpe.v15i3.25491Teoria e Prática da Educação; v. 15 n. 3 (2012); 103-1142237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25491/pdf_35Dutra, Jorge da CunhaGallo, SilvioDel Pino, Mauro Augusto Burkertinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-27T17:21:08Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/25491Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:28.371408Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços |
title |
O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços |
spellingShingle |
O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços Dutra, Jorge da Cunha Educação Ensino de Filosofia Ensino Médio Currículo |
title_short |
O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços |
title_full |
O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços |
title_fullStr |
O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços |
title_full_unstemmed |
O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços |
title_sort |
O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços |
author |
Dutra, Jorge da Cunha |
author_facet |
Dutra, Jorge da Cunha Gallo, Silvio Del Pino, Mauro Augusto Burkert |
author_role |
author |
author2 |
Gallo, Silvio Del Pino, Mauro Augusto Burkert |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Jorge da Cunha Gallo, Silvio Del Pino, Mauro Augusto Burkert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino de Filosofia Ensino Médio Currículo |
topic |
Educação Ensino de Filosofia Ensino Médio Currículo |
description |
O artigo tem por objetivo analisar aspectos que dificultam a relação dialógica entre os saberes específicosdo campo filosófico e os saberes abertos dos discentes na docência do ensino de Filosofia. A pesquisacaracteriza-se como uma investigação qualitativa desenvolvida com entrevistas realizadas comprofessores da rede pública estadual e exame documental. Neste trabalho, são destacados quatro aspectosque dificultam o desenvolvimento do trabalho docente a partir de pesquisa realizada em todas as escolasde ensino médio regular e diurno do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul, totalizando 10 escolas.São eles: a reduzida carga horária semanal da disciplina de Filosofia, o pequeno número de docenteslicenciados em Filosofia, a ausência de participação discente na construção do currículo dessa disciplina ea rigidez no trabalho com os conteúdos programáticos. A pesquisa mostra a importância de desenvolver odiálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico, independentemente domodelo pedagógico adotado, a fim de a Filosofia não ser concebida somente como um novo componentecurricular obrigatório, mas como uma disciplina capaz de conquistar seu espaço no currículo escolar, demodo que permita aos educandos refletir e problematizar o pensamento do senso comum, para que setornem cada vez mais autônomos na construção de suas vidas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25491 10.4025/tpe.v15i3.25491 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25491 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v15i3.25491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25491/pdf_35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 15 n. 3 (2012); 103-114 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207156633665536 |