O diálogo entre os saberes no currículo de filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Jorge da Cunha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gallo, Silvio, Del Pino, Mauro Augusto Burkert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25491
Resumo: O artigo tem por objetivo analisar aspectos que dificultam a relação dialógica entre os saberes específicosdo campo filosófico e os saberes abertos dos discentes na docência do ensino de Filosofia. A pesquisacaracteriza-se como uma investigação qualitativa desenvolvida com entrevistas realizadas comprofessores da rede pública estadual e exame documental. Neste trabalho, são destacados quatro aspectosque dificultam o desenvolvimento do trabalho docente a partir de pesquisa realizada em todas as escolasde ensino médio regular e diurno do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul, totalizando 10 escolas.São eles: a reduzida carga horária semanal da disciplina de Filosofia, o pequeno número de docenteslicenciados em Filosofia, a ausência de participação discente na construção do currículo dessa disciplina ea rigidez no trabalho com os conteúdos programáticos. A pesquisa mostra a importância de desenvolver odiálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico, independentemente domodelo pedagógico adotado, a fim de a Filosofia não ser concebida somente como um novo componentecurricular obrigatório, mas como uma disciplina capaz de conquistar seu espaço no currículo escolar, demodo que permita aos educandos refletir e problematizar o pensamento do senso comum, para que setornem cada vez mais autônomos na construção de suas vidas.
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