APRENDIZAGEM ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/52097 |
Resumo: | O presente tem como objetivo expor e discutir, à luz do referencial teórico de Vygotsky, as análises feitas sobre as práticas pedagógicas dos professores do ensino fundamental regular da rede municipal de Guarapuava/PR que atuam na escolarização de crianças com autismo. É uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo que contou com a participação de quatro professoras e duas crianças. Os instrumentos utilizados foram entrevista semiestruturada e observação, estas ocorreram em duas escolas regulares. Para o trato dos dados coletados foi utilizada a técnica da análise do discurso e a teoria proposta por acerca das categorias de mediação, zona de desenvolvimento proximal e dos níveis de desenvolvimento real e potencial. Os resultados apontam na direção de que, a partir do momento em que os professores se reconhecem como mediadores no processo de ensino, então conseguem passar a desenvolver práticas diferenciadas a fim de promover a aprendizagem em crianças com autismo. |
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APRENDIZAGEM ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORESVygotsky; Práticas pedagógicas; Autismo.O presente tem como objetivo expor e discutir, à luz do referencial teórico de Vygotsky, as análises feitas sobre as práticas pedagógicas dos professores do ensino fundamental regular da rede municipal de Guarapuava/PR que atuam na escolarização de crianças com autismo. É uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo que contou com a participação de quatro professoras e duas crianças. Os instrumentos utilizados foram entrevista semiestruturada e observação, estas ocorreram em duas escolas regulares. Para o trato dos dados coletados foi utilizada a técnica da análise do discurso e a teoria proposta por acerca das categorias de mediação, zona de desenvolvimento proximal e dos níveis de desenvolvimento real e potencial. Os resultados apontam na direção de que, a partir do momento em que os professores se reconhecem como mediadores no processo de ensino, então conseguem passar a desenvolver práticas diferenciadas a fim de promover a aprendizagem em crianças com autismo.Universidade Estadual de Maringá2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5209710.4025/tpe.v23i2.52097Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 2 (2020); 81-982237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/52097/751375151335Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChristiane Cordeiro Silvestre Dalla VecchiaCarla Luciane Blum Vestena2021-12-18T03:09:26Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/52097Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:41.223436Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
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