Práticas pedagógicas voltadas ao aluno com autismo no contexto da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255140 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como as práticas pedagógicas voltadas ao aluno com Autismo no contexto escolar vêm sendo desenvolvidas. Para isto foi realizado inicialmente um estudo sobre as orientações políticas que abordam a inclusão de alunos com autismo no contexto escolar. Posteriormente, optou-se como metodologia a realização de um estudo de caso a respeito de um aluno com suspeita de autismo matriculado numa escola de Ensino Fundamental localizada na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os dados foram constituídos por meio de Entrevista (via google forms) com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e com a professora regente. Além disso, realizou-se observação do aluno em sala de aula. Tomou-se ainda como análise o caderno do aluno e o Plano Individualizado desenvolvido pela professora do AEE. A partir desse conjunto de materiais foi possível construir três eixos de análises: a) identifica-se como o autismo é evidenciado nas políticas de inclusão escolar a fim de orientar o trabalho pedagógico do professor dos anos iniciais; b) analisa-se quais tipos de práticas docentes têm sido possíveis hoje no contexto da escola que possibilite ao aluno com autismo estar incluído nesse contexto; c) visualiza-se os desafios em relação a práticas docentes no que se refere às aprendizagens das crianças vistas como possibilidades e não como problemas. Desse modo pode-se concluir que o trabalho de intervenção conjunta entre a professora do AEE e a professora de sala de aula desse aluno ainda é algo desafiador que precisa ser construído no contexto da escola. Identifica-se que, por um lado o autismo passa a ser considerado nas políticas a partir de uma mobilização social a fim de garantir direitos às pessoas autistas serem incluídas a partir de uma visão mais clínica e patológica sobre o sujeito por meio de normativas que incidem sobre as escolas e os professores para uma exigência de um laudo clínico aos estudantes que se enquadram nas características pré-definidas pelo último manual de saúde (DSM). O ciclo de codependência entre as políticas públicas educacionais e a prática educativa baseada no diagnóstico precisa ser problematizado. |
id |
UFRGS-2_df19d6a34f169a94f3207aea22e40292 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255140 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carneiro, Aline DreyerKlein, Rejane Ramos2023-02-28T03:22:51Z2022http://hdl.handle.net/10183/255140001162975O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como as práticas pedagógicas voltadas ao aluno com Autismo no contexto escolar vêm sendo desenvolvidas. Para isto foi realizado inicialmente um estudo sobre as orientações políticas que abordam a inclusão de alunos com autismo no contexto escolar. Posteriormente, optou-se como metodologia a realização de um estudo de caso a respeito de um aluno com suspeita de autismo matriculado numa escola de Ensino Fundamental localizada na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os dados foram constituídos por meio de Entrevista (via google forms) com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e com a professora regente. Além disso, realizou-se observação do aluno em sala de aula. Tomou-se ainda como análise o caderno do aluno e o Plano Individualizado desenvolvido pela professora do AEE. A partir desse conjunto de materiais foi possível construir três eixos de análises: a) identifica-se como o autismo é evidenciado nas políticas de inclusão escolar a fim de orientar o trabalho pedagógico do professor dos anos iniciais; b) analisa-se quais tipos de práticas docentes têm sido possíveis hoje no contexto da escola que possibilite ao aluno com autismo estar incluído nesse contexto; c) visualiza-se os desafios em relação a práticas docentes no que se refere às aprendizagens das crianças vistas como possibilidades e não como problemas. Desse modo pode-se concluir que o trabalho de intervenção conjunta entre a professora do AEE e a professora de sala de aula desse aluno ainda é algo desafiador que precisa ser construído no contexto da escola. Identifica-se que, por um lado o autismo passa a ser considerado nas políticas a partir de uma mobilização social a fim de garantir direitos às pessoas autistas serem incluídas a partir de uma visão mais clínica e patológica sobre o sujeito por meio de normativas que incidem sobre as escolas e os professores para uma exigência de um laudo clínico aos estudantes que se enquadram nas características pré-definidas pelo último manual de saúde (DSM). O ciclo de codependência entre as políticas públicas educacionais e a prática educativa baseada no diagnóstico precisa ser problematizado.This present capstone project has the goal of analyzing how pedagogy practices resolving around the student with autism disorder in the school context have been developed. For such, a study was initially started about the political orientations that approach the inclusion of students with autism in the school context. Posteriorly it was decided as methodology a case study regarding a student suspecting of autism disorder registered in a basic level school located in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. The data was built through interview (via google forms) with the teacher from Specialized Educational Attendance (SEA) and the regent teacher. Furthermore, the student was observed in the classroom. Were also objects of analysis the student’s notebook and the individual plan developed by the SEA teacher. Through this set of materials it was possible to build three analysis center lines : a) It is identified how the autism disorder is evidenced in school inclusion policies in order to orient the teacher’s pedagogic work in the early years; b) it was analyzed which types of practices have been possible in the school context that allow a student with autism disorder to be included in the context; c) it is viewed the teaching practices referring to children’s learning as possibilities and not problems. This way, we can conclude the conjoint intervention job between SEA’s teacher and the student’s classroom teacher is still something challenging that needs to be built in the school context. It is identified that, on one hand the autism disorder gets to be considered in policies through a social mobilization in order to grant rights to autism disorder-suffering people to be included through a clinic and pathologic view over the subject, through regulations that apply over school and teachers for the requirement of a clinical report to students that fits in the characteristics predefined by the last manual of mental healthcare (DSM). The cycle of codependency between public educational policies and the educational practice based in the diagnoses needs to be problematized.application/pdfporAutismoInclusão escolarPrática pedagógicaAutismSchool inclusionPedagogical praticesPráticas pedagógicas voltadas ao aluno com autismo no contexto da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162975.pdf.txt001162975.pdf.txtExtracted Texttext/plain129420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255140/2/001162975.pdf.txta6f5ec5713099282685bd90e3c20ec77MD52ORIGINAL001162975.pdfTexto completoapplication/pdf1120788http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255140/1/001162975.pdf336fb09154dca89a98b18678744ac908MD5110183/2551402023-03-01 03:30:28.652556oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255140Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:30:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas voltadas ao aluno com autismo no contexto da escola |
title |
Práticas pedagógicas voltadas ao aluno com autismo no contexto da escola |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas voltadas ao aluno com autismo no contexto da escola Carneiro, Aline Dreyer Autismo Inclusão escolar Prática pedagógica Autism School inclusion Pedagogical pratices |
title_short |
Práticas pedagógicas voltadas ao aluno com autismo no contexto da escola |
title_full |
Práticas pedagógicas voltadas ao aluno com autismo no contexto da escola |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas voltadas ao aluno com autismo no contexto da escola |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas voltadas ao aluno com autismo no contexto da escola |
title_sort |
Práticas pedagógicas voltadas ao aluno com autismo no contexto da escola |
author |
Carneiro, Aline Dreyer |
author_facet |
Carneiro, Aline Dreyer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Aline Dreyer |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Klein, Rejane Ramos |
contributor_str_mv |
Klein, Rejane Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Inclusão escolar Prática pedagógica |
topic |
Autismo Inclusão escolar Prática pedagógica Autism School inclusion Pedagogical pratices |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Autism School inclusion Pedagogical pratices |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como as práticas pedagógicas voltadas ao aluno com Autismo no contexto escolar vêm sendo desenvolvidas. Para isto foi realizado inicialmente um estudo sobre as orientações políticas que abordam a inclusão de alunos com autismo no contexto escolar. Posteriormente, optou-se como metodologia a realização de um estudo de caso a respeito de um aluno com suspeita de autismo matriculado numa escola de Ensino Fundamental localizada na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os dados foram constituídos por meio de Entrevista (via google forms) com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e com a professora regente. Além disso, realizou-se observação do aluno em sala de aula. Tomou-se ainda como análise o caderno do aluno e o Plano Individualizado desenvolvido pela professora do AEE. A partir desse conjunto de materiais foi possível construir três eixos de análises: a) identifica-se como o autismo é evidenciado nas políticas de inclusão escolar a fim de orientar o trabalho pedagógico do professor dos anos iniciais; b) analisa-se quais tipos de práticas docentes têm sido possíveis hoje no contexto da escola que possibilite ao aluno com autismo estar incluído nesse contexto; c) visualiza-se os desafios em relação a práticas docentes no que se refere às aprendizagens das crianças vistas como possibilidades e não como problemas. Desse modo pode-se concluir que o trabalho de intervenção conjunta entre a professora do AEE e a professora de sala de aula desse aluno ainda é algo desafiador que precisa ser construído no contexto da escola. Identifica-se que, por um lado o autismo passa a ser considerado nas políticas a partir de uma mobilização social a fim de garantir direitos às pessoas autistas serem incluídas a partir de uma visão mais clínica e patológica sobre o sujeito por meio de normativas que incidem sobre as escolas e os professores para uma exigência de um laudo clínico aos estudantes que se enquadram nas características pré-definidas pelo último manual de saúde (DSM). O ciclo de codependência entre as políticas públicas educacionais e a prática educativa baseada no diagnóstico precisa ser problematizado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T03:22:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255140 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162975 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255140 |
identifier_str_mv |
001162975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255140/2/001162975.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255140/1/001162975.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a6f5ec5713099282685bd90e3c20ec77 336fb09154dca89a98b18678744ac908 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447332105224192 |