Intencionalidade e organização na Educação Infantil: possibilidades para desenvolvimento da imaginação na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47435 |
Resumo: | Neste texto propomos uma reflexão sobre as intervenções pedagógicas na Educação Infantil que possam favorecer o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças, em especial a imaginação. Nosso objetivo foi compreender como ocorre o desenvolvimento da imaginação. A concepção de desenvolvimento humano exposta é amparada por estudos dos pressupostos da Ciência da História e da Teoria Histórico-Cultural. Na pesquisa, com delineamento bibliográfico, priorizamos o texto “Imaginação e Criação na Infância” refletindo sobre as proposições apresentadas nele por Lev Semionovich Vigotski (1896-1934). Entendemos que o estudo do referido texto pode contribuir para a formação de professores, seja inicial ou contínua, mediante a compreensão científica do desenvolvimento da imaginação de crianças.Palavras-Chave: Teoria Histórico-Cultural, Educação Infantil, Imaginação. |
id |
UEM-11_a1c7018eaff9aa433c6e992bb5704110 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/47435 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intencionalidade e organização na Educação Infantil: possibilidades para desenvolvimento da imaginação na infânciaNeste texto propomos uma reflexão sobre as intervenções pedagógicas na Educação Infantil que possam favorecer o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças, em especial a imaginação. Nosso objetivo foi compreender como ocorre o desenvolvimento da imaginação. A concepção de desenvolvimento humano exposta é amparada por estudos dos pressupostos da Ciência da História e da Teoria Histórico-Cultural. Na pesquisa, com delineamento bibliográfico, priorizamos o texto “Imaginação e Criação na Infância” refletindo sobre as proposições apresentadas nele por Lev Semionovich Vigotski (1896-1934). Entendemos que o estudo do referido texto pode contribuir para a formação de professores, seja inicial ou contínua, mediante a compreensão científica do desenvolvimento da imaginação de crianças.Palavras-Chave: Teoria Histórico-Cultural, Educação Infantil, Imaginação.Universidade Estadual de Maringá2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4743510.4025/tpe.v22i1.47435Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 98-1062237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47435/pdf_1Chaves, MartaStein, ViníciusBezerra, Janaína Pereira Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:36:31Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/47435Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:39.979995Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intencionalidade e organização na Educação Infantil: possibilidades para desenvolvimento da imaginação na infância |
title |
Intencionalidade e organização na Educação Infantil: possibilidades para desenvolvimento da imaginação na infância |
spellingShingle |
Intencionalidade e organização na Educação Infantil: possibilidades para desenvolvimento da imaginação na infância Chaves, Marta |
title_short |
Intencionalidade e organização na Educação Infantil: possibilidades para desenvolvimento da imaginação na infância |
title_full |
Intencionalidade e organização na Educação Infantil: possibilidades para desenvolvimento da imaginação na infância |
title_fullStr |
Intencionalidade e organização na Educação Infantil: possibilidades para desenvolvimento da imaginação na infância |
title_full_unstemmed |
Intencionalidade e organização na Educação Infantil: possibilidades para desenvolvimento da imaginação na infância |
title_sort |
Intencionalidade e organização na Educação Infantil: possibilidades para desenvolvimento da imaginação na infância |
author |
Chaves, Marta |
author_facet |
Chaves, Marta Stein, Vinícius Bezerra, Janaína Pereira Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Stein, Vinícius Bezerra, Janaína Pereira Duarte |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Marta Stein, Vinícius Bezerra, Janaína Pereira Duarte |
description |
Neste texto propomos uma reflexão sobre as intervenções pedagógicas na Educação Infantil que possam favorecer o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças, em especial a imaginação. Nosso objetivo foi compreender como ocorre o desenvolvimento da imaginação. A concepção de desenvolvimento humano exposta é amparada por estudos dos pressupostos da Ciência da História e da Teoria Histórico-Cultural. Na pesquisa, com delineamento bibliográfico, priorizamos o texto “Imaginação e Criação na Infância” refletindo sobre as proposições apresentadas nele por Lev Semionovich Vigotski (1896-1934). Entendemos que o estudo do referido texto pode contribuir para a formação de professores, seja inicial ou contínua, mediante a compreensão científica do desenvolvimento da imaginação de crianças.Palavras-Chave: Teoria Histórico-Cultural, Educação Infantil, Imaginação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47435 10.4025/tpe.v22i1.47435 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47435 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v22i1.47435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47435/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 98-106 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157829042176 |