Intencionalidade e organização na Educação Infantil: possibilidades para desenvolvimento da imaginação na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Marta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Stein, Vinícius, Bezerra, Janaína Pereira Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47435
Resumo: Neste texto propomos uma reflexão sobre as intervenções pedagógicas na Educação Infantil que possam favorecer o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças, em especial a imaginação. Nosso objetivo foi compreender como ocorre o desenvolvimento da imaginação. A concepção de desenvolvimento humano exposta é amparada por estudos dos pressupostos da Ciência da História e da Teoria Histórico-Cultural. Na pesquisa, com delineamento bibliográfico, priorizamos o texto “Imaginação e Criação na Infância” refletindo sobre as proposições apresentadas nele por Lev Semionovich Vigotski (1896-1934). Entendemos que o estudo do referido texto pode contribuir para a formação de professores, seja inicial ou contínua, mediante a compreensão científica do desenvolvimento da imaginação de crianças.Palavras-Chave: Teoria Histórico-Cultural, Educação Infantil, Imaginação.
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