HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favoreto, Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Galter, Maria Inalva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
DOI: 10.4025/tpe.v21i1.45205
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45205
Resumo: Este artigo apresenta a concepção pedagógica de Herbart em relação ao seu contexto histórico. O interesse neste estudo surgiu ao verificar que Herbart produziu relevantes considerações sobre a relação entre psicologia, filosofia e pedagogia, bem como sobre a importância do método pedagógico para a formação do caráter do indivíduo e para a construção de uma sociedade harmônica. As análises aqui apresentadas fornecem alguns elementos para compreender os fundamentos da Pedagogia, pensar as práticas educacionais, além de buscar refletir sobre o movimento histórico das teorias educacionais.
id UEM-11_a3f520ce6e1d401e11bf0129b25d8630
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45205
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
spelling HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICAHerbartHistória da PedagogiaSociedadeTeoria Pedagógica de HerbartEste artigo apresenta a concepção pedagógica de Herbart em relação ao seu contexto histórico. O interesse neste estudo surgiu ao verificar que Herbart produziu relevantes considerações sobre a relação entre psicologia, filosofia e pedagogia, bem como sobre a importância do método pedagógico para a formação do caráter do indivíduo e para a construção de uma sociedade harmônica. As análises aqui apresentadas fornecem alguns elementos para compreender os fundamentos da Pedagogia, pensar as práticas educacionais, além de buscar refletir sobre o movimento histórico das teorias educacionais.Universidade Estadual de Maringá2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4520510.4025/tpe.v21i1.45205Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 1 (2018); 129-1412237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45205/pdfFavoreto, AparecidaGalter, Maria Inalvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-23T11:37:28Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45205Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:36.497673Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
title HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
spellingShingle HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
Favoreto, Aparecida
Herbart
História da Pedagogia
Sociedade
Teoria Pedagógica de Herbart
Favoreto, Aparecida
Herbart
História da Pedagogia
Sociedade
Teoria Pedagógica de Herbart
title_short HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
title_full HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
title_fullStr HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
title_full_unstemmed HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
title_sort HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
author Favoreto, Aparecida
author_facet Favoreto, Aparecida
Favoreto, Aparecida
Galter, Maria Inalva
Galter, Maria Inalva
author_role author
author2 Galter, Maria Inalva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Favoreto, Aparecida
Galter, Maria Inalva
dc.subject.por.fl_str_mv Herbart
História da Pedagogia
Sociedade
Teoria Pedagógica de Herbart
topic Herbart
História da Pedagogia
Sociedade
Teoria Pedagógica de Herbart
description Este artigo apresenta a concepção pedagógica de Herbart em relação ao seu contexto histórico. O interesse neste estudo surgiu ao verificar que Herbart produziu relevantes considerações sobre a relação entre psicologia, filosofia e pedagogia, bem como sobre a importância do método pedagógico para a formação do caráter do indivíduo e para a construção de uma sociedade harmônica. As análises aqui apresentadas fornecem alguns elementos para compreender os fundamentos da Pedagogia, pensar as práticas educacionais, além de buscar refletir sobre o movimento histórico das teorias educacionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45205
10.4025/tpe.v21i1.45205
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45205
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v21i1.45205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45205/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 1 (2018); 129-141
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1822179452719726592
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.4025/tpe.v21i1.45205