HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
DOI: | 10.4025/tpe.v21i1.45205 |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45205 |
Resumo: | Este artigo apresenta a concepção pedagógica de Herbart em relação ao seu contexto histórico. O interesse neste estudo surgiu ao verificar que Herbart produziu relevantes considerações sobre a relação entre psicologia, filosofia e pedagogia, bem como sobre a importância do método pedagógico para a formação do caráter do indivíduo e para a construção de uma sociedade harmônica. As análises aqui apresentadas fornecem alguns elementos para compreender os fundamentos da Pedagogia, pensar as práticas educacionais, além de buscar refletir sobre o movimento histórico das teorias educacionais. |
id |
UEM-11_a3f520ce6e1d401e11bf0129b25d8630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45205 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
spelling |
HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICAHerbartHistória da PedagogiaSociedadeTeoria Pedagógica de HerbartEste artigo apresenta a concepção pedagógica de Herbart em relação ao seu contexto histórico. O interesse neste estudo surgiu ao verificar que Herbart produziu relevantes considerações sobre a relação entre psicologia, filosofia e pedagogia, bem como sobre a importância do método pedagógico para a formação do caráter do indivíduo e para a construção de uma sociedade harmônica. As análises aqui apresentadas fornecem alguns elementos para compreender os fundamentos da Pedagogia, pensar as práticas educacionais, além de buscar refletir sobre o movimento histórico das teorias educacionais.Universidade Estadual de Maringá2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4520510.4025/tpe.v21i1.45205Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 1 (2018); 129-1412237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45205/pdfFavoreto, AparecidaGalter, Maria Inalvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-23T11:37:28Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45205Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:36.497673Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA |
title |
HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA |
spellingShingle |
HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA Favoreto, Aparecida Herbart História da Pedagogia Sociedade Teoria Pedagógica de Herbart Favoreto, Aparecida Herbart História da Pedagogia Sociedade Teoria Pedagógica de Herbart |
title_short |
HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA |
title_full |
HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA |
title_fullStr |
HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA |
title_full_unstemmed |
HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA |
title_sort |
HERBART E SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA |
author |
Favoreto, Aparecida |
author_facet |
Favoreto, Aparecida Favoreto, Aparecida Galter, Maria Inalva Galter, Maria Inalva |
author_role |
author |
author2 |
Galter, Maria Inalva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Favoreto, Aparecida Galter, Maria Inalva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Herbart História da Pedagogia Sociedade Teoria Pedagógica de Herbart |
topic |
Herbart História da Pedagogia Sociedade Teoria Pedagógica de Herbart |
description |
Este artigo apresenta a concepção pedagógica de Herbart em relação ao seu contexto histórico. O interesse neste estudo surgiu ao verificar que Herbart produziu relevantes considerações sobre a relação entre psicologia, filosofia e pedagogia, bem como sobre a importância do método pedagógico para a formação do caráter do indivíduo e para a construção de uma sociedade harmônica. As análises aqui apresentadas fornecem alguns elementos para compreender os fundamentos da Pedagogia, pensar as práticas educacionais, além de buscar refletir sobre o movimento histórico das teorias educacionais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45205 10.4025/tpe.v21i1.45205 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45205 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v21i1.45205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45205/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 1 (2018); 129-141 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1822179452719726592 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.4025/tpe.v21i1.45205 |