GOVERNANÇA E REDES POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHERER, Susana SCHNEID
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45417
Resumo: Este estudo investiga as principais instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, que estabelecem parcerias com os sistemas públicos de educação e/ou diretamente com escolas públicas municipais e estaduais situadas no Estado do Rio Grande do Sul (RS), a fim de desvelar algumas intencionalidades e efeitos sobre a educação pública. Com base na abordagem de etnografia de redes de Stephen Ball (2015), que prevê um aprofundamento dos dados investigativos com a coleta de informações virtuais, usaram-se como fontes diferentes sites, materiais e documentos online, visando mapear as formas de atuação destes entes e as redes de relações que estabelecem. Compreende-se que tal discussão se encaixa no quadro da governança que se manifesta, entre outros modos, pelas parcerias público-privadas, e que vem sendo promovida no contexto das estratégias do atual projeto de globalização neoliberal, como novas formas de privatização e abertura de mercados para o setor privado. 
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