Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Susana Schneid
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Flávia Marchi, Cóssio, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
DOI: https://doi.org/10.1590/ES.241715
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6890
https://doi.org/10.1590/ES.241715
Resumo: Neste trabalho, investiga-se a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) nas redes municipais e estadual do estado do Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa subsidiou-se no viés da sociologia crítica, especificamente da metodologia de etnografia de rede, de Stephen Ball, a fim de analisar o contexto de influência, envolvendo as políticas educacionais por meio do uso de novas fontes de dados virtuais. Situam-se as parcerias público-privadas (PPP) como novos mecanismos de privatização, no contexto da globalização, das redefinições do Estado e dos movimentos de Nova Gestão Pública (NGP) e governança. A pesquisa sobre o IAS revelou sua forte atuação e rede de influência política com programas de alfabetização e gestão da educação, e desdobramentos importantes nas concepções e práticas educacionais.
id UFPL_5286058df2acda541da9bcd0aa2593ab
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6890
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-01-21T02:14:56Z2021-01-21T02:14:56Z2020SCHERER, Susana Schneid ; NASCIMENTO, Flávia Marchi ; CÓSSIO, Maria de Fátima . Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 41, p. 1-18, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100957&tlng=pt. Acesso em 20 de janeiro de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6890https://doi.org/10.1590/ES.241715Neste trabalho, investiga-se a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) nas redes municipais e estadual do estado do Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa subsidiou-se no viés da sociologia crítica, especificamente da metodologia de etnografia de rede, de Stephen Ball, a fim de analisar o contexto de influência, envolvendo as políticas educacionais por meio do uso de novas fontes de dados virtuais. Situam-se as parcerias público-privadas (PPP) como novos mecanismos de privatização, no contexto da globalização, das redefinições do Estado e dos movimentos de Nova Gestão Pública (NGP) e governança. A pesquisa sobre o IAS revelou sua forte atuação e rede de influência política com programas de alfabetização e gestão da educação, e desdobramentos importantes nas concepções e práticas educacionais.porScieloEducação públicaParceria público-privadaInstituto Ayrton SennaPublic educationPublic-private partnershipInstituto Ayrton SennaEducación públicaAsociación público-privadaParcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS.Public-private parternships: performance of the Ayrton Senna Institute in the public education of the Brazilian RS State.Alianzas público-privadas: desempeño del Instituto Ayrton Senna en la educación pública del Estado de RS en Brasil.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleScherer, Susana SchneidNascimento, Flávia MarchiCóssio, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTPARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.txtPARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.txtExtracted texttext/plain69743http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/6/PARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.txta7ff3d65a672754c4e0e79db67c269f1MD56open accessTHUMBNAILPARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.jpgPARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1588http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/7/PARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.jpgd948117cee8cb61d4aa58e0ae0009187MD57open accessORIGINALPARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdfPARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdfapplication/pdf180468http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/1/PARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf09aba145a6d9c922a4ae5855b18515beMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/68902023-07-13 03:01:36.091open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6890VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:01:36Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Public-private parternships: performance of the Ayrton Senna Institute in the public education of the Brazilian RS State.
Alianzas público-privadas: desempeño del Instituto Ayrton Senna en la educación pública del Estado de RS en Brasil.
title Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS.
spellingShingle Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS.
Scherer, Susana Schneid
Educação pública
Parceria público-privada
Instituto Ayrton Senna
Public education
Public-private partnership
Instituto Ayrton Senna
Educación pública
Asociación público-privada
title_short Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS.
title_full Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS.
title_fullStr Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS.
title_full_unstemmed Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS.
title_sort Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS.
author Scherer, Susana Schneid
author_facet Scherer, Susana Schneid
Nascimento, Flávia Marchi
Cóssio, Maria de Fátima
author_role author
author2 Nascimento, Flávia Marchi
Cóssio, Maria de Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Susana Schneid
Nascimento, Flávia Marchi
Cóssio, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pública
Parceria público-privada
Instituto Ayrton Senna
Public education
Public-private partnership
Instituto Ayrton Senna
Educación pública
Asociación público-privada
topic Educação pública
Parceria público-privada
Instituto Ayrton Senna
Public education
Public-private partnership
Instituto Ayrton Senna
Educación pública
Asociación público-privada
description Neste trabalho, investiga-se a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) nas redes municipais e estadual do estado do Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa subsidiou-se no viés da sociologia crítica, especificamente da metodologia de etnografia de rede, de Stephen Ball, a fim de analisar o contexto de influência, envolvendo as políticas educacionais por meio do uso de novas fontes de dados virtuais. Situam-se as parcerias público-privadas (PPP) como novos mecanismos de privatização, no contexto da globalização, das redefinições do Estado e dos movimentos de Nova Gestão Pública (NGP) e governança. A pesquisa sobre o IAS revelou sua forte atuação e rede de influência política com programas de alfabetização e gestão da educação, e desdobramentos importantes nas concepções e práticas educacionais.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-21T02:14:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-21T02:14:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHERER, Susana Schneid ; NASCIMENTO, Flávia Marchi ; CÓSSIO, Maria de Fátima . Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 41, p. 1-18, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100957&tlng=pt. Acesso em 20 de janeiro de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6890
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/ES.241715
identifier_str_mv SCHERER, Susana Schneid ; NASCIMENTO, Flávia Marchi ; CÓSSIO, Maria de Fátima . Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 41, p. 1-18, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100957&tlng=pt. Acesso em 20 de janeiro de 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6890
https://doi.org/10.1590/ES.241715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Scielo
publisher.none.fl_str_mv Scielo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/6/PARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/7/PARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/1/PARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a7ff3d65a672754c4e0e79db67c269f1
d948117cee8cb61d4aa58e0ae0009187
09aba145a6d9c922a4ae5855b18515be
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1823410268657418240