Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
DOI: | https://doi.org/10.1590/ES.241715 |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6890 https://doi.org/10.1590/ES.241715 |
Resumo: | Neste trabalho, investiga-se a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) nas redes municipais e estadual do estado do Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa subsidiou-se no viés da sociologia crítica, especificamente da metodologia de etnografia de rede, de Stephen Ball, a fim de analisar o contexto de influência, envolvendo as políticas educacionais por meio do uso de novas fontes de dados virtuais. Situam-se as parcerias público-privadas (PPP) como novos mecanismos de privatização, no contexto da globalização, das redefinições do Estado e dos movimentos de Nova Gestão Pública (NGP) e governança. A pesquisa sobre o IAS revelou sua forte atuação e rede de influência política com programas de alfabetização e gestão da educação, e desdobramentos importantes nas concepções e práticas educacionais. |
id |
UFPL_5286058df2acda541da9bcd0aa2593ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6890 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-01-21T02:14:56Z2021-01-21T02:14:56Z2020SCHERER, Susana Schneid ; NASCIMENTO, Flávia Marchi ; CÓSSIO, Maria de Fátima . Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 41, p. 1-18, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100957&tlng=pt. Acesso em 20 de janeiro de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6890https://doi.org/10.1590/ES.241715Neste trabalho, investiga-se a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) nas redes municipais e estadual do estado do Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa subsidiou-se no viés da sociologia crítica, especificamente da metodologia de etnografia de rede, de Stephen Ball, a fim de analisar o contexto de influência, envolvendo as políticas educacionais por meio do uso de novas fontes de dados virtuais. Situam-se as parcerias público-privadas (PPP) como novos mecanismos de privatização, no contexto da globalização, das redefinições do Estado e dos movimentos de Nova Gestão Pública (NGP) e governança. A pesquisa sobre o IAS revelou sua forte atuação e rede de influência política com programas de alfabetização e gestão da educação, e desdobramentos importantes nas concepções e práticas educacionais.porScieloEducação públicaParceria público-privadaInstituto Ayrton SennaPublic educationPublic-private partnershipInstituto Ayrton SennaEducación públicaAsociación público-privadaParcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS.Public-private parternships: performance of the Ayrton Senna Institute in the public education of the Brazilian RS State.Alianzas público-privadas: desempeño del Instituto Ayrton Senna en la educación pública del Estado de RS en Brasil.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleScherer, Susana SchneidNascimento, Flávia MarchiCóssio, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTPARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.txtPARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.txtExtracted texttext/plain69743http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/6/PARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.txta7ff3d65a672754c4e0e79db67c269f1MD56open accessTHUMBNAILPARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.jpgPARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1588http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/7/PARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.jpgd948117cee8cb61d4aa58e0ae0009187MD57open accessORIGINALPARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdfPARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdfapplication/pdf180468http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/1/PARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf09aba145a6d9c922a4ae5855b18515beMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/68902023-07-13 03:01:36.091open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6890VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:01:36Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Public-private parternships: performance of the Ayrton Senna Institute in the public education of the Brazilian RS State. Alianzas público-privadas: desempeño del Instituto Ayrton Senna en la educación pública del Estado de RS en Brasil. |
title |
Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. |
spellingShingle |
Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. Scherer, Susana Schneid Educação pública Parceria público-privada Instituto Ayrton Senna Public education Public-private partnership Instituto Ayrton Senna Educación pública Asociación público-privada |
title_short |
Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. |
title_full |
Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. |
title_fullStr |
Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. |
title_full_unstemmed |
Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. |
title_sort |
Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. |
author |
Scherer, Susana Schneid |
author_facet |
Scherer, Susana Schneid Nascimento, Flávia Marchi Cóssio, Maria de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Flávia Marchi Cóssio, Maria de Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scherer, Susana Schneid Nascimento, Flávia Marchi Cóssio, Maria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pública Parceria público-privada Instituto Ayrton Senna Public education Public-private partnership Instituto Ayrton Senna Educación pública Asociación público-privada |
topic |
Educação pública Parceria público-privada Instituto Ayrton Senna Public education Public-private partnership Instituto Ayrton Senna Educación pública Asociación público-privada |
description |
Neste trabalho, investiga-se a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) nas redes municipais e estadual do estado do Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa subsidiou-se no viés da sociologia crítica, especificamente da metodologia de etnografia de rede, de Stephen Ball, a fim de analisar o contexto de influência, envolvendo as políticas educacionais por meio do uso de novas fontes de dados virtuais. Situam-se as parcerias público-privadas (PPP) como novos mecanismos de privatização, no contexto da globalização, das redefinições do Estado e dos movimentos de Nova Gestão Pública (NGP) e governança. A pesquisa sobre o IAS revelou sua forte atuação e rede de influência política com programas de alfabetização e gestão da educação, e desdobramentos importantes nas concepções e práticas educacionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-21T02:14:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-21T02:14:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SCHERER, Susana Schneid ; NASCIMENTO, Flávia Marchi ; CÓSSIO, Maria de Fátima . Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 41, p. 1-18, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100957&tlng=pt. Acesso em 20 de janeiro de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6890 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.1590/ES.241715 |
identifier_str_mv |
SCHERER, Susana Schneid ; NASCIMENTO, Flávia Marchi ; CÓSSIO, Maria de Fátima . Parcerias público-privadas: atuação do Instituto Ayrton Senna na educação pública do Estado do RS. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, v. 41, p. 1-18, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100957&tlng=pt. Acesso em 20 de janeiro de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6890 https://doi.org/10.1590/ES.241715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Scielo |
publisher.none.fl_str_mv |
Scielo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/6/PARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/7/PARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/1/PARCERIAS_PUBLICO_PRIVADAS.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6890/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7ff3d65a672754c4e0e79db67c269f1 d948117cee8cb61d4aa58e0ae0009187 09aba145a6d9c922a4ae5855b18515be 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1823410268657418240 |