ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanzuita da Silva, Sandra Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva Ferreira, Valéria, Veiga Casanova, Leticia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45395
Resumo: Resumo: Ao longo dos últimos dez anos, as políticas públicas educacionais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento têm privilegiado um modelo de privatização, por meio de parcerias público-privadas. Nesse sentido, este artigo apresenta as reflexões de duas teses de Doutorado que utilizaram pesquisas documentais em sites oficiais brasileiros, sites de instituições, entre outros, na perspectiva de revelar a rede de relações e conexões entre estado, sociedade civil e organizações multilaterais que buscam empregar a lógica do mercado na educação. Essas duas pesquisas apontam que a utilização de estratégias mercadológicas de marketing, foco deste artigo, tem tornado a educação um produto atraente e lucrativo. Essas estratégias são utilizadas tanto para atrair um determinado perfil de público para formação de professores, quanto para o convencimento das famílias no gerenciamento da performance de seus filhos. Ball e Foucault são as principais bases teóricas dessas pesquisas.Palavras-chave: Formação de professores. Família e escola. Marketização.
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