ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45395 |
Resumo: | Resumo: Ao longo dos últimos dez anos, as políticas públicas educacionais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento têm privilegiado um modelo de privatização, por meio de parcerias público-privadas. Nesse sentido, este artigo apresenta as reflexões de duas teses de Doutorado que utilizaram pesquisas documentais em sites oficiais brasileiros, sites de instituições, entre outros, na perspectiva de revelar a rede de relações e conexões entre estado, sociedade civil e organizações multilaterais que buscam empregar a lógica do mercado na educação. Essas duas pesquisas apontam que a utilização de estratégias mercadológicas de marketing, foco deste artigo, tem tornado a educação um produto atraente e lucrativo. Essas estratégias são utilizadas tanto para atrair um determinado perfil de público para formação de professores, quanto para o convencimento das famílias no gerenciamento da performance de seus filhos. Ball e Foucault são as principais bases teóricas dessas pesquisas.Palavras-chave: Formação de professores. Família e escola. Marketização. |
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ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS NA EDUCAÇÃOFormação de professoresFamília e escolaMarketização.Privatização da EducaçãoResumo: Ao longo dos últimos dez anos, as políticas públicas educacionais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento têm privilegiado um modelo de privatização, por meio de parcerias público-privadas. Nesse sentido, este artigo apresenta as reflexões de duas teses de Doutorado que utilizaram pesquisas documentais em sites oficiais brasileiros, sites de instituições, entre outros, na perspectiva de revelar a rede de relações e conexões entre estado, sociedade civil e organizações multilaterais que buscam empregar a lógica do mercado na educação. Essas duas pesquisas apontam que a utilização de estratégias mercadológicas de marketing, foco deste artigo, tem tornado a educação um produto atraente e lucrativo. Essas estratégias são utilizadas tanto para atrair um determinado perfil de público para formação de professores, quanto para o convencimento das famílias no gerenciamento da performance de seus filhos. Ball e Foucault são as principais bases teóricas dessas pesquisas.Palavras-chave: Formação de professores. Família e escola. Marketização.Universidade Estadual de Maringá2018-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de pesquisa; Pesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4539510.4025/tpe.v21i3.45395Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 3 (2018); 15-262237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45395/pdfVanzuita da Silva, Sandra CristinaSilva Ferreira, ValériaVeiga Casanova, Leticiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:45:03Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45395Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:37.313014Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
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