A NOVA CLASSE TRABALHADORA VAI AO ENSINO SUPERIOR: UM RETRATO DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49993 |
Resumo: | O objetivo do trabalho foi apresentar o panorama da privatização das licenciaturas em Educação Física (EF) no Estado do Espírito Santo (ES) e o perfil dos estudantes que freqüentam estes cursos. Foi feita uma pesquisa documental, tendo como fonte o Censo de Ensino Superior/2015, os cursos cadastrados no Brasil, os relatórios do ENADE/14 e o Ranking das universidades brasileiras/2017. Os dados foram interpretados a luz dos conceitos de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Os resultados indicam que 96,5% dos cursos no ES estão na rede privada. Os estudantes pertencem à “nova classe trabalhadora” brasileira, vieram da escola pública e com baixo capital cultural familiar. Isso traz à tona a necessidade de repensar as práticas didático-pedagógicas nos cursos de EF. |
id |
UFG-4_1fd0a64c98d84ae693275a2de36e90ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/49993 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A NOVA CLASSE TRABALHADORA VAI AO ENSINO SUPERIOR: UM RETRATO DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTOEducação FísicaLicenciaturaPrivatizaçãoClasse SocialEnsino Superior e Formação de ProfessoresO objetivo do trabalho foi apresentar o panorama da privatização das licenciaturas em Educação Física (EF) no Estado do Espírito Santo (ES) e o perfil dos estudantes que freqüentam estes cursos. Foi feita uma pesquisa documental, tendo como fonte o Censo de Ensino Superior/2015, os cursos cadastrados no Brasil, os relatórios do ENADE/14 e o Ranking das universidades brasileiras/2017. Os dados foram interpretados a luz dos conceitos de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Os resultados indicam que 96,5% dos cursos no ES estão na rede privada. Os estudantes pertencem à “nova classe trabalhadora” brasileira, vieram da escola pública e com baixo capital cultural familiar. Isso traz à tona a necessidade de repensar as práticas didático-pedagógicas nos cursos de EF.Universidade Federal de Goiás2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa documentalapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4999310.5216/rpp.v21i3.49993Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/49993/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGerez, Alessandra GalveBracht, Valter2021-04-20T13:02:35Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/49993Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:20.809878Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A NOVA CLASSE TRABALHADORA VAI AO ENSINO SUPERIOR: UM RETRATO DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO |
title |
A NOVA CLASSE TRABALHADORA VAI AO ENSINO SUPERIOR: UM RETRATO DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO |
spellingShingle |
A NOVA CLASSE TRABALHADORA VAI AO ENSINO SUPERIOR: UM RETRATO DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Gerez, Alessandra Galve Educação Física Licenciatura Privatização Classe Social Ensino Superior e Formação de Professores |
title_short |
A NOVA CLASSE TRABALHADORA VAI AO ENSINO SUPERIOR: UM RETRATO DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO |
title_full |
A NOVA CLASSE TRABALHADORA VAI AO ENSINO SUPERIOR: UM RETRATO DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO |
title_fullStr |
A NOVA CLASSE TRABALHADORA VAI AO ENSINO SUPERIOR: UM RETRATO DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO |
title_full_unstemmed |
A NOVA CLASSE TRABALHADORA VAI AO ENSINO SUPERIOR: UM RETRATO DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO |
title_sort |
A NOVA CLASSE TRABALHADORA VAI AO ENSINO SUPERIOR: UM RETRATO DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO |
author |
Gerez, Alessandra Galve |
author_facet |
Gerez, Alessandra Galve Bracht, Valter |
author_role |
author |
author2 |
Bracht, Valter |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gerez, Alessandra Galve Bracht, Valter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Licenciatura Privatização Classe Social Ensino Superior e Formação de Professores |
topic |
Educação Física Licenciatura Privatização Classe Social Ensino Superior e Formação de Professores |
description |
O objetivo do trabalho foi apresentar o panorama da privatização das licenciaturas em Educação Física (EF) no Estado do Espírito Santo (ES) e o perfil dos estudantes que freqüentam estes cursos. Foi feita uma pesquisa documental, tendo como fonte o Censo de Ensino Superior/2015, os cursos cadastrados no Brasil, os relatórios do ENADE/14 e o Ranking das universidades brasileiras/2017. Os dados foram interpretados a luz dos conceitos de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Os resultados indicam que 96,5% dos cursos no ES estão na rede privada. Os estudantes pertencem à “nova classe trabalhadora” brasileira, vieram da escola pública e com baixo capital cultural familiar. Isso traz à tona a necessidade de repensar as práticas didático-pedagógicas nos cursos de EF. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49993 10.5216/rpp.v21i3.49993 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49993 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i3.49993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49993/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858861985792 |