Análise das dissertações publicadas pelo PPGED/UFRN, na esfera da formação docente vinculada à inclusão dos deficientes (2015-2017)
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45563 |
Resumo: | Almeja-se analisar as dissertações voltadas à formação docente inclusiva, defendidas entre 2015 e 2017, no âmbito do PPGED/UFRN. Elegeu-se a pesquisa exploratória, com a utilização dos levantamentos bibliográfico e documental, para a coleta de dados, e a abordagem de cunho quali-quantitativo para a interpretação destes. A fundamentação teórica encontrou embasamento nos estudos de Nunes (2001), Kuramoto (2006), Grassi (2008), Almeida (2013), Paschoarelli, Medola e Bonfim (2015). Observou-se que as 12 dissertações examinadas, apesar dos distintos contextos de análise, conversam entre si nas conclusões e nas proposições colocadas, podendo-se sintetizá-las pelo descompasso entre o ensino que vem sendo oferecido e as demandas reais dos estudantes com deficiência. Sugeriram, assim, maior investimento em formação docente, pautando-se no princípio de respeito às diferenças. |
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Análise das dissertações publicadas pelo PPGED/UFRN, na esfera da formação docente vinculada à inclusão dos deficientes (2015-2017)Almeja-se analisar as dissertações voltadas à formação docente inclusiva, defendidas entre 2015 e 2017, no âmbito do PPGED/UFRN. Elegeu-se a pesquisa exploratória, com a utilização dos levantamentos bibliográfico e documental, para a coleta de dados, e a abordagem de cunho quali-quantitativo para a interpretação destes. A fundamentação teórica encontrou embasamento nos estudos de Nunes (2001), Kuramoto (2006), Grassi (2008), Almeida (2013), Paschoarelli, Medola e Bonfim (2015). Observou-se que as 12 dissertações examinadas, apesar dos distintos contextos de análise, conversam entre si nas conclusões e nas proposições colocadas, podendo-se sintetizá-las pelo descompasso entre o ensino que vem sendo oferecido e as demandas reais dos estudantes com deficiência. Sugeriram, assim, maior investimento em formação docente, pautando-se no princípio de respeito às diferenças.Universidade Estadual de Maringá2019-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4556310.4025/tpe.v22i2.45563Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 2 (2019); 41-552237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45563/pdf_1Ferreira Cavalcante, IlaneAlbuquerque, Judithe da Costa Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:34:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45563Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:38.161410Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
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