O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25463 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consistiu em investigar as tarefas mais comuns realizadas pelas crianças noprimeiro ano do Ensino Fundamental, a fim de compreender como o ensino de matemática é desenvolvidonesse nível de escolarização. Elegemos como fonte de pesquisa os cadernos dos estudantes do primeiro anode escolas municipais da rede pública de ensino. Os resultados dessa investigação revelaram que há ênfase notrabalho com o código alfabético sem a articulação sistematizada com as diferentes áreas do conhecimento,dentre as quais destacamos a matemática. Verificamos, também, a predominância de tarefas do eixo deconhecimento Números e Operações, constatando o predomínio na apropriação dos signos numéricos emdetrimento ao trabalho com outros conceitos matemáticos. Este estudo demonstra a necessidade de serepensar a concepção de matemática presente nas práticas pedagógicas nos anos iniciais de escolarização. |
id |
UEM-11_d73b42b94df90f8a273a2dc3d50c0d97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/25463 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolaresEnsino de matemáticaOrganização do ensinoApropriação conceitualO objetivo deste trabalho consistiu em investigar as tarefas mais comuns realizadas pelas crianças noprimeiro ano do Ensino Fundamental, a fim de compreender como o ensino de matemática é desenvolvidonesse nível de escolarização. Elegemos como fonte de pesquisa os cadernos dos estudantes do primeiro anode escolas municipais da rede pública de ensino. Os resultados dessa investigação revelaram que há ênfase notrabalho com o código alfabético sem a articulação sistematizada com as diferentes áreas do conhecimento,dentre as quais destacamos a matemática. Verificamos, também, a predominância de tarefas do eixo deconhecimento Números e Operações, constatando o predomínio na apropriação dos signos numéricos emdetrimento ao trabalho com outros conceitos matemáticos. Este estudo demonstra a necessidade de serepensar a concepção de matemática presente nas práticas pedagógicas nos anos iniciais de escolarização.Universidade Estadual de Maringá2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/2546310.4025/tpe.v16i3.25463Teoria e Prática da Educação; v. 16 n. 3 (2013); 115-1242237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25463/pdf_21Moraes, Silvia Pereira Gonzaga deVignoto, Julianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T11:31:06Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/25463Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:27.711686Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares |
title |
O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares |
spellingShingle |
O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de Ensino de matemática Organização do ensino Apropriação conceitual |
title_short |
O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares |
title_full |
O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares |
title_fullStr |
O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares |
title_full_unstemmed |
O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares |
title_sort |
O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares |
author |
Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de |
author_facet |
Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de Vignoto, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Vignoto, Juliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de Vignoto, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Organização do ensino Apropriação conceitual |
topic |
Ensino de matemática Organização do ensino Apropriação conceitual |
description |
O objetivo deste trabalho consistiu em investigar as tarefas mais comuns realizadas pelas crianças noprimeiro ano do Ensino Fundamental, a fim de compreender como o ensino de matemática é desenvolvidonesse nível de escolarização. Elegemos como fonte de pesquisa os cadernos dos estudantes do primeiro anode escolas municipais da rede pública de ensino. Os resultados dessa investigação revelaram que há ênfase notrabalho com o código alfabético sem a articulação sistematizada com as diferentes áreas do conhecimento,dentre as quais destacamos a matemática. Verificamos, também, a predominância de tarefas do eixo deconhecimento Números e Operações, constatando o predomínio na apropriação dos signos numéricos emdetrimento ao trabalho com outros conceitos matemáticos. Este estudo demonstra a necessidade de serepensar a concepção de matemática presente nas práticas pedagógicas nos anos iniciais de escolarização. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25463 10.4025/tpe.v16i3.25463 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25463 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v16i3.25463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25463/pdf_21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 16 n. 3 (2013); 115-124 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207156614791168 |