O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vignoto, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25463
Resumo: O objetivo deste trabalho consistiu em investigar as tarefas mais comuns realizadas pelas crianças noprimeiro ano do Ensino Fundamental, a fim de compreender como o ensino de matemática é desenvolvidonesse nível de escolarização. Elegemos como fonte de pesquisa os cadernos dos estudantes do primeiro anode escolas municipais da rede pública de ensino. Os resultados dessa investigação revelaram que há ênfase notrabalho com o código alfabético sem a articulação sistematizada com as diferentes áreas do conhecimento,dentre as quais destacamos a matemática. Verificamos, também, a predominância de tarefas do eixo deconhecimento Números e Operações, constatando o predomínio na apropriação dos signos numéricos emdetrimento ao trabalho com outros conceitos matemáticos. Este estudo demonstra a necessidade de serepensar a concepção de matemática presente nas práticas pedagógicas nos anos iniciais de escolarização.
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