LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45719 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo identificar o Estilo de Vida e as barreiras para a prática de atividade física de docentes universitários. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 41 docentes de uma universidade pública do sudoeste da Bahia. Utilizou-se dois questionários, o Perfil do Estilo de Vida Individual e o questionário de percepção de barreiras para a prática de atividade física. Os dados foram analisados pelo programa SPSS 22.00.O Estilo de Vida foi considerado negativo para todos os docentes e as principais barreiras identificadas se concentram nas dimensões sociais e comportamental. Conclui-se que, apesar de ter conhecimento sobre a importância de manter um estilo de vida saudável, nenhum docente foi classificado com Estilo de Vida positivo e que quanto maior o índice negativo do estilo de vida, maior era o número de barreiras para a prática de atividade física. |
id |
UEM-11_db64736788496393e79631e066137102 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45719 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERSESTILO DE VIDA Y BARRERAS PARA LA PRÁCTICA DE LA ACTIVIDAD FÍSICA DE PROFESORES UNIVERSITARIOSESTILO DE VIDA E BARREIRAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOSAtividade FísicaBarreirasEstilo de vidaEste estudo teve por objetivo identificar o Estilo de Vida e as barreiras para a prática de atividade física de docentes universitários. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 41 docentes de uma universidade pública do sudoeste da Bahia. Utilizou-se dois questionários, o Perfil do Estilo de Vida Individual e o questionário de percepção de barreiras para a prática de atividade física. Os dados foram analisados pelo programa SPSS 22.00.O Estilo de Vida foi considerado negativo para todos os docentes e as principais barreiras identificadas se concentram nas dimensões sociais e comportamental. Conclui-se que, apesar de ter conhecimento sobre a importância de manter um estilo de vida saudável, nenhum docente foi classificado com Estilo de Vida positivo e que quanto maior o índice negativo do estilo de vida, maior era o número de barreiras para a prática de atividade física.Universidade Estadual de Maringá2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTEXTOapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4571910.4025/tpe.v23i3.45719Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 3 (2020); 132-1492237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45719/751375151437Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Berta Leni CostaAlmeida, Ariane Ramos deRodrigues, Geyse Magalhães Pinto Fagundes, Heldina PereiraNunes, Cláudio Pinto2021-12-18T03:08:48Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45719Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:38.684117Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS ESTILO DE VIDA Y BARRERAS PARA LA PRÁCTICA DE LA ACTIVIDAD FÍSICA DE PROFESORES UNIVERSITARIOS ESTILO DE VIDA E BARREIRAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS |
title |
LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS |
spellingShingle |
LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS Cardoso, Berta Leni Costa Atividade Física Barreiras Estilo de vida |
title_short |
LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS |
title_full |
LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS |
title_fullStr |
LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS |
title_full_unstemmed |
LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS |
title_sort |
LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS |
author |
Cardoso, Berta Leni Costa |
author_facet |
Cardoso, Berta Leni Costa Almeida, Ariane Ramos de Rodrigues, Geyse Magalhães Pinto Fagundes, Heldina Pereira Nunes, Cláudio Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Ariane Ramos de Rodrigues, Geyse Magalhães Pinto Fagundes, Heldina Pereira Nunes, Cláudio Pinto |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Berta Leni Costa Almeida, Ariane Ramos de Rodrigues, Geyse Magalhães Pinto Fagundes, Heldina Pereira Nunes, Cláudio Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade Física Barreiras Estilo de vida |
topic |
Atividade Física Barreiras Estilo de vida |
description |
Este estudo teve por objetivo identificar o Estilo de Vida e as barreiras para a prática de atividade física de docentes universitários. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 41 docentes de uma universidade pública do sudoeste da Bahia. Utilizou-se dois questionários, o Perfil do Estilo de Vida Individual e o questionário de percepção de barreiras para a prática de atividade física. Os dados foram analisados pelo programa SPSS 22.00.O Estilo de Vida foi considerado negativo para todos os docentes e as principais barreiras identificadas se concentram nas dimensões sociais e comportamental. Conclui-se que, apesar de ter conhecimento sobre a importância de manter um estilo de vida saudável, nenhum docente foi classificado com Estilo de Vida positivo e que quanto maior o índice negativo do estilo de vida, maior era o número de barreiras para a prática de atividade física. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion TEXTO |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45719 10.4025/tpe.v23i3.45719 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45719 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v23i3.45719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45719/751375151437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 3 (2020); 132-149 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157794439168 |