LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Berta Leni Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Almeida, Ariane Ramos de, Rodrigues, Geyse Magalhães, Pinto Fagundes, Heldina Pereira, Nunes, Cláudio Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45719
Resumo: Este estudo teve por objetivo identificar o Estilo de Vida e as barreiras para a prática de atividade física de docentes universitários. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 41 docentes de uma universidade pública do sudoeste da Bahia. Utilizou-se dois questionários, o Perfil do Estilo de Vida Individual e o questionário de percepção de barreiras para a prática de atividade física. Os dados foram analisados pelo programa SPSS 22.00.O Estilo de Vida foi considerado negativo para todos os docentes e as principais barreiras identificadas se concentram nas dimensões sociais e comportamental. Conclui-se que, apesar de ter conhecimento sobre a importância de manter um estilo de vida saudável, nenhum docente foi classificado com Estilo de Vida positivo e que quanto maior o índice negativo do estilo de vida, maior era o número de barreiras para a prática de atividade física.
id UEM-11_db64736788496393e79631e066137102
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/45719
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERSESTILO DE VIDA Y BARRERAS PARA LA PRÁCTICA DE LA ACTIVIDAD FÍSICA DE PROFESORES UNIVERSITARIOSESTILO DE VIDA E BARREIRAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOSAtividade FísicaBarreirasEstilo de vidaEste estudo teve por objetivo identificar o Estilo de Vida e as barreiras para a prática de atividade física de docentes universitários. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 41 docentes de uma universidade pública do sudoeste da Bahia. Utilizou-se dois questionários, o Perfil do Estilo de Vida Individual e o questionário de percepção de barreiras para a prática de atividade física. Os dados foram analisados pelo programa SPSS 22.00.O Estilo de Vida foi considerado negativo para todos os docentes e as principais barreiras identificadas se concentram nas dimensões sociais e comportamental. Conclui-se que, apesar de ter conhecimento sobre a importância de manter um estilo de vida saudável, nenhum docente foi classificado com Estilo de Vida positivo e que quanto maior o índice negativo do estilo de vida, maior era o número de barreiras para a prática de atividade física.Universidade Estadual de Maringá2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTEXTOapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4571910.4025/tpe.v23i3.45719Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 3 (2020); 132-1492237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45719/751375151437Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Berta Leni CostaAlmeida, Ariane Ramos deRodrigues, Geyse Magalhães Pinto Fagundes, Heldina PereiraNunes, Cláudio Pinto2021-12-18T03:08:48Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/45719Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:38.684117Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS
ESTILO DE VIDA Y BARRERAS PARA LA PRÁCTICA DE LA ACTIVIDAD FÍSICA DE PROFESORES UNIVERSITARIOS
ESTILO DE VIDA E BARREIRAS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS
title LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS
spellingShingle LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS
Cardoso, Berta Leni Costa
Atividade Física
Barreiras
Estilo de vida
title_short LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS
title_full LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS
title_fullStr LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS
title_full_unstemmed LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS
title_sort LIFESTYLE AND BARRIERS FOR THE PRACTICE OF PHYSICAL ACTIVITY OF UNIVERSITY TEACHERS
author Cardoso, Berta Leni Costa
author_facet Cardoso, Berta Leni Costa
Almeida, Ariane Ramos de
Rodrigues, Geyse Magalhães
Pinto Fagundes, Heldina Pereira
Nunes, Cláudio Pinto
author_role author
author2 Almeida, Ariane Ramos de
Rodrigues, Geyse Magalhães
Pinto Fagundes, Heldina Pereira
Nunes, Cláudio Pinto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Berta Leni Costa
Almeida, Ariane Ramos de
Rodrigues, Geyse Magalhães
Pinto Fagundes, Heldina Pereira
Nunes, Cláudio Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade Física
Barreiras
Estilo de vida
topic Atividade Física
Barreiras
Estilo de vida
description Este estudo teve por objetivo identificar o Estilo de Vida e as barreiras para a prática de atividade física de docentes universitários. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 41 docentes de uma universidade pública do sudoeste da Bahia. Utilizou-se dois questionários, o Perfil do Estilo de Vida Individual e o questionário de percepção de barreiras para a prática de atividade física. Os dados foram analisados pelo programa SPSS 22.00.O Estilo de Vida foi considerado negativo para todos os docentes e as principais barreiras identificadas se concentram nas dimensões sociais e comportamental. Conclui-se que, apesar de ter conhecimento sobre a importância de manter um estilo de vida saudável, nenhum docente foi classificado com Estilo de Vida positivo e que quanto maior o índice negativo do estilo de vida, maior era o número de barreiras para a prática de atividade física.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
TEXTO
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45719
10.4025/tpe.v23i3.45719
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45719
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v23i3.45719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/45719/751375151437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 3 (2020); 132-149
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157794439168