A RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E EXPRESSÃO FISICO-MOTORA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AO NÍVEL DO TEMPO DE EXECUÇÃO DE TAREFAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrano, João
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: afonso, Paulo, Mesquita, Helena, Alves, Alice, Honório, Samuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/42270
Resumo: O objetivo foi analisar se existe correlação entre a velocidade de execução de tarefas matemáticas resolvidas com sucesso e a velocidade de execução de tarefas do domínio motor. Participaram 22 crianças que realizaram três atividades cronometradas, individualmente, uma para cada domínio e uma conjunta. Foi usado o programa estatístico SPSS (versão 20).  Após análise e tratamento dos dados obtivemos correlação positiva para todos os testes, um índice de correlação r=0,051 para o teste entre a atividade de Matemática e a atividade de Expressão Motora, revelando-se assim uma correlação ínfima positiva. O teste entre a atividade de Matemática e a atividade conjunta originou um índice de correlação r=0,749, ou seja, uma correlação moderada positiva. No teste entre a atividade de Expressão Motora e a atividade conjunta, conseguimos um índice de correlação r=0,191, o que nos indica uma correlação fraca positiva.
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