A SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR SOBRE O DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS PLÁSTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helton Roger da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Helotonio Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vitruvian Cogitationes
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/67424
Resumo: The uncontrolled plastic use has been causing several environmental problems, mainly due to its irregular disposal, making it essential to raise awareness of the entire population. This work seeks to debate and show the importance of this theme with deaf students, developing teaching and learning methods about the problems associated with plastic waste, considering that these students communicate by the Brazilian Sign Language (Libras). Thus, a bilingual didactic sequence was elaborated with a view to inclusion, important for the development of these students and their relationship with the environment.
id UEM-13_52bd107d8c9e7bd50224d6dc75d7d75e
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/67424
network_acronym_str UEM-13
network_name_str Vitruvian Cogitationes
repository_id_str
spelling A SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR SOBRE O DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS PLÁSTICOSBrazilian Sign Language (Libras)Plastic PollutionSocial InclusionLibrasContaminación plásticaInclusión socialLibrasPoluição por plásticosInclusão SocialThe uncontrolled plastic use has been causing several environmental problems, mainly due to its irregular disposal, making it essential to raise awareness of the entire population. This work seeks to debate and show the importance of this theme with deaf students, developing teaching and learning methods about the problems associated with plastic waste, considering that these students communicate by the Brazilian Sign Language (Libras). Thus, a bilingual didactic sequence was elaborated with a view to inclusion, important for the development of these students and their relationship with the environment.El consumo desenfrenado de plásticos ha venido ocasionando varios problemas ambientales, principalmente por su disposición irregular, por lo que se hace imprescindible la sensibilización y concienciación de toda la población. Este trabajo busca discutir y mostrar la importancia de este tema con estudiantes sordos, desarrollando métodos de enseñanza y aprendizaje sobre los problemas asociados a los residuos plásticos, considerando que estos estudiantes se comunican utilizando la Lengua de Signos Brasileña (Libras). Así, se elaboró una secuencia didáctica bilingüe con un enfoque de inclusión, importante para el desarrollo de estos estudiantes y su relación con el entorno.O consumo desenfreado de plásticos vem causando diversos problemas ambientais, devido principalmente ao seu descarte irregular, tornando imprescindível a conscientização e sensibilização de toda população. Este trabalho busca debater e mostrar a importância desta temática com alunos surdos, desenvolvendo métodos de ensino e aprendizagem sobre os problemas associados ao lixo plástico, considerando que esses alunos se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim, foi elaborada uma sequência didática bilíngue com olhar para a inclusão, importante para o desenvolvimento destes alunos e sua relação com o meio ambiente.Eduem2023-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/6742410.4025/rvc.v4i1.67424Vitruvian Cogitationes; v. 4 n. 1 (2023): número temático; 52-592675-9616reponame:Vitruvian Cogitationesinstname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/67424/751375155539Copyright (c) 2023 Revista Vitruvian Cogitationesinfo:eu-repo/semantics/openAccessHelton Roger da SilvaHelotonio CarvalhoHelotonio Carvalho2023-11-11T19:58:13Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/67424Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationesPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/oairvc@uem.br2675-96162675-9616opendoar:2023-11-11T19:58:13Vitruvian Cogitationes - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR SOBRE O DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS PLÁSTICOS
title A SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR SOBRE O DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS PLÁSTICOS
spellingShingle A SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR SOBRE O DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS PLÁSTICOS
Helton Roger da Silva
Brazilian Sign Language (Libras)
Plastic Pollution
Social Inclusion
Libras
Contaminación plástica
Inclusión social
Libras
Poluição por plásticos
Inclusão Social
title_short A SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR SOBRE O DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS PLÁSTICOS
title_full A SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR SOBRE O DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS PLÁSTICOS
title_fullStr A SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR SOBRE O DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS PLÁSTICOS
title_full_unstemmed A SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR SOBRE O DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS PLÁSTICOS
title_sort A SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR SOBRE O DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS PLÁSTICOS
author Helton Roger da Silva
author_facet Helton Roger da Silva
Helotonio Carvalho
author_role author
author2 Helotonio Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Helton Roger da Silva
Helotonio Carvalho
Helotonio Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Brazilian Sign Language (Libras)
Plastic Pollution
Social Inclusion
Libras
Contaminación plástica
Inclusión social
Libras
Poluição por plásticos
Inclusão Social
topic Brazilian Sign Language (Libras)
Plastic Pollution
Social Inclusion
Libras
Contaminación plástica
Inclusión social
Libras
Poluição por plásticos
Inclusão Social
description The uncontrolled plastic use has been causing several environmental problems, mainly due to its irregular disposal, making it essential to raise awareness of the entire population. This work seeks to debate and show the importance of this theme with deaf students, developing teaching and learning methods about the problems associated with plastic waste, considering that these students communicate by the Brazilian Sign Language (Libras). Thus, a bilingual didactic sequence was elaborated with a view to inclusion, important for the development of these students and their relationship with the environment.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/67424
10.4025/rvc.v4i1.67424
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/67424
identifier_str_mv 10.4025/rvc.v4i1.67424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/67424/751375155539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Vitruvian Cogitationes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Vitruvian Cogitationes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Eduem
publisher.none.fl_str_mv Eduem
dc.source.none.fl_str_mv Vitruvian Cogitationes; v. 4 n. 1 (2023): número temático; 52-59
2675-9616
reponame:Vitruvian Cogitationes
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Vitruvian Cogitationes
collection Vitruvian Cogitationes
repository.name.fl_str_mv Vitruvian Cogitationes - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv rvc@uem.br
_version_ 1799316979331366912