O PENSAMENTO COMPLEXO E A ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DA IMAGEM COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vitruvian Cogitationes |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/63690 |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem na educação brasileira carece de maior relaçãocom a realidade, fomentando uma significação mais adequada pelo estudante. O enfoque CTSpode auxiliar neste processo, desenvolvendo novas relações e novos sentidos na áreaeducacional. O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre o ensino deciências a partir da leitura de imagens com enfoque CTS, visando uma religação de saberes(pensamento complexo), tomando como objeto de análise a arte indígena de Jaider Esbell. Paratanto, nos utilizamos de uma pesquisa bibliográfica, pautada na obra de Edgar Morin, comoreferencial teórico, e na proposta de análise de imagem com enfoque CTS, como referencialmetodológico. Este referencial teórico-metodológico nos permitiu tomar como objeto de estudoalguns trabalhos do artista plástico roraimense Jaider Esbell, que costumava retratar a culturaMakuxi, da qual fazia parte, e a realidade dos povos da Amazônia. |
id |
UEM-13_c4fe33774c4e26f228011182cdaea15c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/63690 |
network_acronym_str |
UEM-13 |
network_name_str |
Vitruvian Cogitationes |
repository_id_str |
|
spelling |
O PENSAMENTO COMPLEXO E A ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DA IMAGEM COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIASMakuxiReconnection of knowledgeScience educationMakuxiReconexión de conocimientosEnseñanza de las cienciasMakuxiReligação dos saberesEducação científicaO processo de ensino-aprendizagem na educação brasileira carece de maior relaçãocom a realidade, fomentando uma significação mais adequada pelo estudante. O enfoque CTSpode auxiliar neste processo, desenvolvendo novas relações e novos sentidos na áreaeducacional. O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre o ensino deciências a partir da leitura de imagens com enfoque CTS, visando uma religação de saberes(pensamento complexo), tomando como objeto de análise a arte indígena de Jaider Esbell. Paratanto, nos utilizamos de uma pesquisa bibliográfica, pautada na obra de Edgar Morin, comoreferencial teórico, e na proposta de análise de imagem com enfoque CTS, como referencialmetodológico. Este referencial teórico-metodológico nos permitiu tomar como objeto de estudoalguns trabalhos do artista plástico roraimense Jaider Esbell, que costumava retratar a culturaMakuxi, da qual fazia parte, e a realidade dos povos da Amazônia.Eduem2022-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/6369010.4025/rvc.v2i2.63690Vitruvian Cogitationes; v. 2 n. 2 (2021): número temático; 88-1032675-9616reponame:Vitruvian Cogitationesinstname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/63690/751375154241Copyright (c) 2022 Revista Vitruvian Cogitationesinfo:eu-repo/semantics/openAccessElemar Kleber FavretoJosie Agatha Parrilha da Silva2023-07-19T18:32:39Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/63690Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationesPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/oairvc@uem.br2675-96162675-9616opendoar:2023-07-19T18:32:39Vitruvian Cogitationes - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PENSAMENTO COMPLEXO E A ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DA IMAGEM COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
O PENSAMENTO COMPLEXO E A ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DA IMAGEM COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
O PENSAMENTO COMPLEXO E A ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DA IMAGEM COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Elemar Kleber Favreto Makuxi Reconnection of knowledge Science education Makuxi Reconexión de conocimientos Enseñanza de las ciencias Makuxi Religação dos saberes Educação científica |
title_short |
O PENSAMENTO COMPLEXO E A ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DA IMAGEM COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
O PENSAMENTO COMPLEXO E A ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DA IMAGEM COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
O PENSAMENTO COMPLEXO E A ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DA IMAGEM COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
O PENSAMENTO COMPLEXO E A ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DA IMAGEM COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
O PENSAMENTO COMPLEXO E A ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DA IMAGEM COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
Elemar Kleber Favreto |
author_facet |
Elemar Kleber Favreto Josie Agatha Parrilha da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Josie Agatha Parrilha da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elemar Kleber Favreto Josie Agatha Parrilha da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Makuxi Reconnection of knowledge Science education Makuxi Reconexión de conocimientos Enseñanza de las ciencias Makuxi Religação dos saberes Educação científica |
topic |
Makuxi Reconnection of knowledge Science education Makuxi Reconexión de conocimientos Enseñanza de las ciencias Makuxi Religação dos saberes Educação científica |
description |
O processo de ensino-aprendizagem na educação brasileira carece de maior relaçãocom a realidade, fomentando uma significação mais adequada pelo estudante. O enfoque CTSpode auxiliar neste processo, desenvolvendo novas relações e novos sentidos na áreaeducacional. O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre o ensino deciências a partir da leitura de imagens com enfoque CTS, visando uma religação de saberes(pensamento complexo), tomando como objeto de análise a arte indígena de Jaider Esbell. Paratanto, nos utilizamos de uma pesquisa bibliográfica, pautada na obra de Edgar Morin, comoreferencial teórico, e na proposta de análise de imagem com enfoque CTS, como referencialmetodológico. Este referencial teórico-metodológico nos permitiu tomar como objeto de estudoalguns trabalhos do artista plástico roraimense Jaider Esbell, que costumava retratar a culturaMakuxi, da qual fazia parte, e a realidade dos povos da Amazônia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/63690 10.4025/rvc.v2i2.63690 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/63690 |
identifier_str_mv |
10.4025/rvc.v2i2.63690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/63690/751375154241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Vitruvian Cogitationes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Vitruvian Cogitationes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Eduem |
publisher.none.fl_str_mv |
Eduem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Vitruvian Cogitationes; v. 2 n. 2 (2021): número temático; 88-103 2675-9616 reponame:Vitruvian Cogitationes instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Vitruvian Cogitationes |
collection |
Vitruvian Cogitationes |
repository.name.fl_str_mv |
Vitruvian Cogitationes - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvc@uem.br |
_version_ |
1799316979245383680 |