O PENSAMENTO COMPLEXO E A ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DA IMAGEM COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elemar Kleber Favreto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Josie Agatha Parrilha da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vitruvian Cogitationes
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/63690
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem na educação brasileira carece de maior relaçãocom a realidade, fomentando uma significação mais adequada pelo estudante. O enfoque CTSpode auxiliar neste processo, desenvolvendo novas relações e novos sentidos na áreaeducacional. O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre o ensino deciências a partir da leitura de imagens com enfoque CTS, visando uma religação de saberes(pensamento complexo), tomando como objeto de análise a arte indígena de Jaider Esbell. Paratanto, nos utilizamos de uma pesquisa bibliográfica, pautada na obra de Edgar Morin, comoreferencial teórico, e na proposta de análise de imagem com enfoque CTS, como referencialmetodológico. Este referencial teórico-metodológico nos permitiu tomar como objeto de estudoalguns trabalhos do artista plástico roraimense Jaider Esbell, que costumava retratar a culturaMakuxi, da qual fazia parte, e a realidade dos povos da Amazônia.
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