“Othello”, “Otelo” and cultural plurality at school - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Giselle Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Scientiarum. Language and Culture (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/8543
Resumo: The aim of this text is to compare Othello, by Shakespeare, to a Brazilian adaptation of this tragedy produced for young people. We intend to focus on racial aspects related to the protagonists of the books, something we think the teacher must consider together with the work of the original text. In order to follow this purpose, a theoretical approach precedes our considerations. This approach, by the way, considers three different topics: points of view about the use of literary adaptations at school, the representation of marginalized groups in scholar textbooks, and the recommendations of the PCNs – Temas Transversais towards the approach of cultural plurality by the teacher.
id UEM-2_196e2081a0fb0d0c4876d4655d0bbb55
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/8543
network_acronym_str UEM-2
network_name_str Acta Scientiarum. Language and Culture (Online)
repository_id_str
spelling “Othello”, “Otelo” and cultural plurality at school - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543“Othello”, “Otelo” e a pluralidade cultural na sala de aula - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543English literatureliterary adaptationracial diversityteachingShakespeareliteratura inglesaadaptação literáriadiversidade racialtrabalho docenteShakespeareThe aim of this text is to compare Othello, by Shakespeare, to a Brazilian adaptation of this tragedy produced for young people. We intend to focus on racial aspects related to the protagonists of the books, something we think the teacher must consider together with the work of the original text. In order to follow this purpose, a theoretical approach precedes our considerations. This approach, by the way, considers three different topics: points of view about the use of literary adaptations at school, the representation of marginalized groups in scholar textbooks, and the recommendations of the PCNs – Temas Transversais towards the approach of cultural plurality by the teacher.Neste trabalho, consideramos uma adaptação da obra shakespeareana Othello, promovida por uma editora brasileira para o público infanto-juvenil. Nosso objetivo é oferecer ao professor algumas sugestões, a fim de que possa explorar a questão étnico-racial que envolve o personagem central deste texto em sala de aula. Apontamos, inclusive, para a importância de se realizar um cotejo da adaptação em questão com a peça escrita por Shakespeare, e de se explorar o conhecimento de mundo apresentado pelos estudantes como mecanismos que certamente enriquecerão a abordagem realizada. Tendo em vista o propósito revelado, fazemos uma análise sintética do texto adaptado, bem como tecemos algumas considerações que seguem a fundamentação teórica do texto, esta divida em três momentos. Inicialmente, apresentamos um breve panorama sobre as adaptações literárias, enfocando o modo como se dá sua aceitação para uso nas escolas; em seguida, uma seção versa sobre a representação de grupos étnico-raciais minoritários no livro didático; finalmente, discorremos sobre o posicionamento do PCNs – Temas Transversais (uma diretriz nacional para o Ensino Básico) sobre a pluralidade cultural. Ressaltamos que longe de lançar juízos de valor sobre a adaptação selecionada, nosso interesse recai sobre a possibilidade de incentivar a realização de um trabalho multidisciplinar.Universidade Estadual De Maringá2011-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/854310.4025/actascilangcult.v33i1.8543Acta Scientiarum. Language and Culture; Vol 33 No 1 (2011); 97-106Acta Scientiarum. Language and Culture; v. 33 n. 1 (2011); 97-1061983-46831983-4675reponame:Acta Scientiarum. Language and Culture (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/8543/8543Ribeiro, Giselle Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-23T17:35:02Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/8543Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCultPUBhttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/oai||actalan@uem.br1983-46831983-4675opendoar:2022-11-23T17:35:02Acta Scientiarum. Language and Culture (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv “Othello”, “Otelo” and cultural plurality at school - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543
“Othello”, “Otelo” e a pluralidade cultural na sala de aula - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543
title “Othello”, “Otelo” and cultural plurality at school - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543
spellingShingle “Othello”, “Otelo” and cultural plurality at school - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543
Ribeiro, Giselle Rodrigues
English literature
literary adaptation
racial diversity
teaching
Shakespeare
literatura inglesa
adaptação literária
diversidade racial
trabalho docente
Shakespeare
title_short “Othello”, “Otelo” and cultural plurality at school - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543
title_full “Othello”, “Otelo” and cultural plurality at school - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543
title_fullStr “Othello”, “Otelo” and cultural plurality at school - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543
title_full_unstemmed “Othello”, “Otelo” and cultural plurality at school - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543
title_sort “Othello”, “Otelo” and cultural plurality at school - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543
author Ribeiro, Giselle Rodrigues
author_facet Ribeiro, Giselle Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Giselle Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv English literature
literary adaptation
racial diversity
teaching
Shakespeare
literatura inglesa
adaptação literária
diversidade racial
trabalho docente
Shakespeare
topic English literature
literary adaptation
racial diversity
teaching
Shakespeare
literatura inglesa
adaptação literária
diversidade racial
trabalho docente
Shakespeare
description The aim of this text is to compare Othello, by Shakespeare, to a Brazilian adaptation of this tragedy produced for young people. We intend to focus on racial aspects related to the protagonists of the books, something we think the teacher must consider together with the work of the original text. In order to follow this purpose, a theoretical approach precedes our considerations. This approach, by the way, considers three different topics: points of view about the use of literary adaptations at school, the representation of marginalized groups in scholar textbooks, and the recommendations of the PCNs – Temas Transversais towards the approach of cultural plurality by the teacher.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/8543
10.4025/actascilangcult.v33i1.8543
url http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/8543
identifier_str_mv 10.4025/actascilangcult.v33i1.8543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/8543/8543
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual De Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual De Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Acta Scientiarum. Language and Culture; Vol 33 No 1 (2011); 97-106
Acta Scientiarum. Language and Culture; v. 33 n. 1 (2011); 97-106
1983-4683
1983-4675
reponame:Acta Scientiarum. Language and Culture (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Acta Scientiarum. Language and Culture (Online)
collection Acta Scientiarum. Language and Culture (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Scientiarum. Language and Culture (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||actalan@uem.br
_version_ 1799317464788500480