Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832011000400005 |
Resumo: | Na sociedade moderna o uso e abuso de drogas constituem um problema frequente e em contínuo crescimento. Os usuários de drogas - lícitas ou não −, especialmente quando na fase da juventude, estão presentes na periferia, nos bairros privilegiados, nas instituições escolares privadas na mesma intensidade que nas da rede pública, e hoje apresentam quase os mesmos números quando a relação refere-se à comparação entre gêneros. Não obstante a multiplicidade de fatores que compõem este fenômeno, na presente pesquisa ele foi analisado a partir das imagens e discursos veiculados pela grande mídia, em especial pela televisão, e de seus impactos na vivência de lazer da juventude. A metodologia utilizada para a análise de 18 propagandas de cerveja corresponde à semiótica de Martine Joly. Pode-se concluir que o conteúdo das peças publicitárias analisadas destaca somente a parte benéfica do ato de ingerir bebidas nas vivências de lazer. |
id |
UEM-4_177455c180acc0d5e52b9af627c7c3f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-30832011000400005 |
network_acronym_str |
UEM-4 |
network_name_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisãoLazerJuventudeÁlcoolNa sociedade moderna o uso e abuso de drogas constituem um problema frequente e em contínuo crescimento. Os usuários de drogas - lícitas ou não −, especialmente quando na fase da juventude, estão presentes na periferia, nos bairros privilegiados, nas instituições escolares privadas na mesma intensidade que nas da rede pública, e hoje apresentam quase os mesmos números quando a relação refere-se à comparação entre gêneros. Não obstante a multiplicidade de fatores que compõem este fenômeno, na presente pesquisa ele foi analisado a partir das imagens e discursos veiculados pela grande mídia, em especial pela televisão, e de seus impactos na vivência de lazer da juventude. A metodologia utilizada para a análise de 18 propagandas de cerveja corresponde à semiótica de Martine Joly. Pode-se concluir que o conteúdo das peças publicitárias analisadas destaca somente a parte benéfica do ato de ingerir bebidas nas vivências de lazer.Universidade Estadual de Maringá 2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832011000400005Revista da Educação Física / UEM v.22 n.4 2011reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v22i4.11128info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,MarcelaRomera,Liana AbrãoMarcellino,Nelson Carvalhopor2013-04-16T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832011000400005Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2013-04-16T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão |
title |
Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão |
spellingShingle |
Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão Oliveira,Marcela Lazer Juventude Álcool |
title_short |
Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão |
title_full |
Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão |
title_fullStr |
Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão |
title_full_unstemmed |
Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão |
title_sort |
Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão |
author |
Oliveira,Marcela |
author_facet |
Oliveira,Marcela Romera,Liana Abrão Marcellino,Nelson Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Romera,Liana Abrão Marcellino,Nelson Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Marcela Romera,Liana Abrão Marcellino,Nelson Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lazer Juventude Álcool |
topic |
Lazer Juventude Álcool |
description |
Na sociedade moderna o uso e abuso de drogas constituem um problema frequente e em contínuo crescimento. Os usuários de drogas - lícitas ou não −, especialmente quando na fase da juventude, estão presentes na periferia, nos bairros privilegiados, nas instituições escolares privadas na mesma intensidade que nas da rede pública, e hoje apresentam quase os mesmos números quando a relação refere-se à comparação entre gêneros. Não obstante a multiplicidade de fatores que compõem este fenômeno, na presente pesquisa ele foi analisado a partir das imagens e discursos veiculados pela grande mídia, em especial pela televisão, e de seus impactos na vivência de lazer da juventude. A metodologia utilizada para a análise de 18 propagandas de cerveja corresponde à semiótica de Martine Joly. Pode-se concluir que o conteúdo das peças publicitárias analisadas destaca somente a parte benéfica do ato de ingerir bebidas nas vivências de lazer. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832011000400005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832011000400005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/reveducfis.v22i4.11128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Educação Física / UEM v.22 n.4 2011 reponame:Revista da Educação física/UEM (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
collection |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1799317485453836288 |