Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Marcela
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Romera,Liana Abrão, Marcellino,Nelson Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832011000400005
Resumo: Na sociedade moderna o uso e abuso de drogas constituem um problema frequente e em contínuo crescimento. Os usuários de drogas - lícitas ou não −, especialmente quando na fase da juventude, estão presentes na periferia, nos bairros privilegiados, nas instituições escolares privadas na mesma intensidade que nas da rede pública, e hoje apresentam quase os mesmos números quando a relação refere-se à comparação entre gêneros. Não obstante a multiplicidade de fatores que compõem este fenômeno, na presente pesquisa ele foi analisado a partir das imagens e discursos veiculados pela grande mídia, em especial pela televisão, e de seus impactos na vivência de lazer da juventude. A metodologia utilizada para a análise de 18 propagandas de cerveja corresponde à semiótica de Martine Joly. Pode-se concluir que o conteúdo das peças publicitárias analisadas destaca somente a parte “benéfica” do ato de ingerir bebidas nas vivências de lazer.
id UEM-4_177455c180acc0d5e52b9af627c7c3f9
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832011000400005
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisãoLazerJuventudeÁlcoolNa sociedade moderna o uso e abuso de drogas constituem um problema frequente e em contínuo crescimento. Os usuários de drogas - lícitas ou não −, especialmente quando na fase da juventude, estão presentes na periferia, nos bairros privilegiados, nas instituições escolares privadas na mesma intensidade que nas da rede pública, e hoje apresentam quase os mesmos números quando a relação refere-se à comparação entre gêneros. Não obstante a multiplicidade de fatores que compõem este fenômeno, na presente pesquisa ele foi analisado a partir das imagens e discursos veiculados pela grande mídia, em especial pela televisão, e de seus impactos na vivência de lazer da juventude. A metodologia utilizada para a análise de 18 propagandas de cerveja corresponde à semiótica de Martine Joly. Pode-se concluir que o conteúdo das peças publicitárias analisadas destaca somente a parte “benéfica” do ato de ingerir bebidas nas vivências de lazer.Universidade Estadual de Maringá 2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832011000400005Revista da Educação Física / UEM v.22 n.4 2011reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v22i4.11128info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,MarcelaRomera,Liana AbrãoMarcellino,Nelson Carvalhopor2013-04-16T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832011000400005Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2013-04-16T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão
title Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão
spellingShingle Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão
Oliveira,Marcela
Lazer
Juventude
Álcool
title_short Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão
title_full Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão
title_fullStr Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão
title_full_unstemmed Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão
title_sort Lazer e juventude: análise das propagandas de cerveja veiculadas pela televisão
author Oliveira,Marcela
author_facet Oliveira,Marcela
Romera,Liana Abrão
Marcellino,Nelson Carvalho
author_role author
author2 Romera,Liana Abrão
Marcellino,Nelson Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Marcela
Romera,Liana Abrão
Marcellino,Nelson Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Lazer
Juventude
Álcool
topic Lazer
Juventude
Álcool
description Na sociedade moderna o uso e abuso de drogas constituem um problema frequente e em contínuo crescimento. Os usuários de drogas - lícitas ou não −, especialmente quando na fase da juventude, estão presentes na periferia, nos bairros privilegiados, nas instituições escolares privadas na mesma intensidade que nas da rede pública, e hoje apresentam quase os mesmos números quando a relação refere-se à comparação entre gêneros. Não obstante a multiplicidade de fatores que compõem este fenômeno, na presente pesquisa ele foi analisado a partir das imagens e discursos veiculados pela grande mídia, em especial pela televisão, e de seus impactos na vivência de lazer da juventude. A metodologia utilizada para a análise de 18 propagandas de cerveja corresponde à semiótica de Martine Joly. Pode-se concluir que o conteúdo das peças publicitárias analisadas destaca somente a parte “benéfica” do ato de ingerir bebidas nas vivências de lazer.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832011000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832011000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v22i4.11128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.22 n.4 2011
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317485453836288