Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200211 |
Resumo: | Baseado no modelo transteórico e na teoria da autodeterminação, este trabalho tem como objetivo investigar a motivação de adolescentes nos diferentes estágios de mudança de comportamento para os exercícios físicos. Participaram 662 adolescentes de 14 a 19 anos divididos proporcionalmente nos 12 distritos de Florianópolis - SC, Brasil. Questionários foram utilizados e os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. Os adolescentes nos diferentes estágios de comportamento apresentam diferentes motivações para a prática de exercício físico. A amotivação é maior nos estágios iniciais de mudança de comportamento para o exercício físico. Os adolescentes que avançam para os estágios ativos do comportamento apresentam motivações mais intrínsecas. Os meninos com comportamentos ativos são significativamente mais autodeterminados que os adolescentes nos estágios de pré-contemplação e contemplação. Assim, considera-se que uma intervenção que promova efetivamente mudança no comportamento frente à prática de exercício físico precisa aumentar o nível de motivação intrínseca e de autodeterminação do adolescente. |
id |
UEM-4_28eb6c86c0fbbcb981887fe034defe90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-30832014000200211 |
network_acronym_str |
UEM-4 |
network_name_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físicoExercícioMotivaçãoAdolescenteBaseado no modelo transteórico e na teoria da autodeterminação, este trabalho tem como objetivo investigar a motivação de adolescentes nos diferentes estágios de mudança de comportamento para os exercícios físicos. Participaram 662 adolescentes de 14 a 19 anos divididos proporcionalmente nos 12 distritos de Florianópolis - SC, Brasil. Questionários foram utilizados e os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. Os adolescentes nos diferentes estágios de comportamento apresentam diferentes motivações para a prática de exercício físico. A amotivação é maior nos estágios iniciais de mudança de comportamento para o exercício físico. Os adolescentes que avançam para os estágios ativos do comportamento apresentam motivações mais intrínsecas. Os meninos com comportamentos ativos são significativamente mais autodeterminados que os adolescentes nos estágios de pré-contemplação e contemplação. Assim, considera-se que uma intervenção que promova efetivamente mudança no comportamento frente à prática de exercício físico precisa aumentar o nível de motivação intrínseca e de autodeterminação do adolescente.Universidade Estadual de Maringá 2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200211Revista da Educação Física / UEM v.25 n.2 2014reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v25i2.21565info:eu-repo/semantics/openAccessMatias,Thiago SousaViana,Maick da SilveiraKretzer,Fernanda LealAndrade,Alexandropor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832014000200211Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico |
title |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico |
spellingShingle |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico Matias,Thiago Sousa Exercício Motivação Adolescente |
title_short |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico |
title_full |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico |
title_fullStr |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico |
title_full_unstemmed |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico |
title_sort |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico |
author |
Matias,Thiago Sousa |
author_facet |
Matias,Thiago Sousa Viana,Maick da Silveira Kretzer,Fernanda Leal Andrade,Alexandro |
author_role |
author |
author2 |
Viana,Maick da Silveira Kretzer,Fernanda Leal Andrade,Alexandro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias,Thiago Sousa Viana,Maick da Silveira Kretzer,Fernanda Leal Andrade,Alexandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exercício Motivação Adolescente |
topic |
Exercício Motivação Adolescente |
description |
Baseado no modelo transteórico e na teoria da autodeterminação, este trabalho tem como objetivo investigar a motivação de adolescentes nos diferentes estágios de mudança de comportamento para os exercícios físicos. Participaram 662 adolescentes de 14 a 19 anos divididos proporcionalmente nos 12 distritos de Florianópolis - SC, Brasil. Questionários foram utilizados e os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. Os adolescentes nos diferentes estágios de comportamento apresentam diferentes motivações para a prática de exercício físico. A amotivação é maior nos estágios iniciais de mudança de comportamento para o exercício físico. Os adolescentes que avançam para os estágios ativos do comportamento apresentam motivações mais intrínsecas. Os meninos com comportamentos ativos são significativamente mais autodeterminados que os adolescentes nos estágios de pré-contemplação e contemplação. Assim, considera-se que uma intervenção que promova efetivamente mudança no comportamento frente à prática de exercício físico precisa aumentar o nível de motivação intrínseca e de autodeterminação do adolescente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200211 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/reveducfis.v25i2.21565 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Educação Física / UEM v.25 n.2 2014 reponame:Revista da Educação física/UEM (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
collection |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1799317485936181248 |