Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21565 |
Resumo: | Baseado no modelo transteórico e na teoria da autodeterminação, este trabalho tem como objetivo investigar a motivação de adolescentes nos diferentes estágios de mudança de comportamento para o exercício físico. Participaram 662 adolescentes de 14 a 19 anos divididos proporcionalmente nos 12 distritos de Florianópolis/SC/Brasil. Questionários foram utilizados e os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. Os adolescentes nos diferentes estágios de comportamento apresentam diferentes motivações para a prática de exercício físico. A amotivação é maior nos estágios iniciais de mudança de comportamento para o exercício físico. Os adolescentes que avançam para os estágios ativos do comportamento apresentam motivações mais intrínsecas. Os meninos com comportamentos ativos são significativamente mais autodeterminados que os adolescentes nos estágios de pré-contemplação e contemplação. Considera-se que uma intervenção que promova efetivamente mudança no comportamento frente à prática de exercício físico precise aumentar o nível de motivação intrínseca e de autodeterminação do adolescente |
id |
UEM-9_16fabe449019a135432cfec435151b20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/21565 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físicoExercícioMotivaçãoAdolescentePsicologia do ExercícioAtividade Física e SaúdeBaseado no modelo transteórico e na teoria da autodeterminação, este trabalho tem como objetivo investigar a motivação de adolescentes nos diferentes estágios de mudança de comportamento para o exercício físico. Participaram 662 adolescentes de 14 a 19 anos divididos proporcionalmente nos 12 distritos de Florianópolis/SC/Brasil. Questionários foram utilizados e os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. Os adolescentes nos diferentes estágios de comportamento apresentam diferentes motivações para a prática de exercício físico. A amotivação é maior nos estágios iniciais de mudança de comportamento para o exercício físico. Os adolescentes que avançam para os estágios ativos do comportamento apresentam motivações mais intrínsecas. Os meninos com comportamentos ativos são significativamente mais autodeterminados que os adolescentes nos estágios de pré-contemplação e contemplação. Considera-se que uma intervenção que promova efetivamente mudança no comportamento frente à prática de exercício físico precise aumentar o nível de motivação intrínseca e de autodeterminação do adolescenteDepartment of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de Campo; Descritiva; Transversalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21565Journal of Physical Education; Vol 25 No 2 (2014); 211-222Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 211-222Journal of Physical Education; v. 25 n. 2 (2014); 211-2222448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21565/13788Matias, Thiago SousaViana, Maick da SilveiraKretzer, Fernanda LealAndrade, Alexandroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:47Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/21565Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:47Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico |
title |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico |
spellingShingle |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico Matias, Thiago Sousa Exercício Motivação Adolescente Psicologia do Exercício Atividade Física e Saúde |
title_short |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico |
title_full |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico |
title_fullStr |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico |
title_full_unstemmed |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico |
title_sort |
Autodeterminação de adolescentes em diferentes estágios de mudança para o exercício físico |
author |
Matias, Thiago Sousa |
author_facet |
Matias, Thiago Sousa Viana, Maick da Silveira Kretzer, Fernanda Leal Andrade, Alexandro |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Maick da Silveira Kretzer, Fernanda Leal Andrade, Alexandro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Thiago Sousa Viana, Maick da Silveira Kretzer, Fernanda Leal Andrade, Alexandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exercício Motivação Adolescente Psicologia do Exercício Atividade Física e Saúde |
topic |
Exercício Motivação Adolescente Psicologia do Exercício Atividade Física e Saúde |
description |
Baseado no modelo transteórico e na teoria da autodeterminação, este trabalho tem como objetivo investigar a motivação de adolescentes nos diferentes estágios de mudança de comportamento para o exercício físico. Participaram 662 adolescentes de 14 a 19 anos divididos proporcionalmente nos 12 distritos de Florianópolis/SC/Brasil. Questionários foram utilizados e os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. Os adolescentes nos diferentes estágios de comportamento apresentam diferentes motivações para a prática de exercício físico. A amotivação é maior nos estágios iniciais de mudança de comportamento para o exercício físico. Os adolescentes que avançam para os estágios ativos do comportamento apresentam motivações mais intrínsecas. Os meninos com comportamentos ativos são significativamente mais autodeterminados que os adolescentes nos estágios de pré-contemplação e contemplação. Considera-se que uma intervenção que promova efetivamente mudança no comportamento frente à prática de exercício físico precise aumentar o nível de motivação intrínseca e de autodeterminação do adolescente |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa de Campo; Descritiva; Transversal |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21565 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21565/13788 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 25 No 2 (2014); 211-222 Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 211-222 Journal of Physical Education; v. 25 n. 2 (2014); 211-222 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732543867879424 |