Representações sociais sobre a educação física na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello,André da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodrigues,Karolina Sarmento, Santos,Wagner dos, Costa,Felipe Rodrigues da, Votre,Sebastião Josué
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000300012
Resumo: Este estudo objetiva identificar e discutir as representações sociais que professores de um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES possuem sobre a Educação Física. Além disso, analisa em que medida estas representações se aproximam ou se distanciam das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do município. São utilizados os estudos com o cotidiano como pressuposto teórico-metodológico. Os dados foram produzidos pela observação participante e por entrevistas semiestruturadas. Sobressaem representações que concebem a educação física como um momento de descanso para as professoras regentes e como disciplina auxiliar para atender às demandas da escola. Além disso, a desvalorização da educação física e a adoção de um modelo esportivizante de intervenção indicam divergências com o que é proposto pelas Diretrizes Curriculares Municipais.
id UEM-4_2922dae7686279ba9aa1ffc3070680c0
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832012000300012
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling Representações sociais sobre a educação física na educação infantilEducação FísicaEducação InfantilRepresentações SociaisEste estudo objetiva identificar e discutir as representações sociais que professores de um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES possuem sobre a Educação Física. Além disso, analisa em que medida estas representações se aproximam ou se distanciam das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do município. São utilizados os estudos com o cotidiano como pressuposto teórico-metodológico. Os dados foram produzidos pela observação participante e por entrevistas semiestruturadas. Sobressaem representações que concebem a educação física como um momento de descanso para as professoras regentes e como disciplina auxiliar para atender às demandas da escola. Além disso, a desvalorização da educação física e a adoção de um modelo esportivizante de intervenção indicam divergências com o que é proposto pelas Diretrizes Curriculares Municipais.Universidade Estadual de Maringá 2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000300012Revista da Educação Física / UEM v.23 n.3 2012reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v23i3.12684info:eu-repo/semantics/openAccessMello,André da SilvaRodrigues,Karolina SarmentoSantos,Wagner dosCosta,Felipe Rodrigues daVotre,Sebastião Josuépor2013-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832012000300012Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2013-05-29T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais sobre a educação física na educação infantil
title Representações sociais sobre a educação física na educação infantil
spellingShingle Representações sociais sobre a educação física na educação infantil
Mello,André da Silva
Educação Física
Educação Infantil
Representações Sociais
title_short Representações sociais sobre a educação física na educação infantil
title_full Representações sociais sobre a educação física na educação infantil
title_fullStr Representações sociais sobre a educação física na educação infantil
title_full_unstemmed Representações sociais sobre a educação física na educação infantil
title_sort Representações sociais sobre a educação física na educação infantil
author Mello,André da Silva
author_facet Mello,André da Silva
Rodrigues,Karolina Sarmento
Santos,Wagner dos
Costa,Felipe Rodrigues da
Votre,Sebastião Josué
author_role author
author2 Rodrigues,Karolina Sarmento
Santos,Wagner dos
Costa,Felipe Rodrigues da
Votre,Sebastião Josué
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello,André da Silva
Rodrigues,Karolina Sarmento
Santos,Wagner dos
Costa,Felipe Rodrigues da
Votre,Sebastião Josué
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Educação Infantil
Representações Sociais
topic Educação Física
Educação Infantil
Representações Sociais
description Este estudo objetiva identificar e discutir as representações sociais que professores de um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES possuem sobre a Educação Física. Além disso, analisa em que medida estas representações se aproximam ou se distanciam das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do município. São utilizados os estudos com o cotidiano como pressuposto teórico-metodológico. Os dados foram produzidos pela observação participante e por entrevistas semiestruturadas. Sobressaem representações que concebem a educação física como um momento de descanso para as professoras regentes e como disciplina auxiliar para atender às demandas da escola. Além disso, a desvalorização da educação física e a adoção de um modelo esportivizante de intervenção indicam divergências com o que é proposto pelas Diretrizes Curriculares Municipais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v23i3.12684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.23 n.3 2012
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317485528285184