Representações sociais sobre a educação física na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000300012 |
Resumo: | Este estudo objetiva identificar e discutir as representações sociais que professores de um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES possuem sobre a Educação Física. Além disso, analisa em que medida estas representações se aproximam ou se distanciam das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do município. São utilizados os estudos com o cotidiano como pressuposto teórico-metodológico. Os dados foram produzidos pela observação participante e por entrevistas semiestruturadas. Sobressaem representações que concebem a educação física como um momento de descanso para as professoras regentes e como disciplina auxiliar para atender às demandas da escola. Além disso, a desvalorização da educação física e a adoção de um modelo esportivizante de intervenção indicam divergências com o que é proposto pelas Diretrizes Curriculares Municipais. |
id |
UEM-4_2922dae7686279ba9aa1ffc3070680c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-30832012000300012 |
network_acronym_str |
UEM-4 |
network_name_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações sociais sobre a educação física na educação infantilEducação FísicaEducação InfantilRepresentações SociaisEste estudo objetiva identificar e discutir as representações sociais que professores de um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES possuem sobre a Educação Física. Além disso, analisa em que medida estas representações se aproximam ou se distanciam das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do município. São utilizados os estudos com o cotidiano como pressuposto teórico-metodológico. Os dados foram produzidos pela observação participante e por entrevistas semiestruturadas. Sobressaem representações que concebem a educação física como um momento de descanso para as professoras regentes e como disciplina auxiliar para atender às demandas da escola. Além disso, a desvalorização da educação física e a adoção de um modelo esportivizante de intervenção indicam divergências com o que é proposto pelas Diretrizes Curriculares Municipais.Universidade Estadual de Maringá 2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000300012Revista da Educação Física / UEM v.23 n.3 2012reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v23i3.12684info:eu-repo/semantics/openAccessMello,André da SilvaRodrigues,Karolina SarmentoSantos,Wagner dosCosta,Felipe Rodrigues daVotre,Sebastião Josuépor2013-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832012000300012Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2013-05-29T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais sobre a educação física na educação infantil |
title |
Representações sociais sobre a educação física na educação infantil |
spellingShingle |
Representações sociais sobre a educação física na educação infantil Mello,André da Silva Educação Física Educação Infantil Representações Sociais |
title_short |
Representações sociais sobre a educação física na educação infantil |
title_full |
Representações sociais sobre a educação física na educação infantil |
title_fullStr |
Representações sociais sobre a educação física na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Representações sociais sobre a educação física na educação infantil |
title_sort |
Representações sociais sobre a educação física na educação infantil |
author |
Mello,André da Silva |
author_facet |
Mello,André da Silva Rodrigues,Karolina Sarmento Santos,Wagner dos Costa,Felipe Rodrigues da Votre,Sebastião Josué |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Karolina Sarmento Santos,Wagner dos Costa,Felipe Rodrigues da Votre,Sebastião Josué |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello,André da Silva Rodrigues,Karolina Sarmento Santos,Wagner dos Costa,Felipe Rodrigues da Votre,Sebastião Josué |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Educação Infantil Representações Sociais |
topic |
Educação Física Educação Infantil Representações Sociais |
description |
Este estudo objetiva identificar e discutir as representações sociais que professores de um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES possuem sobre a Educação Física. Além disso, analisa em que medida estas representações se aproximam ou se distanciam das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do município. São utilizados os estudos com o cotidiano como pressuposto teórico-metodológico. Os dados foram produzidos pela observação participante e por entrevistas semiestruturadas. Sobressaem representações que concebem a educação física como um momento de descanso para as professoras regentes e como disciplina auxiliar para atender às demandas da escola. Além disso, a desvalorização da educação física e a adoção de um modelo esportivizante de intervenção indicam divergências com o que é proposto pelas Diretrizes Curriculares Municipais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000300012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000300012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/reveducfis.v23i3.12684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Educação Física / UEM v.23 n.3 2012 reponame:Revista da Educação física/UEM (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
collection |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1799317485528285184 |