Efeitos dos intervalos pré-CR, pós-CR e intertentativas em aprendizagem motora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200002 |
Resumo: | O fornecimento de conhecimento de resultados (CR) envolve os aspectos temporais, que consistem no momento em que o CR é fornecido além de se relacionar a três intervalos: Pré-CR, Pós-CR e o intervalo intertentativas. O presente estudo investigou esses intervalos em três diferentes experimentos. 90 voluntários desempenharam uma tarefa de posicionamento com sequência e tempo alvo pré-estabelecidos. Testes de transferência imediata e atrasada foram realizados em nova sequência e tempo alvo, sem CR. O teste de transferência atrasada foi realizado 24h após a fase de aquisição. Os três experimentos foram conduzidos para investigar os efeitos do pré-CR, intervalo pós-CR e o intervalo intertentativas, respectivamente. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos na condição do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas. Concluiu-se que os efeitos do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas podem ser mais efetivos para a aprendizagem motora que o intervalo pós-CR. |
id |
UEM-4_3147eef27bb88f9ab69219d761d8f7cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-30832013000200002 |
network_acronym_str |
UEM-4 |
network_name_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos dos intervalos pré-CR, pós-CR e intertentativas em aprendizagem motoraFeedbackIntervalo pré-CRIntervalo Pós-CRIntervalo intertentativasO fornecimento de conhecimento de resultados (CR) envolve os aspectos temporais, que consistem no momento em que o CR é fornecido além de se relacionar a três intervalos: Pré-CR, Pós-CR e o intervalo intertentativas. O presente estudo investigou esses intervalos em três diferentes experimentos. 90 voluntários desempenharam uma tarefa de posicionamento com sequência e tempo alvo pré-estabelecidos. Testes de transferência imediata e atrasada foram realizados em nova sequência e tempo alvo, sem CR. O teste de transferência atrasada foi realizado 24h após a fase de aquisição. Os três experimentos foram conduzidos para investigar os efeitos do pré-CR, intervalo pós-CR e o intervalo intertentativas, respectivamente. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos na condição do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas. Concluiu-se que os efeitos do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas podem ser mais efetivos para a aprendizagem motora que o intervalo pós-CR.Universidade Estadual de Maringá 2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200002Revista da Educação Física / UEM v.24 n.2 2013reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v24.2.17820info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Márcio MárioUgrinowitsch,HerbertBenda,Rodolfo Novellinopor2013-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832013000200002Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2013-11-04T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos dos intervalos pré-CR, pós-CR e intertentativas em aprendizagem motora |
title |
Efeitos dos intervalos pré-CR, pós-CR e intertentativas em aprendizagem motora |
spellingShingle |
Efeitos dos intervalos pré-CR, pós-CR e intertentativas em aprendizagem motora Vieira,Márcio Mário Feedback Intervalo pré-CR Intervalo Pós-CR Intervalo intertentativas |
title_short |
Efeitos dos intervalos pré-CR, pós-CR e intertentativas em aprendizagem motora |
title_full |
Efeitos dos intervalos pré-CR, pós-CR e intertentativas em aprendizagem motora |
title_fullStr |
Efeitos dos intervalos pré-CR, pós-CR e intertentativas em aprendizagem motora |
title_full_unstemmed |
Efeitos dos intervalos pré-CR, pós-CR e intertentativas em aprendizagem motora |
title_sort |
Efeitos dos intervalos pré-CR, pós-CR e intertentativas em aprendizagem motora |
author |
Vieira,Márcio Mário |
author_facet |
Vieira,Márcio Mário Ugrinowitsch,Herbert Benda,Rodolfo Novellino |
author_role |
author |
author2 |
Ugrinowitsch,Herbert Benda,Rodolfo Novellino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira,Márcio Mário Ugrinowitsch,Herbert Benda,Rodolfo Novellino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feedback Intervalo pré-CR Intervalo Pós-CR Intervalo intertentativas |
topic |
Feedback Intervalo pré-CR Intervalo Pós-CR Intervalo intertentativas |
description |
O fornecimento de conhecimento de resultados (CR) envolve os aspectos temporais, que consistem no momento em que o CR é fornecido além de se relacionar a três intervalos: Pré-CR, Pós-CR e o intervalo intertentativas. O presente estudo investigou esses intervalos em três diferentes experimentos. 90 voluntários desempenharam uma tarefa de posicionamento com sequência e tempo alvo pré-estabelecidos. Testes de transferência imediata e atrasada foram realizados em nova sequência e tempo alvo, sem CR. O teste de transferência atrasada foi realizado 24h após a fase de aquisição. Os três experimentos foram conduzidos para investigar os efeitos do pré-CR, intervalo pós-CR e o intervalo intertentativas, respectivamente. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos na condição do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas. Concluiu-se que os efeitos do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas podem ser mais efetivos para a aprendizagem motora que o intervalo pós-CR. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/reveducfis.v24.2.17820 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Educação Física / UEM v.24 n.2 2013 reponame:Revista da Educação física/UEM (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
collection |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1799317485841809408 |