Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora. doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17820

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Márcio Mário
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ugrinowitsch, Herbert, Benda, Rodolfo Novellino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17820
Resumo: O fornecimento de conhecimento de resultados (CR) envolve os aspectos temporais, que consiste no momento em que o CR é fornecido além de se relacionar a três intervalos: Pré-CR, Pós-CR e o intervalo intertentativas. O presente estudo investigou esses intervalos em três diferentes experimentos. Noventa voluntários desempenharam uma tarefa de posicionamento com sequência e tempo alvo pré-estabelecidos. Testes de transferência imediata e atrasada foram realizados em nova sequência e tempo alvo, sem CR. O teste de transferência atrasada foi realizado 24 horas após a fase de aquisição. Os três experimentos foram conduzidos para investigar os efeitos do pré-CR, intervalo pós-CR e o intervalo intertentativas, respectivamente. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos na condição do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas. Concluiu-se que os efeitos do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas podem ser mais efetivos para a aprendizagem motora que o intervalo pós-CR.
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