Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora. doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17820
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17820 |
Resumo: | O fornecimento de conhecimento de resultados (CR) envolve os aspectos temporais, que consiste no momento em que o CR é fornecido além de se relacionar a três intervalos: Pré-CR, Pós-CR e o intervalo intertentativas. O presente estudo investigou esses intervalos em três diferentes experimentos. Noventa voluntários desempenharam uma tarefa de posicionamento com sequência e tempo alvo pré-estabelecidos. Testes de transferência imediata e atrasada foram realizados em nova sequência e tempo alvo, sem CR. O teste de transferência atrasada foi realizado 24 horas após a fase de aquisição. Os três experimentos foram conduzidos para investigar os efeitos do pré-CR, intervalo pós-CR e o intervalo intertentativas, respectivamente. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos na condição do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas. Concluiu-se que os efeitos do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas podem ser mais efetivos para a aprendizagem motora que o intervalo pós-CR. |
id |
UEM-9_b2c951178149b9317d1a8b33136dac11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/17820 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora. doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17820FeedbackIntervalo pré-CRIntervalo Pós-CRIntervalo intertentativas.Aprendizagem MotoraO fornecimento de conhecimento de resultados (CR) envolve os aspectos temporais, que consiste no momento em que o CR é fornecido além de se relacionar a três intervalos: Pré-CR, Pós-CR e o intervalo intertentativas. O presente estudo investigou esses intervalos em três diferentes experimentos. Noventa voluntários desempenharam uma tarefa de posicionamento com sequência e tempo alvo pré-estabelecidos. Testes de transferência imediata e atrasada foram realizados em nova sequência e tempo alvo, sem CR. O teste de transferência atrasada foi realizado 24 horas após a fase de aquisição. Os três experimentos foram conduzidos para investigar os efeitos do pré-CR, intervalo pós-CR e o intervalo intertentativas, respectivamente. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos na condição do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas. Concluiu-se que os efeitos do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas podem ser mais efetivos para a aprendizagem motora que o intervalo pós-CR.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Experimentalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17820Journal of Physical Education; Vol 24 No 2 (2013); 181-194Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 181-194Journal of Physical Education; v. 24 n. 2 (2013); 181-1942448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17820/11802Vieira, Márcio MárioUgrinowitsch, HerbertBenda, Rodolfo Novellinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T15:38:25Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/17820Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2023-01-10T15:38:25Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora. doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17820 |
title |
Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora. doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17820 |
spellingShingle |
Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora. doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17820 Vieira, Márcio Mário Feedback Intervalo pré-CR Intervalo Pós-CR Intervalo intertentativas. Aprendizagem Motora |
title_short |
Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora. doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17820 |
title_full |
Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora. doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17820 |
title_fullStr |
Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora. doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17820 |
title_full_unstemmed |
Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora. doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17820 |
title_sort |
Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora. doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17820 |
author |
Vieira, Márcio Mário |
author_facet |
Vieira, Márcio Mário Ugrinowitsch, Herbert Benda, Rodolfo Novellino |
author_role |
author |
author2 |
Ugrinowitsch, Herbert Benda, Rodolfo Novellino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Márcio Mário Ugrinowitsch, Herbert Benda, Rodolfo Novellino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feedback Intervalo pré-CR Intervalo Pós-CR Intervalo intertentativas. Aprendizagem Motora |
topic |
Feedback Intervalo pré-CR Intervalo Pós-CR Intervalo intertentativas. Aprendizagem Motora |
description |
O fornecimento de conhecimento de resultados (CR) envolve os aspectos temporais, que consiste no momento em que o CR é fornecido além de se relacionar a três intervalos: Pré-CR, Pós-CR e o intervalo intertentativas. O presente estudo investigou esses intervalos em três diferentes experimentos. Noventa voluntários desempenharam uma tarefa de posicionamento com sequência e tempo alvo pré-estabelecidos. Testes de transferência imediata e atrasada foram realizados em nova sequência e tempo alvo, sem CR. O teste de transferência atrasada foi realizado 24 horas após a fase de aquisição. Os três experimentos foram conduzidos para investigar os efeitos do pré-CR, intervalo pós-CR e o intervalo intertentativas, respectivamente. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos na condição do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas. Concluiu-se que os efeitos do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas podem ser mais efetivos para a aprendizagem motora que o intervalo pós-CR. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Experimental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17820 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17820/11802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 24 No 2 (2013); 181-194 Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 181-194 Journal of Physical Education; v. 24 n. 2 (2013); 181-194 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732543788187648 |