As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200231 |
Resumo: | O objetivo principal é analisar as crenças ou conhecimentos prévios de alunos de Graduação em Educação Física a respeito do ensino dos esportes, quando ingressam na universidade. Foram adotados procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo de estudos de casos múltiplos. Cinco estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade pública foram investigados. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semi-estruturada; observação sistemática; procedimentos de estimulação de memória. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada e as classes de análise foram determinadas a priori. Verificou-se que os sujeitos investigados acreditam que os conteúdos motores ou habilidades básicas do esporte devem ser enfatizados no processo de iniciação esportiva. A experiência de prática pessoal e a observação foram as fontes para a estruturação de suas aulas. Os sujeitos possuem um conhecimento pedagógico sobre o ensino dos esportes, obtidos a partir de um processo de modelação. |
id |
UEM-4_4366ed7256f8128fdeaee9a68f589fed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-30832014000200231 |
network_acronym_str |
UEM-4 |
network_name_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação FísicaEducação FísicaEsporteEnsinoO objetivo principal é analisar as crenças ou conhecimentos prévios de alunos de Graduação em Educação Física a respeito do ensino dos esportes, quando ingressam na universidade. Foram adotados procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo de estudos de casos múltiplos. Cinco estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade pública foram investigados. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semi-estruturada; observação sistemática; procedimentos de estimulação de memória. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada e as classes de análise foram determinadas a priori. Verificou-se que os sujeitos investigados acreditam que os conteúdos motores ou habilidades básicas do esporte devem ser enfatizados no processo de iniciação esportiva. A experiência de prática pessoal e a observação foram as fontes para a estruturação de suas aulas. Os sujeitos possuem um conhecimento pedagógico sobre o ensino dos esportes, obtidos a partir de um processo de modelação.Universidade Estadual de Maringá 2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200231Revista da Educação Física / UEM v.25 n.2 2014reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v25i2.22669info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,ValmorSouza,Jeferson Rodrigues deBrasil,Vinicius ZeilmannBarros,Thais Emanuelli da Silva deNascimento,Juarez Vieira dopor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832014000200231Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física |
title |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física |
spellingShingle |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física Ramos,Valmor Educação Física Esporte Ensino |
title_short |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física |
title_full |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física |
title_fullStr |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física |
title_full_unstemmed |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física |
title_sort |
As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física |
author |
Ramos,Valmor |
author_facet |
Ramos,Valmor Souza,Jeferson Rodrigues de Brasil,Vinicius Zeilmann Barros,Thais Emanuelli da Silva de Nascimento,Juarez Vieira do |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Jeferson Rodrigues de Brasil,Vinicius Zeilmann Barros,Thais Emanuelli da Silva de Nascimento,Juarez Vieira do |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos,Valmor Souza,Jeferson Rodrigues de Brasil,Vinicius Zeilmann Barros,Thais Emanuelli da Silva de Nascimento,Juarez Vieira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Esporte Ensino |
topic |
Educação Física Esporte Ensino |
description |
O objetivo principal é analisar as crenças ou conhecimentos prévios de alunos de Graduação em Educação Física a respeito do ensino dos esportes, quando ingressam na universidade. Foram adotados procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo de estudos de casos múltiplos. Cinco estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade pública foram investigados. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semi-estruturada; observação sistemática; procedimentos de estimulação de memória. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada e as classes de análise foram determinadas a priori. Verificou-se que os sujeitos investigados acreditam que os conteúdos motores ou habilidades básicas do esporte devem ser enfatizados no processo de iniciação esportiva. A experiência de prática pessoal e a observação foram as fontes para a estruturação de suas aulas. Os sujeitos possuem um conhecimento pedagógico sobre o ensino dos esportes, obtidos a partir de um processo de modelação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200231 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/reveducfis.v25i2.22669 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Educação Física / UEM v.25 n.2 2014 reponame:Revista da Educação física/UEM (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
collection |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1799317485939326976 |