As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos,Valmor
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza,Jeferson Rodrigues de, Brasil,Vinicius Zeilmann, Barros,Thais Emanuelli da Silva de, Nascimento,Juarez Vieira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200231
Resumo: O objetivo principal é analisar as crenças ou conhecimentos prévios de alunos de Graduação em Educação Física a respeito do ensino dos esportes, quando ingressam na universidade. Foram adotados procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo de estudos de casos múltiplos. Cinco estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade pública foram investigados. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semi-estruturada; observação sistemática; procedimentos de estimulação de memória. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada e as classes de análise foram determinadas a priori. Verificou-se que os sujeitos investigados acreditam que os conteúdos motores ou habilidades básicas do esporte devem ser enfatizados no processo de iniciação esportiva. A experiência de prática pessoal e a observação foram as fontes para a estruturação de suas aulas. Os sujeitos possuem um conhecimento pedagógico sobre o ensino dos esportes, obtidos a partir de um processo de modelação.
id UEM-4_4366ed7256f8128fdeaee9a68f589fed
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832014000200231
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação FísicaEducação FísicaEsporteEnsinoO objetivo principal é analisar as crenças ou conhecimentos prévios de alunos de Graduação em Educação Física a respeito do ensino dos esportes, quando ingressam na universidade. Foram adotados procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo de estudos de casos múltiplos. Cinco estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade pública foram investigados. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semi-estruturada; observação sistemática; procedimentos de estimulação de memória. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada e as classes de análise foram determinadas a priori. Verificou-se que os sujeitos investigados acreditam que os conteúdos motores ou habilidades básicas do esporte devem ser enfatizados no processo de iniciação esportiva. A experiência de prática pessoal e a observação foram as fontes para a estruturação de suas aulas. Os sujeitos possuem um conhecimento pedagógico sobre o ensino dos esportes, obtidos a partir de um processo de modelação.Universidade Estadual de Maringá 2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200231Revista da Educação Física / UEM v.25 n.2 2014reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v25i2.22669info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,ValmorSouza,Jeferson Rodrigues deBrasil,Vinicius ZeilmannBarros,Thais Emanuelli da Silva deNascimento,Juarez Vieira dopor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832014000200231Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
title As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
spellingShingle As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
Ramos,Valmor
Educação Física
Esporte
Ensino
title_short As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
title_full As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
title_fullStr As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
title_full_unstemmed As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
title_sort As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física
author Ramos,Valmor
author_facet Ramos,Valmor
Souza,Jeferson Rodrigues de
Brasil,Vinicius Zeilmann
Barros,Thais Emanuelli da Silva de
Nascimento,Juarez Vieira do
author_role author
author2 Souza,Jeferson Rodrigues de
Brasil,Vinicius Zeilmann
Barros,Thais Emanuelli da Silva de
Nascimento,Juarez Vieira do
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos,Valmor
Souza,Jeferson Rodrigues de
Brasil,Vinicius Zeilmann
Barros,Thais Emanuelli da Silva de
Nascimento,Juarez Vieira do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Esporte
Ensino
topic Educação Física
Esporte
Ensino
description O objetivo principal é analisar as crenças ou conhecimentos prévios de alunos de Graduação em Educação Física a respeito do ensino dos esportes, quando ingressam na universidade. Foram adotados procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo de estudos de casos múltiplos. Cinco estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade pública foram investigados. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semi-estruturada; observação sistemática; procedimentos de estimulação de memória. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada e as classes de análise foram determinadas a priori. Verificou-se que os sujeitos investigados acreditam que os conteúdos motores ou habilidades básicas do esporte devem ser enfatizados no processo de iniciação esportiva. A experiência de prática pessoal e a observação foram as fontes para a estruturação de suas aulas. Os sujeitos possuem um conhecimento pedagógico sobre o ensino dos esportes, obtidos a partir de um processo de modelação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200231
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000200231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v25i2.22669
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.25 n.2 2014
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317485939326976