As crenças sobre o ensino dos esportes: um estudo na formação inicial em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jeferson Rodrigues de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180549
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017.
id UFSC_e1a148bcdb8f74380402f83dc88e1a0c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180549
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSouza, Jeferson Rodrigues deRamos, Valmor2017-10-31T03:17:56Z2017-10-31T03:17:56Z2017348884https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180549Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017.O presente estudo buscou identificar e analisar as crenças sobre o ensino dos esportes de graduandos em início do curso de bacharel em Educação Física, em uma universidade pública do Estado de Santa Catarina, Brasil. Adotou-se uma abordagem de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, a partir de estudo de casos múltiplos, de forma transversal. Oito graduandos em início do curso de Educação Física participaram do estudo, pertencentes a três semestres distintos, que não tinham experiência prévia de atuação no ensino como professor ou treinador esportivo. Os instrumentos utilizados para obtenção dos dados foram o roteiro de entrevista estruturada e semiestrutura, a observação sistemática e os procedimentos de estimulação de memória. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise do conteúdo, a partir de categorias determinadas a priori. Para garantir a credibilidade e confiabilidade das informações foi realizado um estudo piloto e procedimentos de checagem pelos sujeitos. Os resultados indicaram que os graduandos possuem crenças que privilegiam os conteúdos motores ou habilidades técnicas do esporte; as estratégias voltadas ao uso de tarefas analíticas, intervenções verbais de gestão, e feedbacks pedagógicos prescritivos e avaliativos positivos; e de que os alunos aprendem através da reprodução dos movimentos do esporte. Essas crenças foram desenvolvidas principalmente das experiências anteriores de aprendizagem prática no contexto esportivo, bem como da observação dos treinadores ou professores e de julgamentos verbais dos treinadores e pares. Conclui-se que as vivências motoras dos graduandos são elementos essenciais na construção do conjunto de crenças prévias sobre o ensino dos esportes, constituindo a base das crenças mais centrais ou estáveis. Essas crenças também foram influenciadas pela capacidade de aprendizagem por observação, de armazenar comportamentos e episódios mais significativos, de refletir e converter essas experiências armazenadas em modelos próprios de ação.<br>Abstract : The purpose of this study was to analyse the sports teaching beliefs by Physical Education bachelor's undergraduates from a public university at Santa Catarina State, Brazil. We conducted a qualitative study with an emphasis on describing and interpreting information of case studies. The study included eight undergraduate students of physical education Bacharelor from three different curse phase, unskilled teacher or coach. A semi-structured interview guide, systematic observation, and memory stimulation techniques were used for data collection. The data were analyzed using content analysis technique to identify, analyze, and report patterns of categories within data. For increase the credibility of information were adopted the pilot study and member checking was implemented when all each participant confirmed the accuracy of his or her transcripts and provided any revisions deemed necessary. The results showed that the undergraduates have beliefs that predominate motor and sport skills. Predominantly, they use analytical tasks teaching, verbal interventions, and prescriptive and evaluative positive feedbacks. Furthmore, they believe that learners learn by reproducing the sports skills. These beliefs were developed from prior experiences of sporting practice and observating and listening your coaches and peers. It is concluded that the student?s physical experiences are essential elements in the construction of your beliefs about sport teaching, constituting the basis of most central beliefs. These beliefs were also influenced by the learning trough observation, meaningful episodes memorization, reflecting about these episodes and converting these in own action models.191 p.| il., tabs.porEducação físicaEsportesEstudo e ensinoAs crenças sobre o ensino dos esportes: um estudo na formação inicial em educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL348884.pdfapplication/pdf1341537https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/180549/1/348884.pdf2f7203049e53912a5d29fe4fd83428edMD51123456789/1805492017-10-31 01:17:57.053oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180549Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-10-31T03:17:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As crenças sobre o ensino dos esportes: um estudo na formação inicial em educação física
title As crenças sobre o ensino dos esportes: um estudo na formação inicial em educação física
spellingShingle As crenças sobre o ensino dos esportes: um estudo na formação inicial em educação física
Souza, Jeferson Rodrigues de
Educação física
Esportes
Estudo e ensino
title_short As crenças sobre o ensino dos esportes: um estudo na formação inicial em educação física
title_full As crenças sobre o ensino dos esportes: um estudo na formação inicial em educação física
title_fullStr As crenças sobre o ensino dos esportes: um estudo na formação inicial em educação física
title_full_unstemmed As crenças sobre o ensino dos esportes: um estudo na formação inicial em educação física
title_sort As crenças sobre o ensino dos esportes: um estudo na formação inicial em educação física
author Souza, Jeferson Rodrigues de
author_facet Souza, Jeferson Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jeferson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Valmor
contributor_str_mv Ramos, Valmor
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação física
Esportes
Estudo e ensino
topic Educação física
Esportes
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-31T03:17:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-31T03:17:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180549
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 348884
identifier_str_mv 348884
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/180549/1/348884.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f7203049e53912a5d29fe4fd83428ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805067001757696