Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200007 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar o Bem-Estar do Trabalhador Docente (BETD) por meio do Parâmetro Socioambiental (Satisfação no Trabalho - ST) e do Parâmetro Individual (Estilo de Vida - EV) dos professores de Educação Física, considerando os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Participaram da pesquisa 1.645 professores dos magistérios públicos estaduais do Sul do Brasil. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e profissional, bem como os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados não evidenciaram associação entre o BETD e o CDP. Em relação aos Parâmetros Individuais e Socioambientais, não se constataram diferenças entre os ciclos de Diversificação e Estabilização quando avaliada a ST. Na avaliação do EV, apenas o Comportamento Preventivo identificou diferenças significativas entre estes dois ciclos. Tais resultados demonstram elevada concordância de sentimentos e de comportamentos frente aos Parâmetros Individual e Socioambiental do Bem-Estar do Trabalhador Docente após nove anos de docência. |
id |
UEM-4_6466e7c643a7f88c97f728a475585d1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-30832013000200007 |
network_acronym_str |
UEM-4 |
network_name_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreiraProfessorBem-estarEstilo de vidaSatisfação no trabalhoEducação físicaCarreira docenteO objetivo do estudo foi analisar o Bem-Estar do Trabalhador Docente (BETD) por meio do Parâmetro Socioambiental (Satisfação no Trabalho - ST) e do Parâmetro Individual (Estilo de Vida - EV) dos professores de Educação Física, considerando os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Participaram da pesquisa 1.645 professores dos magistérios públicos estaduais do Sul do Brasil. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e profissional, bem como os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados não evidenciaram associação entre o BETD e o CDP. Em relação aos Parâmetros Individuais e Socioambientais, não se constataram diferenças entre os ciclos de Diversificação e Estabilização quando avaliada a ST. Na avaliação do EV, apenas o Comportamento Preventivo identificou diferenças significativas entre estes dois ciclos. Tais resultados demonstram elevada concordância de sentimentos e de comportamentos frente aos Parâmetros Individual e Socioambiental do Bem-Estar do Trabalhador Docente após nove anos de docência.Universidade Estadual de Maringá 2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200007Revista da Educação Física / UEM v.24 n.2 2013reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v24.2.16114info:eu-repo/semantics/openAccessBoth,JorgeNascimento,Juarez Vieira doSonoo,Christi NorikoLemos,Carlos Augusto FogliariniBorgatto,Adriano Ferretipor2013-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832013000200007Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2013-11-04T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira |
title |
Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira |
spellingShingle |
Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira Both,Jorge Professor Bem-estar Estilo de vida Satisfação no trabalho Educação física Carreira docente |
title_short |
Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira |
title_full |
Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira |
title_fullStr |
Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira |
title_full_unstemmed |
Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira |
title_sort |
Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira |
author |
Both,Jorge |
author_facet |
Both,Jorge Nascimento,Juarez Vieira do Sonoo,Christi Noriko Lemos,Carlos Augusto Fogliarini Borgatto,Adriano Ferreti |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento,Juarez Vieira do Sonoo,Christi Noriko Lemos,Carlos Augusto Fogliarini Borgatto,Adriano Ferreti |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Both,Jorge Nascimento,Juarez Vieira do Sonoo,Christi Noriko Lemos,Carlos Augusto Fogliarini Borgatto,Adriano Ferreti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Bem-estar Estilo de vida Satisfação no trabalho Educação física Carreira docente |
topic |
Professor Bem-estar Estilo de vida Satisfação no trabalho Educação física Carreira docente |
description |
O objetivo do estudo foi analisar o Bem-Estar do Trabalhador Docente (BETD) por meio do Parâmetro Socioambiental (Satisfação no Trabalho - ST) e do Parâmetro Individual (Estilo de Vida - EV) dos professores de Educação Física, considerando os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Participaram da pesquisa 1.645 professores dos magistérios públicos estaduais do Sul do Brasil. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e profissional, bem como os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados não evidenciaram associação entre o BETD e o CDP. Em relação aos Parâmetros Individuais e Socioambientais, não se constataram diferenças entre os ciclos de Diversificação e Estabilização quando avaliada a ST. Na avaliação do EV, apenas o Comportamento Preventivo identificou diferenças significativas entre estes dois ciclos. Tais resultados demonstram elevada concordância de sentimentos e de comportamentos frente aos Parâmetros Individual e Socioambiental do Bem-Estar do Trabalhador Docente após nove anos de docência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/reveducfis.v24.2.16114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Educação Física / UEM v.24 n.2 2013 reponame:Revista da Educação física/UEM (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
collection |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1799317485849149440 |