Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Both,Jorge
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nascimento,Juarez Vieira do, Sonoo,Christi Noriko, Lemos,Carlos Augusto Fogliarini, Borgatto,Adriano Ferreti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200007
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar o Bem-Estar do Trabalhador Docente (BETD) por meio do Parâmetro Socioambiental (Satisfação no Trabalho - ST) e do Parâmetro Individual (Estilo de Vida - EV) dos professores de Educação Física, considerando os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Participaram da pesquisa 1.645 professores dos magistérios públicos estaduais do Sul do Brasil. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e profissional, bem como os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados não evidenciaram associação entre o BETD e o CDP. Em relação aos Parâmetros Individuais e Socioambientais, não se constataram diferenças entre os ciclos de Diversificação e Estabilização quando avaliada a ST. Na avaliação do EV, apenas o Comportamento Preventivo identificou diferenças significativas entre estes dois ciclos. Tais resultados demonstram elevada concordância de sentimentos e de comportamentos frente aos Parâmetros Individual e Socioambiental do Bem-Estar do Trabalhador Docente após nove anos de docência.
id UEM-4_6466e7c643a7f88c97f728a475585d1b
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832013000200007
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreiraProfessorBem-estarEstilo de vidaSatisfação no trabalhoEducação físicaCarreira docenteO objetivo do estudo foi analisar o Bem-Estar do Trabalhador Docente (BETD) por meio do Parâmetro Socioambiental (Satisfação no Trabalho - ST) e do Parâmetro Individual (Estilo de Vida - EV) dos professores de Educação Física, considerando os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Participaram da pesquisa 1.645 professores dos magistérios públicos estaduais do Sul do Brasil. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e profissional, bem como os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados não evidenciaram associação entre o BETD e o CDP. Em relação aos Parâmetros Individuais e Socioambientais, não se constataram diferenças entre os ciclos de Diversificação e Estabilização quando avaliada a ST. Na avaliação do EV, apenas o Comportamento Preventivo identificou diferenças significativas entre estes dois ciclos. Tais resultados demonstram elevada concordância de sentimentos e de comportamentos frente aos Parâmetros Individual e Socioambiental do Bem-Estar do Trabalhador Docente após nove anos de docência.Universidade Estadual de Maringá 2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200007Revista da Educação Física / UEM v.24 n.2 2013reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v24.2.16114info:eu-repo/semantics/openAccessBoth,JorgeNascimento,Juarez Vieira doSonoo,Christi NorikoLemos,Carlos Augusto FogliariniBorgatto,Adriano Ferretipor2013-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832013000200007Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2013-11-04T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira
title Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira
spellingShingle Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira
Both,Jorge
Professor
Bem-estar
Estilo de vida
Satisfação no trabalho
Educação física
Carreira docente
title_short Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira
title_full Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira
title_fullStr Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira
title_full_unstemmed Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira
title_sort Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física ao longo da carreira
author Both,Jorge
author_facet Both,Jorge
Nascimento,Juarez Vieira do
Sonoo,Christi Noriko
Lemos,Carlos Augusto Fogliarini
Borgatto,Adriano Ferreti
author_role author
author2 Nascimento,Juarez Vieira do
Sonoo,Christi Noriko
Lemos,Carlos Augusto Fogliarini
Borgatto,Adriano Ferreti
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Both,Jorge
Nascimento,Juarez Vieira do
Sonoo,Christi Noriko
Lemos,Carlos Augusto Fogliarini
Borgatto,Adriano Ferreti
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Bem-estar
Estilo de vida
Satisfação no trabalho
Educação física
Carreira docente
topic Professor
Bem-estar
Estilo de vida
Satisfação no trabalho
Educação física
Carreira docente
description O objetivo do estudo foi analisar o Bem-Estar do Trabalhador Docente (BETD) por meio do Parâmetro Socioambiental (Satisfação no Trabalho - ST) e do Parâmetro Individual (Estilo de Vida - EV) dos professores de Educação Física, considerando os Ciclos de Desenvolvimento Profissional (CDP). Participaram da pesquisa 1.645 professores dos magistérios públicos estaduais do Sul do Brasil. Na coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e profissional, bem como os instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os resultados não evidenciaram associação entre o BETD e o CDP. Em relação aos Parâmetros Individuais e Socioambientais, não se constataram diferenças entre os ciclos de Diversificação e Estabilização quando avaliada a ST. Na avaliação do EV, apenas o Comportamento Preventivo identificou diferenças significativas entre estes dois ciclos. Tais resultados demonstram elevada concordância de sentimentos e de comportamentos frente aos Parâmetros Individual e Socioambiental do Bem-Estar do Trabalhador Docente após nove anos de docência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v24.2.16114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.24 n.2 2013
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317485849149440