PESQUISA E OPINIÃO: QUALIDADE E SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DOS SERVIÇOS CIRÚRGICOS DE OVARIOHISTERECTOMIA (OHE) REALIZADOS EM AMBIENTE ACADÊMICO NO IFC-CONCÓRDIA, NO PERÍODO DE 2013 A 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olsson, Débora Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Salles, Cleucy Jauqeline, Locatelli, Gabriela Maria, Rafagnin, Letícia, Chappuis, Raquel, Gusatto, Regina Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/42651
Resumo: O objetivo foi realizar uma pesquisa de reconhecimento sobre a qualidade dos serviços cirúrgicos ofertados pelos discentes do IFC-Concórdia. Foi realizada uma análise de dados dos prontuários clínico-cirúrgicos de cadelas e gatas submetidas ao procedimento de ovariohisterectomia (OHE). Os dados obtidos foram relativos à identificação dos animais, a indicação para o procedimento e o número do telefone dos tutores. Foi aplicado um questionário sobre a qualidade e bem-estar dos seus animais durante a recuperação cirúrgica em ambiente domiciliar. As perguntas foram agrupadas em três domínios e o percentual de respostas “sim”, “não” e “não sabe” foi tabulado e submetido à análise descritiva. Na atribuição alteração do comportamento, 94% das fêmeas demonstraram modificação comportamental e 85% apresentaram alterações no apetite. 95% dos tutores não notaram alteração na ferida cirúrgica; 89% declararam não ter dificuldade em realizar o pós-operatório e 11% dos afirmaram ter tido dificuldade em manipular seu animal; 15% julgaram acreditar que o animal possa ter sentido dor; 79% mencionaram que o animal não sentiu dor e 6% não souberam responder. A percepção de cio não foi observada nos animais de 99% dos entrevistados. 100% dos tutores confirmam que as orientações repassadas foram importantes, 98% relataram que a atenção prestada pelo acadêmico, ultrapassou a expectativa e 99% deles submeteria outra fêmea à OHE no IFC. Dentre as qualidades dos serviços oferecidos,100% dos entrevistados julgaram que as informações repassadas foram de extrema importância para a correta realização do pós-operatório domiciliar.
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