Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Izabella Alvarenga
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da, Martins, Raul Aragão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
DOI: 10.30612/hre.v9i16.13109
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109
Resumo: A abordagem de questões éticas e morais na escola ainda é um desafio para professores e gestores. A extensão universitária que realizamos e descrevemos aqui teve como objetivo proporcionar oportunidade de estudo e reflexão sobre o desenvolvimento moral infantil e suscitar reflexões sobre o ambiente socio moral proporcionado pela escola. A atividade extensionista, que também era uma formação continuada teve como público alvo professores e gestores de uma escola municipal dos anos finais do ensino fundamental, localizada em um município do noroeste paulista, o local de realização da formação foi a própria escola. As atividades de formação, ao longo do seu desenvolvimento, tiveram características como modificação completa da agenda do curso pela escola, a culpabilização das famílias dos alunos sobre os problemas cotidianos da instituição como indisciplina, não realização de atividades curriculares pelos alunos, relações de desrespeito com as figuras de autoridade (adultos), e os professores reproduzindo os mesmos comportamentos dos quais se queixam em seus alunos. A formação desenvolvida encontrou certa resistência, pois foi apontado que a culpabilização das famílias dos alunos é uma atitude equivocada, e as mudanças desejadas pela escola acontecerão somente quando a escola mudar também.
id UFGD-8_a1e2b5582f578bfd383d47ed98678cbf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13109
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
spelling Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamentalEducación continua y extensión universitaria: experiencia com profesores de los últimos años de educación fundamentalFormação continuada. Extensão universitária. Professores.Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros.A abordagem de questões éticas e morais na escola ainda é um desafio para professores e gestores. A extensão universitária que realizamos e descrevemos aqui teve como objetivo proporcionar oportunidade de estudo e reflexão sobre o desenvolvimento moral infantil e suscitar reflexões sobre o ambiente socio moral proporcionado pela escola. A atividade extensionista, que também era uma formação continuada teve como público alvo professores e gestores de uma escola municipal dos anos finais do ensino fundamental, localizada em um município do noroeste paulista, o local de realização da formação foi a própria escola. As atividades de formação, ao longo do seu desenvolvimento, tiveram características como modificação completa da agenda do curso pela escola, a culpabilização das famílias dos alunos sobre os problemas cotidianos da instituição como indisciplina, não realização de atividades curriculares pelos alunos, relações de desrespeito com as figuras de autoridade (adultos), e os professores reproduzindo os mesmos comportamentos dos quais se queixam em seus alunos. A formação desenvolvida encontrou certa resistência, pois foi apontado que a culpabilização das famílias dos alunos é uma atitude equivocada, e as mudanças desejadas pela escola acontecerão somente quando a escola mudar também.Abordar los problemas éticos y morales en la escuela sigue siendo un desafío para los maestros y gerentes. La extensión universitaria que realizamos y describimos aquí tuvo como objetivo brindar espacios de estudio y reflexión sobre el desarrollo moral de los niños y suscitar reflexiones sobre el entorno socio-moral que brinda la escuela. La actividad de extensión, que también fue una formación continua, tuvo como público objetivo a los docentes y directores de una escuela municipal en los últimos años de la escuela primaria, ubicada en un municipio del noroeste de São Paulo, el lugar donde se llevó a cabo la formación fue la propia escuela. Las actividades formativas, a lo largo de su desarrollo, tuvieron características como la modificación completa de la agenda del curso por parte de la escuela, la imputación de las familias de los estudiantes a los problemas cotidianos de la institución como indisciplina, el incumplimiento de las actividades curriculares por parte de los estudiantes, las relaciones irrespetuosas con figuras de autoridad (adultos) y profesores que reproducen los mismos comportamientos de los que se quejan sus alumnos. La formación desarrollada encontró algunas resistencias, ya que se señaló que culpar a las familias de los estudiantes es una actitud equivocada, y los cambios deseados por la escuela solo se producirán cuando la escuela cambie también.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1310910.30612/hre.v9i16.13109Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-132318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109/6597Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Izabella AlvarengaCruz, Luciana Aparecida Nogueira daMartins, Raul Aragão2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13109Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
Educación continua y extensión universitaria: experiencia com profesores de los últimos años de educación fundamental
title Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
Silva, Izabella Alvarenga
Formação continuada. Extensão universitária. Professores.
Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros.
Silva, Izabella Alvarenga
Formação continuada. Extensão universitária. Professores.
Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros.
title_short Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
title_full Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
title_sort Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
author Silva, Izabella Alvarenga
author_facet Silva, Izabella Alvarenga
Silva, Izabella Alvarenga
Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da
Martins, Raul Aragão
Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da
Martins, Raul Aragão
author_role author
author2 Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da
Martins, Raul Aragão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Izabella Alvarenga
Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da
Martins, Raul Aragão
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada. Extensão universitária. Professores.
Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros.
topic Formação continuada. Extensão universitária. Professores.
Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros.
description A abordagem de questões éticas e morais na escola ainda é um desafio para professores e gestores. A extensão universitária que realizamos e descrevemos aqui teve como objetivo proporcionar oportunidade de estudo e reflexão sobre o desenvolvimento moral infantil e suscitar reflexões sobre o ambiente socio moral proporcionado pela escola. A atividade extensionista, que também era uma formação continuada teve como público alvo professores e gestores de uma escola municipal dos anos finais do ensino fundamental, localizada em um município do noroeste paulista, o local de realização da formação foi a própria escola. As atividades de formação, ao longo do seu desenvolvimento, tiveram características como modificação completa da agenda do curso pela escola, a culpabilização das famílias dos alunos sobre os problemas cotidianos da instituição como indisciplina, não realização de atividades curriculares pelos alunos, relações de desrespeito com as figuras de autoridade (adultos), e os professores reproduzindo os mesmos comportamentos dos quais se queixam em seus alunos. A formação desenvolvida encontrou certa resistência, pois foi apontado que a culpabilização das famílias dos alunos é uma atitude equivocada, e as mudanças desejadas pela escola acontecerão somente quando a escola mudar também.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109
10.30612/hre.v9i16.13109
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109/6597
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-13
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1822163360139968512
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13109