Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109 |
Resumo: | A abordagem de questões éticas e morais na escola ainda é um desafio para professores e gestores. A extensão universitária que realizamos e descrevemos aqui teve como objetivo proporcionar oportunidade de estudo e reflexão sobre o desenvolvimento moral infantil e suscitar reflexões sobre o ambiente socio moral proporcionado pela escola. A atividade extensionista, que também era uma formação continuada teve como público alvo professores e gestores de uma escola municipal dos anos finais do ensino fundamental, localizada em um município do noroeste paulista, o local de realização da formação foi a própria escola. As atividades de formação, ao longo do seu desenvolvimento, tiveram características como modificação completa da agenda do curso pela escola, a culpabilização das famílias dos alunos sobre os problemas cotidianos da instituição como indisciplina, não realização de atividades curriculares pelos alunos, relações de desrespeito com as figuras de autoridade (adultos), e os professores reproduzindo os mesmos comportamentos dos quais se queixam em seus alunos. A formação desenvolvida encontrou certa resistência, pois foi apontado que a culpabilização das famílias dos alunos é uma atitude equivocada, e as mudanças desejadas pela escola acontecerão somente quando a escola mudar também. |
id |
UFGD-8_a1e2b5582f578bfd383d47ed98678cbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13109 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamentalEducación continua y extensión universitaria: experiencia com profesores de los últimos años de educación fundamentalFormação continuada. Extensão universitária. Professores.Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros.A abordagem de questões éticas e morais na escola ainda é um desafio para professores e gestores. A extensão universitária que realizamos e descrevemos aqui teve como objetivo proporcionar oportunidade de estudo e reflexão sobre o desenvolvimento moral infantil e suscitar reflexões sobre o ambiente socio moral proporcionado pela escola. A atividade extensionista, que também era uma formação continuada teve como público alvo professores e gestores de uma escola municipal dos anos finais do ensino fundamental, localizada em um município do noroeste paulista, o local de realização da formação foi a própria escola. As atividades de formação, ao longo do seu desenvolvimento, tiveram características como modificação completa da agenda do curso pela escola, a culpabilização das famílias dos alunos sobre os problemas cotidianos da instituição como indisciplina, não realização de atividades curriculares pelos alunos, relações de desrespeito com as figuras de autoridade (adultos), e os professores reproduzindo os mesmos comportamentos dos quais se queixam em seus alunos. A formação desenvolvida encontrou certa resistência, pois foi apontado que a culpabilização das famílias dos alunos é uma atitude equivocada, e as mudanças desejadas pela escola acontecerão somente quando a escola mudar também.Abordar los problemas éticos y morales en la escuela sigue siendo un desafío para los maestros y gerentes. La extensión universitaria que realizamos y describimos aquí tuvo como objetivo brindar espacios de estudio y reflexión sobre el desarrollo moral de los niños y suscitar reflexiones sobre el entorno socio-moral que brinda la escuela. La actividad de extensión, que también fue una formación continua, tuvo como público objetivo a los docentes y directores de una escuela municipal en los últimos años de la escuela primaria, ubicada en un municipio del noroeste de São Paulo, el lugar donde se llevó a cabo la formación fue la propia escuela. Las actividades formativas, a lo largo de su desarrollo, tuvieron características como la modificación completa de la agenda del curso por parte de la escuela, la imputación de las familias de los estudiantes a los problemas cotidianos de la institución como indisciplina, el incumplimiento de las actividades curriculares por parte de los estudiantes, las relaciones irrespetuosas con figuras de autoridad (adultos) y profesores que reproducen los mismos comportamientos de los que se quejan sus alumnos. La formación desarrollada encontró algunas resistencias, ya que se señaló que culpar a las familias de los estudiantes es una actitud equivocada, y los cambios deseados por la escuela solo se producirán cuando la escuela cambie también.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1310910.30612/hre.v9i16.13109Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-132318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109/6597Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Izabella AlvarengaCruz, Luciana Aparecida Nogueira daMartins, Raul Aragão2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13109Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental Educación continua y extensión universitaria: experiencia com profesores de los últimos años de educación fundamental |
title |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental Silva, Izabella Alvarenga Formação continuada. Extensão universitária. Professores. Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros. |
title_short |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental |
author |
Silva, Izabella Alvarenga |
author_facet |
Silva, Izabella Alvarenga Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da Martins, Raul Aragão |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da Martins, Raul Aragão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Izabella Alvarenga Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da Martins, Raul Aragão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada. Extensão universitária. Professores. Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros. |
topic |
Formação continuada. Extensão universitária. Professores. Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros. |
description |
A abordagem de questões éticas e morais na escola ainda é um desafio para professores e gestores. A extensão universitária que realizamos e descrevemos aqui teve como objetivo proporcionar oportunidade de estudo e reflexão sobre o desenvolvimento moral infantil e suscitar reflexões sobre o ambiente socio moral proporcionado pela escola. A atividade extensionista, que também era uma formação continuada teve como público alvo professores e gestores de uma escola municipal dos anos finais do ensino fundamental, localizada em um município do noroeste paulista, o local de realização da formação foi a própria escola. As atividades de formação, ao longo do seu desenvolvimento, tiveram características como modificação completa da agenda do curso pela escola, a culpabilização das famílias dos alunos sobre os problemas cotidianos da instituição como indisciplina, não realização de atividades curriculares pelos alunos, relações de desrespeito com as figuras de autoridade (adultos), e os professores reproduzindo os mesmos comportamentos dos quais se queixam em seus alunos. A formação desenvolvida encontrou certa resistência, pois foi apontado que a culpabilização das famílias dos alunos é uma atitude equivocada, e as mudanças desejadas pela escola acontecerão somente quando a escola mudar também. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109 10.30612/hre.v9i16.13109 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.13109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109/6597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-13 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831171016982528 |