Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
DOI: | 10.30612/hre.v9i16.13109 |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109 |
Resumo: | A abordagem de questões éticas e morais na escola ainda é um desafio para professores e gestores. A extensão universitária que realizamos e descrevemos aqui teve como objetivo proporcionar oportunidade de estudo e reflexão sobre o desenvolvimento moral infantil e suscitar reflexões sobre o ambiente socio moral proporcionado pela escola. A atividade extensionista, que também era uma formação continuada teve como público alvo professores e gestores de uma escola municipal dos anos finais do ensino fundamental, localizada em um município do noroeste paulista, o local de realização da formação foi a própria escola. As atividades de formação, ao longo do seu desenvolvimento, tiveram características como modificação completa da agenda do curso pela escola, a culpabilização das famílias dos alunos sobre os problemas cotidianos da instituição como indisciplina, não realização de atividades curriculares pelos alunos, relações de desrespeito com as figuras de autoridade (adultos), e os professores reproduzindo os mesmos comportamentos dos quais se queixam em seus alunos. A formação desenvolvida encontrou certa resistência, pois foi apontado que a culpabilização das famílias dos alunos é uma atitude equivocada, e as mudanças desejadas pela escola acontecerão somente quando a escola mudar também. |
id |
UFGD-8_a1e2b5582f578bfd383d47ed98678cbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13109 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
spelling |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamentalEducación continua y extensión universitaria: experiencia com profesores de los últimos años de educación fundamentalFormação continuada. Extensão universitária. Professores.Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros.A abordagem de questões éticas e morais na escola ainda é um desafio para professores e gestores. A extensão universitária que realizamos e descrevemos aqui teve como objetivo proporcionar oportunidade de estudo e reflexão sobre o desenvolvimento moral infantil e suscitar reflexões sobre o ambiente socio moral proporcionado pela escola. A atividade extensionista, que também era uma formação continuada teve como público alvo professores e gestores de uma escola municipal dos anos finais do ensino fundamental, localizada em um município do noroeste paulista, o local de realização da formação foi a própria escola. As atividades de formação, ao longo do seu desenvolvimento, tiveram características como modificação completa da agenda do curso pela escola, a culpabilização das famílias dos alunos sobre os problemas cotidianos da instituição como indisciplina, não realização de atividades curriculares pelos alunos, relações de desrespeito com as figuras de autoridade (adultos), e os professores reproduzindo os mesmos comportamentos dos quais se queixam em seus alunos. A formação desenvolvida encontrou certa resistência, pois foi apontado que a culpabilização das famílias dos alunos é uma atitude equivocada, e as mudanças desejadas pela escola acontecerão somente quando a escola mudar também.Abordar los problemas éticos y morales en la escuela sigue siendo un desafío para los maestros y gerentes. La extensión universitaria que realizamos y describimos aquí tuvo como objetivo brindar espacios de estudio y reflexión sobre el desarrollo moral de los niños y suscitar reflexiones sobre el entorno socio-moral que brinda la escuela. La actividad de extensión, que también fue una formación continua, tuvo como público objetivo a los docentes y directores de una escuela municipal en los últimos años de la escuela primaria, ubicada en un municipio del noroeste de São Paulo, el lugar donde se llevó a cabo la formación fue la propia escuela. Las actividades formativas, a lo largo de su desarrollo, tuvieron características como la modificación completa de la agenda del curso por parte de la escuela, la imputación de las familias de los estudiantes a los problemas cotidianos de la institución como indisciplina, el incumplimiento de las actividades curriculares por parte de los estudiantes, las relaciones irrespetuosas con figuras de autoridad (adultos) y profesores que reproducen los mismos comportamientos de los que se quejan sus alumnos. La formación desarrollada encontró algunas resistencias, ya que se señaló que culpar a las familias de los estudiantes es una actitud equivocada, y los cambios deseados por la escuela solo se producirán cuando la escuela cambie también.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1310910.30612/hre.v9i16.13109Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-132318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109/6597Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Izabella AlvarengaCruz, Luciana Aparecida Nogueira daMartins, Raul Aragão2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13109Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental Educación continua y extensión universitaria: experiencia com profesores de los últimos años de educación fundamental |
title |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental Silva, Izabella Alvarenga Formação continuada. Extensão universitária. Professores. Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros. Silva, Izabella Alvarenga Formação continuada. Extensão universitária. Professores. Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros. |
title_short |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental |
author |
Silva, Izabella Alvarenga |
author_facet |
Silva, Izabella Alvarenga Silva, Izabella Alvarenga Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da Martins, Raul Aragão Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da Martins, Raul Aragão |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da Martins, Raul Aragão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Izabella Alvarenga Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da Martins, Raul Aragão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada. Extensão universitária. Professores. Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros. |
topic |
Formação continuada. Extensão universitária. Professores. Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros. |
description |
A abordagem de questões éticas e morais na escola ainda é um desafio para professores e gestores. A extensão universitária que realizamos e descrevemos aqui teve como objetivo proporcionar oportunidade de estudo e reflexão sobre o desenvolvimento moral infantil e suscitar reflexões sobre o ambiente socio moral proporcionado pela escola. A atividade extensionista, que também era uma formação continuada teve como público alvo professores e gestores de uma escola municipal dos anos finais do ensino fundamental, localizada em um município do noroeste paulista, o local de realização da formação foi a própria escola. As atividades de formação, ao longo do seu desenvolvimento, tiveram características como modificação completa da agenda do curso pela escola, a culpabilização das famílias dos alunos sobre os problemas cotidianos da instituição como indisciplina, não realização de atividades curriculares pelos alunos, relações de desrespeito com as figuras de autoridade (adultos), e os professores reproduzindo os mesmos comportamentos dos quais se queixam em seus alunos. A formação desenvolvida encontrou certa resistência, pois foi apontado que a culpabilização das famílias dos alunos é uma atitude equivocada, e as mudanças desejadas pela escola acontecerão somente quando a escola mudar também. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109 10.30612/hre.v9i16.13109 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.13109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109/6597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-13 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1822163360139968512 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.13109 |