Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Izabella Alvarenga
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da, Martins, Raul Aragão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109
Resumo: A abordagem de questões éticas e morais na escola ainda é um desafio para professores e gestores. A extensão universitária que realizamos e descrevemos aqui teve como objetivo proporcionar oportunidade de estudo e reflexão sobre o desenvolvimento moral infantil e suscitar reflexões sobre o ambiente socio moral proporcionado pela escola. A atividade extensionista, que também era uma formação continuada teve como público alvo professores e gestores de uma escola municipal dos anos finais do ensino fundamental, localizada em um município do noroeste paulista, o local de realização da formação foi a própria escola. As atividades de formação, ao longo do seu desenvolvimento, tiveram características como modificação completa da agenda do curso pela escola, a culpabilização das famílias dos alunos sobre os problemas cotidianos da instituição como indisciplina, não realização de atividades curriculares pelos alunos, relações de desrespeito com as figuras de autoridade (adultos), e os professores reproduzindo os mesmos comportamentos dos quais se queixam em seus alunos. A formação desenvolvida encontrou certa resistência, pois foi apontado que a culpabilização das famílias dos alunos é uma atitude equivocada, e as mudanças desejadas pela escola acontecerão somente quando a escola mudar também.
id UFGD-8_a1e2b5582f578bfd383d47ed98678cbf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13109
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamentalEducación continua y extensión universitaria: experiencia com profesores de los últimos años de educación fundamentalFormação continuada. Extensão universitária. Professores.Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros.A abordagem de questões éticas e morais na escola ainda é um desafio para professores e gestores. A extensão universitária que realizamos e descrevemos aqui teve como objetivo proporcionar oportunidade de estudo e reflexão sobre o desenvolvimento moral infantil e suscitar reflexões sobre o ambiente socio moral proporcionado pela escola. A atividade extensionista, que também era uma formação continuada teve como público alvo professores e gestores de uma escola municipal dos anos finais do ensino fundamental, localizada em um município do noroeste paulista, o local de realização da formação foi a própria escola. As atividades de formação, ao longo do seu desenvolvimento, tiveram características como modificação completa da agenda do curso pela escola, a culpabilização das famílias dos alunos sobre os problemas cotidianos da instituição como indisciplina, não realização de atividades curriculares pelos alunos, relações de desrespeito com as figuras de autoridade (adultos), e os professores reproduzindo os mesmos comportamentos dos quais se queixam em seus alunos. A formação desenvolvida encontrou certa resistência, pois foi apontado que a culpabilização das famílias dos alunos é uma atitude equivocada, e as mudanças desejadas pela escola acontecerão somente quando a escola mudar também.Abordar los problemas éticos y morales en la escuela sigue siendo un desafío para los maestros y gerentes. La extensión universitaria que realizamos y describimos aquí tuvo como objetivo brindar espacios de estudio y reflexión sobre el desarrollo moral de los niños y suscitar reflexiones sobre el entorno socio-moral que brinda la escuela. La actividad de extensión, que también fue una formación continua, tuvo como público objetivo a los docentes y directores de una escuela municipal en los últimos años de la escuela primaria, ubicada en un municipio del noroeste de São Paulo, el lugar donde se llevó a cabo la formación fue la propia escuela. Las actividades formativas, a lo largo de su desarrollo, tuvieron características como la modificación completa de la agenda del curso por parte de la escuela, la imputación de las familias de los estudiantes a los problemas cotidianos de la institución como indisciplina, el incumplimiento de las actividades curriculares por parte de los estudiantes, las relaciones irrespetuosas con figuras de autoridad (adultos) y profesores que reproducen los mismos comportamientos de los que se quejan sus alumnos. La formación desarrollada encontró algunas resistencias, ya que se señaló que culpar a las familias de los estudiantes es una actitud equivocada, y los cambios deseados por la escuela solo se producirán cuando la escuela cambie también.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1310910.30612/hre.v9i16.13109Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-132318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109/6597Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Izabella AlvarengaCruz, Luciana Aparecida Nogueira daMartins, Raul Aragão2021-01-14T17:23:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13109Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:17Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
Educación continua y extensión universitaria: experiencia com profesores de los últimos años de educación fundamental
title Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
Silva, Izabella Alvarenga
Formação continuada. Extensão universitária. Professores.
Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros.
title_short Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
title_full Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
title_sort Formação continuada e extensão universitária: experiência com professores dos anos finais do ensino fundamental
author Silva, Izabella Alvarenga
author_facet Silva, Izabella Alvarenga
Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da
Martins, Raul Aragão
author_role author
author2 Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da
Martins, Raul Aragão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Izabella Alvarenga
Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da
Martins, Raul Aragão
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada. Extensão universitária. Professores.
Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros.
topic Formação continuada. Extensão universitária. Professores.
Educación continua. Extensión Universitaria. Maestros.
description A abordagem de questões éticas e morais na escola ainda é um desafio para professores e gestores. A extensão universitária que realizamos e descrevemos aqui teve como objetivo proporcionar oportunidade de estudo e reflexão sobre o desenvolvimento moral infantil e suscitar reflexões sobre o ambiente socio moral proporcionado pela escola. A atividade extensionista, que também era uma formação continuada teve como público alvo professores e gestores de uma escola municipal dos anos finais do ensino fundamental, localizada em um município do noroeste paulista, o local de realização da formação foi a própria escola. As atividades de formação, ao longo do seu desenvolvimento, tiveram características como modificação completa da agenda do curso pela escola, a culpabilização das famílias dos alunos sobre os problemas cotidianos da instituição como indisciplina, não realização de atividades curriculares pelos alunos, relações de desrespeito com as figuras de autoridade (adultos), e os professores reproduzindo os mesmos comportamentos dos quais se queixam em seus alunos. A formação desenvolvida encontrou certa resistência, pois foi apontado que a culpabilização das famílias dos alunos é uma atitude equivocada, e as mudanças desejadas pela escola acontecerão somente quando a escola mudar também.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109
10.30612/hre.v9i16.13109
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13109/6597
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-13
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831171016982528