Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34522 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi a validação transcultural do questionário de Necessidades Psicológicas no Exercício (BPNES) com alunos brasileiros. Participaram três tradutores envolvidos no processo de tradução, três especialistas em Psicologia do Esporte e 403 alunos. O instrumento utilizado foi o BPNES com 12 itens que avaliaram as necessidades psicológicas básicas dos alunos (autonomia, competência e relacionamento). Para análise dos dados utilizou-se os coeficientes de validade de conteúdo, kappa, alfa de Cronbach, correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que a versão para a língua portuguesa contém questões apropriadas para clareza de linguagem e relevância prática (CVC> ,81), apresenta consistência interna (α = ,83) e confiabilidade teste-reteste satisfatória (R = ,87). A análise fatorial confirmatória apresentou coeficientes de ajuste adequados (X2/gl = 2,10, GFI = ,95, CFI =0,96, TLI = ,95, RMSE = ,05). Conclui-se que a versão na língua portuguesa para alunos brasileiros do BPNES mostrou-se válida para avaliar os construtos de motivação (autonomia, competência e relações) no contexto educacional. |
id |
UEM-9_01082d18f5cdd1f7d042dfe8f191be85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/34522 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos BrasileirosMotivação. Esporte. Psicológico. Questionário. Psicometria.O objetivo do estudo foi a validação transcultural do questionário de Necessidades Psicológicas no Exercício (BPNES) com alunos brasileiros. Participaram três tradutores envolvidos no processo de tradução, três especialistas em Psicologia do Esporte e 403 alunos. O instrumento utilizado foi o BPNES com 12 itens que avaliaram as necessidades psicológicas básicas dos alunos (autonomia, competência e relacionamento). Para análise dos dados utilizou-se os coeficientes de validade de conteúdo, kappa, alfa de Cronbach, correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que a versão para a língua portuguesa contém questões apropriadas para clareza de linguagem e relevância prática (CVC> ,81), apresenta consistência interna (α = ,83) e confiabilidade teste-reteste satisfatória (R = ,87). A análise fatorial confirmatória apresentou coeficientes de ajuste adequados (X2/gl = 2,10, GFI = ,95, CFI =0,96, TLI = ,95, RMSE = ,05). Conclui-se que a versão na língua portuguesa para alunos brasileiros do BPNES mostrou-se válida para avaliar os construtos de motivação (autonomia, competência e relações) no contexto educacional.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2017-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionValidaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34522Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2847Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2847Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28472448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34522/19932Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Luciane Cristina Arantes daMaroco, JoãoVieira, Lenamar Fiorese2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/34522Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros |
title |
Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros |
spellingShingle |
Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros Costa, Luciane Cristina Arantes da Motivação. Esporte. Psicológico. Questionário. Psicometria. |
title_short |
Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros |
title_full |
Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros |
title_fullStr |
Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros |
title_full_unstemmed |
Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros |
title_sort |
Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros |
author |
Costa, Luciane Cristina Arantes da |
author_facet |
Costa, Luciane Cristina Arantes da Maroco, João Vieira, Lenamar Fiorese |
author_role |
author |
author2 |
Maroco, João Vieira, Lenamar Fiorese |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Luciane Cristina Arantes da Maroco, João Vieira, Lenamar Fiorese |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação. Esporte. Psicológico. Questionário. Psicometria. |
topic |
Motivação. Esporte. Psicológico. Questionário. Psicometria. |
description |
O objetivo do estudo foi a validação transcultural do questionário de Necessidades Psicológicas no Exercício (BPNES) com alunos brasileiros. Participaram três tradutores envolvidos no processo de tradução, três especialistas em Psicologia do Esporte e 403 alunos. O instrumento utilizado foi o BPNES com 12 itens que avaliaram as necessidades psicológicas básicas dos alunos (autonomia, competência e relacionamento). Para análise dos dados utilizou-se os coeficientes de validade de conteúdo, kappa, alfa de Cronbach, correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que a versão para a língua portuguesa contém questões apropriadas para clareza de linguagem e relevância prática (CVC> ,81), apresenta consistência interna (α = ,83) e confiabilidade teste-reteste satisfatória (R = ,87). A análise fatorial confirmatória apresentou coeficientes de ajuste adequados (X2/gl = 2,10, GFI = ,95, CFI =0,96, TLI = ,95, RMSE = ,05). Conclui-se que a versão na língua portuguesa para alunos brasileiros do BPNES mostrou-se válida para avaliar os construtos de motivação (autonomia, competência e relações) no contexto educacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Validação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34522 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34522/19932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2847 Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2847 Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-2847 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545046478848 |