Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luciane Cristina Arantes da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maroco, João, Vieira, Lenamar Fiorese
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34522
Resumo: O objetivo do estudo foi a validação transcultural do questionário de Necessidades Psicológicas no Exercício (BPNES) com alunos brasileiros. Participaram três tradutores envolvidos no processo de tradução, três especialistas em Psicologia do Esporte e 403 alunos. O instrumento utilizado foi o BPNES com 12 itens que avaliaram as necessidades psicológicas básicas dos alunos (autonomia, competência e relacionamento). Para análise dos dados utilizou-se os coeficientes de validade de conteúdo, kappa, alfa de Cronbach, correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que a versão para a língua portuguesa contém questões apropriadas para clareza de linguagem e relevância prática (CVC> ,81), apresenta consistência interna (α = ,83) e confiabilidade teste-reteste satisfatória (R = ,87). A análise fatorial confirmatória apresentou coeficientes de ajuste adequados (X2/gl = 2,10, GFI = ,95, CFI =0,96, TLI = ,95, RMSE = ,05). Conclui-se que a versão na língua portuguesa para alunos brasileiros do BPNES mostrou-se válida para avaliar os construtos de motivação (autonomia, competência e relações) no contexto educacional.
id UEM-9_01082d18f5cdd1f7d042dfe8f191be85
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/34522
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos BrasileirosMotivação. Esporte. Psicológico. Questionário. Psicometria.O objetivo do estudo foi a validação transcultural do questionário de Necessidades Psicológicas no Exercício (BPNES) com alunos brasileiros. Participaram três tradutores envolvidos no processo de tradução, três especialistas em Psicologia do Esporte e 403 alunos. O instrumento utilizado foi o BPNES com 12 itens que avaliaram as necessidades psicológicas básicas dos alunos (autonomia, competência e relacionamento). Para análise dos dados utilizou-se os coeficientes de validade de conteúdo, kappa, alfa de Cronbach, correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que a versão para a língua portuguesa contém questões apropriadas para clareza de linguagem e relevância prática (CVC> ,81), apresenta consistência interna (α = ,83) e confiabilidade teste-reteste satisfatória (R = ,87). A análise fatorial confirmatória apresentou coeficientes de ajuste adequados (X2/gl = 2,10, GFI = ,95, CFI =0,96, TLI = ,95, RMSE = ,05). Conclui-se que a versão na língua portuguesa para alunos brasileiros do BPNES mostrou-se válida para avaliar os construtos de motivação (autonomia, competência e relações) no contexto educacional.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2017-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionValidaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34522Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2847Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2847Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28472448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34522/19932Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Luciane Cristina Arantes daMaroco, JoãoVieira, Lenamar Fiorese2019-07-17T08:43:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/34522Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:05Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros
title Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros
spellingShingle Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros
Costa, Luciane Cristina Arantes da
Motivação. Esporte. Psicológico. Questionário. Psicometria.
title_short Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros
title_full Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros
title_fullStr Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros
title_full_unstemmed Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros
title_sort Validação do questionário de necessidades psicológicas básicas com alunos Brasileiros
author Costa, Luciane Cristina Arantes da
author_facet Costa, Luciane Cristina Arantes da
Maroco, João
Vieira, Lenamar Fiorese
author_role author
author2 Maroco, João
Vieira, Lenamar Fiorese
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luciane Cristina Arantes da
Maroco, João
Vieira, Lenamar Fiorese
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação. Esporte. Psicológico. Questionário. Psicometria.
topic Motivação. Esporte. Psicológico. Questionário. Psicometria.
description O objetivo do estudo foi a validação transcultural do questionário de Necessidades Psicológicas no Exercício (BPNES) com alunos brasileiros. Participaram três tradutores envolvidos no processo de tradução, três especialistas em Psicologia do Esporte e 403 alunos. O instrumento utilizado foi o BPNES com 12 itens que avaliaram as necessidades psicológicas básicas dos alunos (autonomia, competência e relacionamento). Para análise dos dados utilizou-se os coeficientes de validade de conteúdo, kappa, alfa de Cronbach, correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que a versão para a língua portuguesa contém questões apropriadas para clareza de linguagem e relevância prática (CVC> ,81), apresenta consistência interna (α = ,83) e confiabilidade teste-reteste satisfatória (R = ,87). A análise fatorial confirmatória apresentou coeficientes de ajuste adequados (X2/gl = 2,10, GFI = ,95, CFI =0,96, TLI = ,95, RMSE = ,05). Conclui-se que a versão na língua portuguesa para alunos brasileiros do BPNES mostrou-se válida para avaliar os construtos de motivação (autonomia, competência e relações) no contexto educacional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Validação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34522
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34522
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34522/19932
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2847
Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2847
Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-2847
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545046478848