Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luciane Cristina Arantes da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maroco, João, Vieira, Lenamar Fiorese
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6623
Resumo: O objetivo do estudo foi a validação transcultural do questionário de Necessidades Psicológicas no Exercício (BPNES) com alunos brasileiros. Participaram três tradutores envolvidos no processo de tradução, três especialistas em Psicologia do Esporte e 403 alunos. O instrumento utilizado foi o BPNES com 12 itens que avaliaram as necessidades psicológicas básicas dos alunos (autonomia, competência e relacionamento). Para análise dos dados utilizou-se os coeficientes de validade de conteúdo, kappa, alfa de Cronbach, correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que a versão para a língua portuguesa contém questões apropriadas para clareza de linguagem e relevância prática (CVC>,81), apresenta consistência interna (α=,83) e confiabilidade teste-reteste satisfatória (R=,87). A análise fatorial confirmatória apresentou coeficientes de ajuste adequados (X2/gl=2,10, GFI=,95, CFI=0,96, TLI =,95, RMSE=,05). Conclui-se que a versão na língua portuguesa para alunos brasileiros do BPNES mostrou-se válida para avaliar os construtos de motivação (autonomia, competência e relacionamento) no contexto educacional.
id RCAP_26125d46a3a0ae0bea7cbab85ed67f75
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6623
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES)MotivaçãoEsportePsicológicoQuestionárioPsicometriaMotivationSportPsychologicalQuestionnairePsychometricsO objetivo do estudo foi a validação transcultural do questionário de Necessidades Psicológicas no Exercício (BPNES) com alunos brasileiros. Participaram três tradutores envolvidos no processo de tradução, três especialistas em Psicologia do Esporte e 403 alunos. O instrumento utilizado foi o BPNES com 12 itens que avaliaram as necessidades psicológicas básicas dos alunos (autonomia, competência e relacionamento). Para análise dos dados utilizou-se os coeficientes de validade de conteúdo, kappa, alfa de Cronbach, correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que a versão para a língua portuguesa contém questões apropriadas para clareza de linguagem e relevância prática (CVC>,81), apresenta consistência interna (α=,83) e confiabilidade teste-reteste satisfatória (R=,87). A análise fatorial confirmatória apresentou coeficientes de ajuste adequados (X2/gl=2,10, GFI=,95, CFI=0,96, TLI =,95, RMSE=,05). Conclui-se que a versão na língua portuguesa para alunos brasileiros do BPNES mostrou-se válida para avaliar os construtos de motivação (autonomia, competência e relacionamento) no contexto educacional.ABSTRACT: The study aimed to validate for Portuguese language (Brazilian population) the questionnaire Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES) in Physical Education. Attended three translators involved in the translation process, three doctors in Sport Psychology and 403 students. The instrument was the BPNES with 12 items that assessed the basic psychological needs (autonomy, competence and relationship). For analysis, we used the content validity coefficients, kappa, Cronbach's alpha, intraclass correlation and confirmatory factor analysis. The Results showed that the version for the Portuguese language contains appropriate questions for clarity of language and practical relevance (CVC>.81) and presents internal consistency (α=0.83), and satisfactory test-retest reliability (R = 0.87) . Confirmatory factor analysis presented adjustment coefficients (X2/gl=2.10; GFI=0.95; CFI=0.96; TLI=0.95; RMS=0.05). We conclude that the version into Portuguese of BPNES proved to be valid to assessed the constructs of motivation (autonomy, competence and relationships) in the Brazilian educational context.Universidade Estadual de MaringaRepositório do ISPACosta, Luciane Cristina Arantes daMaroco, JoãoVieira, Lenamar Fiorese2018-09-20T15:35:55Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6623engJournal Physical Education, 28(1), 1-8 Doi: 10.4025/jphyseduc.v28i1.28472448245510.4025/jphyseduc.v28i1.2847info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:20Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:27.425183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES)
title Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES)
spellingShingle Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES)
Costa, Luciane Cristina Arantes da
Motivação
Esporte
Psicológico
Questionário
Psicometria
Motivation
Sport
Psychological
Questionnaire
Psychometrics
title_short Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES)
title_full Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES)
title_fullStr Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES)
title_full_unstemmed Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES)
title_sort Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES)
author Costa, Luciane Cristina Arantes da
author_facet Costa, Luciane Cristina Arantes da
Maroco, João
Vieira, Lenamar Fiorese
author_role author
author2 Maroco, João
Vieira, Lenamar Fiorese
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luciane Cristina Arantes da
Maroco, João
Vieira, Lenamar Fiorese
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Esporte
Psicológico
Questionário
Psicometria
Motivation
Sport
Psychological
Questionnaire
Psychometrics
topic Motivação
Esporte
Psicológico
Questionário
Psicometria
Motivation
Sport
Psychological
Questionnaire
Psychometrics
description O objetivo do estudo foi a validação transcultural do questionário de Necessidades Psicológicas no Exercício (BPNES) com alunos brasileiros. Participaram três tradutores envolvidos no processo de tradução, três especialistas em Psicologia do Esporte e 403 alunos. O instrumento utilizado foi o BPNES com 12 itens que avaliaram as necessidades psicológicas básicas dos alunos (autonomia, competência e relacionamento). Para análise dos dados utilizou-se os coeficientes de validade de conteúdo, kappa, alfa de Cronbach, correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que a versão para a língua portuguesa contém questões apropriadas para clareza de linguagem e relevância prática (CVC>,81), apresenta consistência interna (α=,83) e confiabilidade teste-reteste satisfatória (R=,87). A análise fatorial confirmatória apresentou coeficientes de ajuste adequados (X2/gl=2,10, GFI=,95, CFI=0,96, TLI =,95, RMSE=,05). Conclui-se que a versão na língua portuguesa para alunos brasileiros do BPNES mostrou-se válida para avaliar os construtos de motivação (autonomia, competência e relacionamento) no contexto educacional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
2018-09-20T15:35:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6623
url http://hdl.handle.net/10400.12/6623
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Journal Physical Education, 28(1), 1-8 Doi: 10.4025/jphyseduc.v28i1.2847
24482455
10.4025/jphyseduc.v28i1.2847
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130105245597696