Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42064 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi estimar as prevalências da não participação nas aulas de Educação Física Escolar (EFE) e identificar os fatores associados. A amostra foi composta por 1471 escolares (oito a 18 anos de idade) do ensino fundamental II. A variável de desfecho foi autoreferrida participa e não participa das aulas. Foi utilizada análise de regressão logística múltipla pelo procedimento de eliminação retrógrada. A prevalência a não participação das aulas de EFE foi de 43,6%, pública 38,9% e particular 49,5%. Os fatores associados a não participação nas aulas de EFE foram: sexo feminino (OR: 1,30; IC95%: 1,06-1,61), idade maior que 12 anos (OR: 1,39; IC95%: 1,12-2,73), acima do sétimo ano (OR: 1,32; IC95%: 1,07-2,63), uso da tecnologia acima de duas horas diárias (OR: 1,29; IC95%: 1,05-1,60), fazer menos de três refeições diárias (OR: 1,56; IC95%: 1.25-2,93) e o excesso de peso (OR: 1,61; IC95%: 1,32-2,97). Isso perpassa em entender a escola e todos os educadores como elementos propulsores do processo global de educação, uma vez que a participação efetiva de crianças e adolescentes nas aulas de EFE possibilita a diminuição e exposição a comportamentos de risco à saúde em todas as fases da vida, oportunizando a conscientização dessas práticas. |
id |
UEM-9_10aa82fb285aa7ad88b15856b166862e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/42064 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentesAdolescente. Atividade Motora. Educação Física. Escola.O objetivo do estudo foi estimar as prevalências da não participação nas aulas de Educação Física Escolar (EFE) e identificar os fatores associados. A amostra foi composta por 1471 escolares (oito a 18 anos de idade) do ensino fundamental II. A variável de desfecho foi autoreferrida participa e não participa das aulas. Foi utilizada análise de regressão logística múltipla pelo procedimento de eliminação retrógrada. A prevalência a não participação das aulas de EFE foi de 43,6%, pública 38,9% e particular 49,5%. Os fatores associados a não participação nas aulas de EFE foram: sexo feminino (OR: 1,30; IC95%: 1,06-1,61), idade maior que 12 anos (OR: 1,39; IC95%: 1,12-2,73), acima do sétimo ano (OR: 1,32; IC95%: 1,07-2,63), uso da tecnologia acima de duas horas diárias (OR: 1,29; IC95%: 1,05-1,60), fazer menos de três refeições diárias (OR: 1,56; IC95%: 1.25-2,93) e o excesso de peso (OR: 1,61; IC95%: 1,32-2,97). Isso perpassa em entender a escola e todos os educadores como elementos propulsores do processo global de educação, uma vez que a participação efetiva de crianças e adolescentes nas aulas de EFE possibilita a diminuição e exposição a comportamentos de risco à saúde em todas as fases da vida, oportunizando a conscientização dessas práticas. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo transversal de base escolarapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4206410.4025/jphyseduc.v30i13028Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3028Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3028Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30282448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42064/751375139468Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Josivana PontesMendonça, João Guilherme RodriguesBarba, Clarides Henrich deFilho, Josué José de CarvalhoBernaldino, Elizângela de SouzaFarias, Edson dos SantosSouza, Orivaldo Florêncio de2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/42064Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes |
title |
Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes |
spellingShingle |
Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes dos Santos, Josivana Pontes Adolescente. Atividade Motora. Educação Física. Escola. |
title_short |
Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes |
title_full |
Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes |
title_fullStr |
Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes |
title_full_unstemmed |
Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes |
title_sort |
Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes |
author |
dos Santos, Josivana Pontes |
author_facet |
dos Santos, Josivana Pontes Mendonça, João Guilherme Rodrigues Barba, Clarides Henrich de Filho, Josué José de Carvalho Bernaldino, Elizângela de Souza Farias, Edson dos Santos Souza, Orivaldo Florêncio de |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, João Guilherme Rodrigues Barba, Clarides Henrich de Filho, Josué José de Carvalho Bernaldino, Elizângela de Souza Farias, Edson dos Santos Souza, Orivaldo Florêncio de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Josivana Pontes Mendonça, João Guilherme Rodrigues Barba, Clarides Henrich de Filho, Josué José de Carvalho Bernaldino, Elizângela de Souza Farias, Edson dos Santos Souza, Orivaldo Florêncio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente. Atividade Motora. Educação Física. Escola. |
topic |
Adolescente. Atividade Motora. Educação Física. Escola. |
description |
O objetivo do estudo foi estimar as prevalências da não participação nas aulas de Educação Física Escolar (EFE) e identificar os fatores associados. A amostra foi composta por 1471 escolares (oito a 18 anos de idade) do ensino fundamental II. A variável de desfecho foi autoreferrida participa e não participa das aulas. Foi utilizada análise de regressão logística múltipla pelo procedimento de eliminação retrógrada. A prevalência a não participação das aulas de EFE foi de 43,6%, pública 38,9% e particular 49,5%. Os fatores associados a não participação nas aulas de EFE foram: sexo feminino (OR: 1,30; IC95%: 1,06-1,61), idade maior que 12 anos (OR: 1,39; IC95%: 1,12-2,73), acima do sétimo ano (OR: 1,32; IC95%: 1,07-2,63), uso da tecnologia acima de duas horas diárias (OR: 1,29; IC95%: 1,05-1,60), fazer menos de três refeições diárias (OR: 1,56; IC95%: 1.25-2,93) e o excesso de peso (OR: 1,61; IC95%: 1,32-2,97). Isso perpassa em entender a escola e todos os educadores como elementos propulsores do processo global de educação, uma vez que a participação efetiva de crianças e adolescentes nas aulas de EFE possibilita a diminuição e exposição a comportamentos de risco à saúde em todas as fases da vida, oportunizando a conscientização dessas práticas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo transversal de base escolar |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42064 10.4025/jphyseduc.v30i13028 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42064 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v30i13028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42064/751375139468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3028 Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3028 Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3028 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545521483776 |