Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Josivana Pontes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendonça, João Guilherme Rodrigues, Barba, Clarides Henrich de, Filho, Josué José de Carvalho, Bernaldino, Elizângela de Souza, Farias, Edson dos Santos, Souza, Orivaldo Florêncio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42064
Resumo: O objetivo do estudo foi estimar as prevalências da não participação nas aulas de Educação Física Escolar (EFE) e identificar os fatores associados. A amostra foi composta por 1471 escolares (oito a 18 anos de idade) do ensino fundamental II. A variável de desfecho foi autoreferrida participa e não participa das aulas. Foi utilizada análise de regressão logística múltipla pelo procedimento de eliminação retrógrada. A prevalência a não participação das aulas de EFE foi de 43,6%, pública 38,9% e particular 49,5%. Os fatores associados a não participação nas aulas de EFE foram: sexo feminino (OR: 1,30; IC95%: 1,06-1,61), idade maior que 12 anos (OR: 1,39; IC95%: 1,12-2,73), acima do sétimo ano (OR: 1,32; IC95%: 1,07-2,63), uso da tecnologia acima de duas horas diárias (OR: 1,29; IC95%: 1,05-1,60), fazer menos de três refeições diárias (OR: 1,56; IC95%: 1.25-2,93) e o excesso de peso (OR: 1,61; IC95%: 1,32-2,97). Isso perpassa em entender a escola e todos os educadores como elementos propulsores do processo global de educação, uma vez que a participação efetiva de crianças e adolescentes nas aulas de EFE possibilita a diminuição e exposição a comportamentos de risco à saúde em todas as fases da vida, oportunizando a conscientização dessas práticas.
id UEM-9_10aa82fb285aa7ad88b15856b166862e
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/42064
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentesAdolescente. Atividade Motora. Educação Física. Escola.O objetivo do estudo foi estimar as prevalências da não participação nas aulas de Educação Física Escolar (EFE) e identificar os fatores associados. A amostra foi composta por 1471 escolares (oito a 18 anos de idade) do ensino fundamental II. A variável de desfecho foi autoreferrida participa e não participa das aulas. Foi utilizada análise de regressão logística múltipla pelo procedimento de eliminação retrógrada. A prevalência a não participação das aulas de EFE foi de 43,6%, pública 38,9% e particular 49,5%. Os fatores associados a não participação nas aulas de EFE foram: sexo feminino (OR: 1,30; IC95%: 1,06-1,61), idade maior que 12 anos (OR: 1,39; IC95%: 1,12-2,73), acima do sétimo ano (OR: 1,32; IC95%: 1,07-2,63), uso da tecnologia acima de duas horas diárias (OR: 1,29; IC95%: 1,05-1,60), fazer menos de três refeições diárias (OR: 1,56; IC95%: 1.25-2,93) e o excesso de peso (OR: 1,61; IC95%: 1,32-2,97). Isso perpassa em entender a escola e todos os educadores como elementos propulsores do processo global de educação, uma vez que a participação efetiva de crianças e adolescentes nas aulas de EFE possibilita a diminuição e exposição a comportamentos de risco à saúde em todas as fases da vida, oportunizando a conscientização dessas práticas. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo transversal de base escolarapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4206410.4025/jphyseduc.v30i13028Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3028Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3028Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30282448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42064/751375139468Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Josivana PontesMendonça, João Guilherme RodriguesBarba, Clarides Henrich deFilho, Josué José de CarvalhoBernaldino, Elizângela de SouzaFarias, Edson dos SantosSouza, Orivaldo Florêncio de2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/42064Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes
title Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes
spellingShingle Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes
dos Santos, Josivana Pontes
Adolescente. Atividade Motora. Educação Física. Escola.
title_short Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes
title_full Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes
title_fullStr Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes
title_full_unstemmed Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes
title_sort Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes
author dos Santos, Josivana Pontes
author_facet dos Santos, Josivana Pontes
Mendonça, João Guilherme Rodrigues
Barba, Clarides Henrich de
Filho, Josué José de Carvalho
Bernaldino, Elizângela de Souza
Farias, Edson dos Santos
Souza, Orivaldo Florêncio de
author_role author
author2 Mendonça, João Guilherme Rodrigues
Barba, Clarides Henrich de
Filho, Josué José de Carvalho
Bernaldino, Elizângela de Souza
Farias, Edson dos Santos
Souza, Orivaldo Florêncio de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Josivana Pontes
Mendonça, João Guilherme Rodrigues
Barba, Clarides Henrich de
Filho, Josué José de Carvalho
Bernaldino, Elizângela de Souza
Farias, Edson dos Santos
Souza, Orivaldo Florêncio de
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente. Atividade Motora. Educação Física. Escola.
topic Adolescente. Atividade Motora. Educação Física. Escola.
description O objetivo do estudo foi estimar as prevalências da não participação nas aulas de Educação Física Escolar (EFE) e identificar os fatores associados. A amostra foi composta por 1471 escolares (oito a 18 anos de idade) do ensino fundamental II. A variável de desfecho foi autoreferrida participa e não participa das aulas. Foi utilizada análise de regressão logística múltipla pelo procedimento de eliminação retrógrada. A prevalência a não participação das aulas de EFE foi de 43,6%, pública 38,9% e particular 49,5%. Os fatores associados a não participação nas aulas de EFE foram: sexo feminino (OR: 1,30; IC95%: 1,06-1,61), idade maior que 12 anos (OR: 1,39; IC95%: 1,12-2,73), acima do sétimo ano (OR: 1,32; IC95%: 1,07-2,63), uso da tecnologia acima de duas horas diárias (OR: 1,29; IC95%: 1,05-1,60), fazer menos de três refeições diárias (OR: 1,56; IC95%: 1.25-2,93) e o excesso de peso (OR: 1,61; IC95%: 1,32-2,97). Isso perpassa em entender a escola e todos os educadores como elementos propulsores do processo global de educação, uma vez que a participação efetiva de crianças e adolescentes nas aulas de EFE possibilita a diminuição e exposição a comportamentos de risco à saúde em todas as fases da vida, oportunizando a conscientização dessas práticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo transversal de base escolar
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42064
10.4025/jphyseduc.v30i13028
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42064
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v30i13028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42064/751375139468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3028
Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3028
Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3028
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545521483776